É impressionante como a deputada federal Eliziane Gama conseguiu se enterrar de vez na política maranhense. Com pífios 32.500 votos nestas eleições municipais 2016, ficando em quarto lugar, com 6,10% das intenções de voto, eleições estas tão aguardadas pela deputada desde 2012, quando se lançou pela primeira vez para o cargo de Prefeita de São Luís, onde obteve exatos 70.582 votos de confiança dos ludovicenses, ficando em terceiro lugar, e que neste ano, nem de longe chegou perto desses números, Eliziane vai terminar o ano de 2016 de um jeito bem amargo.
Não se sabe ao certo o fator determinante para a sua derrocada, mas podemos listar vários, onde a parlamentar pisou na bola, falou, mentiu, desmentiu, se contradisse, ficando desacreditada não só perante a classe política, mas como pela própria população, que viu o fenômeno Eliziane de 2012, despencar até se esfacelar no chão, agora neste ano de 2016.
Alguns dizem que o culpado é o ex prefeito João Castelo, onde, exercendo mandato de deputada estadual, Eliziane criticava-o veementemente, e nesta eleição ela simplesmente não só aderiu ao tucanato, como se viu obrigada a engolir o velho vereador José Joaquim, que não agregou em nada na campanha do 23. Outros já afirmam que sua rejeição foi por conta da votação a favor do Impeachment da ex presidente Dilma Roussef. Alguns ludovicenses também nunca engoliram o fato de Eliziane ter “desistido” da disputa ao Governo do Estado, em 2014.
Bom, o que sabemos, é que, neste segundo turno, os dois candidatos que disputam a Prefeitura de São Luís, simplesmente não precisam do apoio de Eliziane Gama, já que hoje, ter o apoio de Gama, é uma verdadeira queimação, e sinônimo de derrota!
O ex deputado Jota Pinto deve estar torcendo fervorosamente para que o companheiro Eduardo Braide vença a disputa pela Prefeitura de São Luís. Explico: Na coligação “Vamos Juntos Maranhão”, que elegeu os três deputados estaduais Eduardo Braide, Carlinhos Florêncio e Ricardo Rios, nas Eleições de 2014, Jota Pinto obteve 37.638 votos, ficando na primeira suplência, por isso, Braide saindo, Jota Pinto assume a vaga automaticamente e pode ir para a reeleição em 2018.

Por outro lado, Jota Pinto também quer que Edivaldo Jr se reeleja, pois seu Partido, o PEN, está apoiando o pedetista. Resumindo: De um jeito ou de outro, Jota Pinto tá no lucro!
Vale lembrar que o ex deputado também tem muito o que comemorar neste ano de 2016, já que sua esposa, Concita Pinto, conquistou uma das 31 vagas na Câmara Municipal e é a mais nova vereadora de São Luís, saindo das urnas com 4.426 votos.
Eduardo Braide recebe apoio de vereadores

Os vereadores Chaguinhas (PP), Marlon Garcia (PT do B), Armando Costa (PSDC) e Manoel Rego (PP) e declararam, nesta quinta-feira (6), apoio ao candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide.
O vereador Chaguinhas destacou o motivo do apoio. “Pelo bem de São Luís, decidimos apoiar o candidato Eduardo Braide neste segundo turno. O Eduardo chega como uma grande boa esperança, para dar qualidade de vida e bem estar ao povo de São Luís”, afirmou o candidato reeleito. Para Eduardo Braide, o apoio dos vereadores reforça o compromisso de trabalhar por uma São Luís muito melhor.
Correios lançam selo em homenagem aos 50 anos da UFMA
O Ministério das Comunicações e os Correios lançarão amanhã, 7, o selo comemorativo em homenagem aos 50 anos da Universidade Federal do Maranhão. A solenidade de obliteração ocorrerá às 16h, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI), no prédio da Biblioteca Central, Cidade Universitária Dom Delgado. A marca postal servirá como fonte de registro e estampará todas as correspondências e objetos dos Correios, divulgando a imagem da UFMA para o mundo.
O selo comemorativo é uma emissão temática dos Correios que homenageia personalidades, em âmbito nacional ou internacional, e registra fatos e datas relevantes de um período, caso do cinquentenário da UFMA.
Família Verde derrotada nas urnas

O ano de 2016 deve ser esquecido o mais rápido possível pela Família Verde, dos deputados estadual e federal, Junior e Cleber, respectivamente. Acontece que as duas candidatas à vereança da Família, a esposa de Junior, Sandra Lima, que saiu do PRB e foi para o PPS, obteve apenas 487 votos dos eleitores, sendo reprovada das urnas. Já Jesus Verde, prima dos deputados, se saiu bem melhor, obtendo 1. 975 votos. Talvez se todos tivessem se juntado e apoiado só uma candidata, o resultado seria diferente. Ou não!
Faculdade prejudica e alunos denunciam

Devido aos inúmeros casos de incêndio nos ônibus de São Luís, algumas Faculdades decidiram continuar com seu cronograma de aula normal, porém, suspenderam as provas, para que os alunos não fossem prejudicados. Estão cobertos de razão.
Acontece que a Faculdade Pitágoras não está nem aí pra isso. Prova disso foi uma denúncia que o Blog da Cristiana França recebeu, onde alguns alunos reclamam da Instituição de Ensino, onde ela simplesmente está ignorando os ataques e ordenou a realização das provas normalmente. Um verdadeiro absurdo, já que não é justo penalizar os estudantes que são usuários de transporte coletivo.
Diante disso, fica a pergunta: Deixar de ir fazer prova, ou se arriscar pelos ônibus da vida, correndo o risco de não poder voltar mais pra casa?
O Governo do Estado nomeou mais 28 candidatos aprovados em cadastro de reserva no Concurso Público para Professor do Estado. Os aprovados integrarão o Quadro Permanente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) e serão lotados nas unidades de ensino da Rede Estadual.
Ao todo, 219 professores aprovados em cadastro já foram convocados, conforme determinação do governador Flávio Dino. Os 28 aprovados são das disciplinas de Língua Estrangeira – Espanhol (11), Geografia (5), Arte (1), História (4), Biologia (5) e Sociologia (2).
“Esta é mais uma etapa de chamada de candidatos aprovados em cadastro de reserva, o que demonstra o compromisso do Governo Flávio Dino com a educação do Maranhão e com a valorização dos professores de nosso Estado”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
O edital de nomeação dos aprovados foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 3. Lançado em novembro de 2015, o concurso para professores do Estado contou com a participação de mais de 83 mil candidatos de todo o país, que concorreram a 1.500 vagas ofertadas para convocação imediata e 300 para o cadastro de reserva.
Para tomar posse, os nomeados devem procurar a Perícia Médica do Estado, localizada na Rua da Farmácia, nº 09, Quadra 09 – Cohafuma, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Posteriormente, deverão entregar a documentação na Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), localizada no 5ª andar do Edifício Clodomir Milet – Calhau, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Em seguida, assinar o termo de posse na Superintendência de Recursos Humanos da Seduc, localizada na Rua Oswaldo Cruz, nº 775 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu, na manhã de terça-feira (4), a implantação do Programa de Proteção Animal em São Luís, por meio de uma indicação.
Wellington explicou que o Programa de Proteção Animal tem o objetivo de realizar campanhas de vacinação, adoção responsável, paralelo à implantação dos Centros de Acolhimento, bem como a realização de campanhas entre Ong’s e o poder público.
“O programa é exemplo em vários estados do país. Além de fazer o bem aos animais, o programa envolve vários agentes públicos, da iniciativa particular e do terceiro setor, na busca de melhores condições de vida para a fauna da cidade e que oferece um Sistema de Cadastramento e de Identificação Animal (SIA) através da utilização de microchips. É um programa de grande relevância, principalmente, em nossa cidade, que tem mais de 15 mil animais abandonados”, disse Wellington.
O parlamentar ainda destacou que o programa ”estabelece medidas para atuar na conservação ambiental, em especial na defesa e proteção animal e no controle de populações, para atingir o equilíbrio ambiental e o convívio mais harmonioso dos cidadãos com os animais, quer sejam cães, gatos, cavalos, pombos ou outras espécies que possam vir a interferir desfavoravelmente nesta relação”, concluiu Wellington.
Programa de Proteção Animal
1-Buscar o maior equilíbrio na população animal, diminuindo o índice de abandono e maus-tratos de modo a prevenir agravos à saúde pública e as agressões ao meio ambiente.
2-Desenvolver ações de Educação Ambiental sobre a fauna junto à sociedade, buscando-se criar consciência sobre a responsabilidade da guarda dos animais e a necessidade de conservação e respeito à fauna urbana.
3-Instituir um sistema de identificação e cadastramento de animais no município.
4-Fomentar ações para a adoção responsável de animais abandonados na cidade.
5-Instituir mecanismos de coerção e de fiscalização das ações dos cidadãos em relação aos seus animais, através de arcabouço legal específico e ou fazendo-se cumprir a legislação vigente sobre o tema.
6-Elaborar e desenvolver projetos de investigação em parceria com instituições de ensino, pesquisa e de proteção aos animais, para a busca de alternativas ao controle populacional da fauna na cidade, entre outras.
Após 31 dias de paralisação, a greve dos bancários pode acabar nesta quinta-feira, 6 de outubro. Em reunião com a categoria na noite de ontem, quarta-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs aos trabalhadores um reajuste nominal de 8% nos salários e abono de R$ 3,5 mil. Os empregados vão se reunir nesta quinta-feira, às 17 horas, em assembleia geral para avaliar a proposta e decidir os rumos do movimento. O Comando Nacional dos Bancários vai indicar aprovação da negociação e o fim da greve, segundo nota do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Além do reajuste e do abono, os bancos ofereceram reajuste de 10% no vale refeição e no auxílio creche-babá e 15% para o vale alimentação. Em 2017 haveria a correção integral no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado, com aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.
Um balanço divulgado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região afirma que 42 mil trabalhadores participaram das paralisações durante o período de greve na área de abrangência da entidade, atingindo 727 locais de trabalho, sendo 24 centros administrativos e 703 agências fechados na quarta-feira.
Até a rodada de negociação feita ontem, os grevistas reivindicavam reajuste salarial de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando uma inflação acumulada de 9,31%. Além disso, o sindicato pedia o pagamento de três salários mais R$ 8.297,61 em participação nos lucros e resultados, além da fixação do piso salarial em R$ 3.940,24. Se a proposta negociada ontem for aprovada, o piso de funcionários que trabalham em escritórios nos bancos passam de um piso de R$ 1.976,10 para R$ 2.134,19.
Confederação Nacional dos Municípios
Em discurso realizado na manhã desta quarta-feira (05), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), destacou o grave problema da seca que tem impactado seriamente o nível do Rio Tocantins ao longo de seu percurso “maranhense”. Segundo maior rio completamente brasileiro, o Rio Tocantins possui uma enorme importância para o desenvolvimento dos municípios pelos quais passa (Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.). Ocupando uma área de 803.205 km², é a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira, além da terceira do Brasil em potencial hidrelétrico.
O deputado destacou a maior seca enfrentada pelo Rio Tocantins, afirmando que parte do problema é causado pelo impacto ambiental das instalações de usinas hidrelétricas ao longo de seu percurso. “É certo que estamos enfrentando os efeitos graves da estiagem e do El Niño, mas nada tem impactado tanto nosso Rio como as usinas hidrelétricas. Por conta da contenção da água do rio para a geração de energia elétrica, o curso do rio tem sofrido quedas drásticas no nível de seu corpo. Abaixo da barragem do Estreito, o resto é seca. Em muitos trechos, já é possível atravessar o rio a pé, a navegação está completamente comprometida, a pesca está completamente comprometida e nós não podemos ficar sentados apenas esperando a chuva cair”, destacou o parlamentar.

Marco Aurélio propôs e foi aprovada pela Assembleia Legislativa a criação de uma comissão especial, composta por cinco deputados, para realizar uma visita técnica à usina de Estreito a fim de levantar dados sobre o volume de água retido e quais os impactos dessas ações para o percurso do Rio. “Não dá para assistir à situação do nosso rio sem buscar uma solução prática. Vamos checar in loco a realidade para avaliar o que pode ser feito, juntamente com a secretaria estadual de meio ambiente e membros da sociedade civil para realização de um debate técnico e sugerir outras soluções para o problema. O Rio Tocantins precisa de toda a força possível e de toda a preocupação daqueles que trouxeram os impactos ambientais para nosso rio”, afirmou.
A proposta da criação da comissão foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares e agora será encaminhada aos blocos para que seja feita a escolha dos membros e agendamento da visita.
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo crime de corrupção em razão de evidências de propina de R$ 20 milhões mascarada em contratos da empreiteira Odebrecht, em Angola, firmados com a empresa Exergia, cujo sócio era Taiguara Rodrigues dos Santos, seu sobrinho.
Lula foi indiciado por corrupção passiva, porque a PF concluiu que os contratos de Taiguara só aconteceram em razão do parentesco e das relações da empreiteira com Lula, além dos documentos que citam o próprio ex-presidente no negócio. Seu sobrinho e sete executivos da empreiteira, incluindo Marcelo Odebrecht, foram indiciados por corrupção e lavagem.
O indiciamento ocorreu após cinco meses de investigação da Operação Janus, que devassou contratos da empreiteira com a empresa Exergia. Em maio, a PF, com autorização da Justiça, cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Taiguara em Santos. Era uma mina de ouro para a investigação. A PF descobriu que Lula recebia três alcunhas nas conversas: tio, presidente e “chefe maior”.
Uma das provas apreendidas pela PF era uma espécie de diário no computador do sobrinho de Lula, com diversos relatos da empresa e do petista. Eram textos em formato .doc, com Taiguara falando de si mesmo em terceira pessoa. Um dos primeiros – e mais relevantes – registros desse diário é de 2009, quando Taiguara descreve uma reunião. Ele diz que esteve em Brasília para conversar com o tio. Registrou até a duração do encontro: 50 minutos. Taiguara resumiu a resposta de Lula dizendo que ele deu “carta branca” para os negócios em Angola.
Época.globo
É como eu sempre disse: O mesmo povo que bota, tira! Como em muitos municípios, onde diversos prefeitos não tiveram seus mandatos renovados pela população, sendo enxotados por ela, em Alcântara não foi diferente.
O inoperante Prefeito Araken, como era de se esperar, apanhou de lavada do candidato Anderson Wilker, com uma diferença gritante de 6.274 votos de diferença. Araken obteve vergonhosos 2.244 votos, já Anderson saiu das urnas com espetaculares 8.518 votos de confiança dos Alcantarenses.
Desde quando assumiu, em 2013, Araken vem desenvolvendo uma péssima gestão à frente da cidade, que vai desde a área da Educação, onde crianças ficaram sem aula durante um bom tempo, por conta das condições precárias das Escolas, a irregularidades em vários processos licitatórios, que inclusive ocasionou a perda da função pública do gestor.
Pelo visto, o povo de Alcântara não esqueceu as mazelas da administração desastrosa de Araken, e o expulsou do comando da cidade, sonhando ainda, com dias melhores para o município, a partir de Janeiro de 2017.
Usuário assíduo das redes sociais desde sempre, o deputado federal Rubens Pereira Jr, na manhã desta quarta-feira (05), se manifestou sobre o 2 turno das Eleições Municipais 2016 em São Luís.
Em um dos seus tweets, Rubens Jr diz que, qualquer que seja o resultado, a parceria institucional entre Prefeitura e Governo estará mantida. Por outro lado, o parlamentar aproveitou também para enaltecer o deputado estadual e candidato a Prefeito Eduardo Braide, dizendo que o deputado apoiou TODAS (em caixa alta mesmo), todas as medidas do Governo Flávio na Assembleia, e que, com ele, São Luís só tem a ganhar!
Pra bom entendedor, meia palavra basta!

