A verdade sobre a campanha de Eliziane Gama na eleição municipal de 2016

eliziane-gama1Passadas as eleições municipais de 2016, muita gente ainda tenta entender o que, de fato, aconteceu com a candidata a Prefeita de São Luís, Eliziane Gama. É público e notório que a deputada, que logo no início deste ano, despontava em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, se perdeu nos próprios passos.

Prova disso, foi sua fraca articulação em torno das alianças, assim como a pífia coordenação de campanha que ela montou. Fontes seguras do Blog Cristiana França, contam que, salvo raras exceções, ninguém sabia fazer campanha eleitoral dentro da campanha do 23. Vale lembrar também, que Eliziane teve o apoio incondicional da Família Lobão, até a Produtora que servia para fazer os trabalhos de mídia, foi “presente” de Edinho.

Outro ponto negativo na campanha de Eliziane, esse já conhecido por todos, é a sua falta de credibilidade, principalmente por parte da classe política. Eliziane é o que chamamos de Waldir Maranhão de saia: não sustenta em pé o que diz sentada, e isso tudo afastou muita gente boa de sua campanha.

Eliziane e Fábio Câmara juntos no 1° Turno

Talvez muita gente não saiba, mas Eliziane e o vereador Fábio Câmara, ainda no primeiro turno, tramaram, e muito, para desestabilizar o candidato Wellington do Curso. Câmara inclusive teria recebido muito, muito dinheiro para falar mal do progressista em todos os cantos possíveis, afinal, o caixa financeiro era forte. Os “encontros da maldade” aconteciam sempre na residência de um jornalista da cidade, amigo de Eliziane. A verdade, é que Fábio Câmara foi a única pessoa que saiu bem financeiramente destas Eleições: Com o bolso cheio tanto no primeiro como no segundo turno.

fabio-e-elizianeJá Gama simplesmente seguiu o mesmo caminho do colega Fábio Câmara e ficou “reclusa”, não dando “um pio” de apoio (publicamente) a nenhum dos dois candidatos. Mas recebeu inúmeras ligações do pai do Prefeito, deputado Edivaldo Holanda, onde o acerto para Eliziane “sumir”, dizem, foi muito maior que o de Câmara.

Resultado: Ao contrário como muitos especularam, Eliziane não foi curtir a ressaca no Rio de Janeiro, ficou mesmo entre São Luís e Brasília, trabalhando normalmente como deputada federal. Derrotada, mas com dinheiro no bolso.

Outra situação complicada da campanha da candidata do 23, foi o calote gigantesco que ela deu nos prestadores de serviço, é isso mesmo! Um mês após a realização do 1 turno, Eliziane ainda deve muita gente, até quem forneceu bandeco para os profissionais está no prejuízo até hoje. O povo que ainda espera pelo pagamento, decidiu criar um grupo de Whatsapp, denominado de “Calote23”, que depois foi mudado para “23”.

calote23

E essa é a verdade sobre o que aconteceu, de fato, na campanha para Prefeitura de São Luís de Eliziane Gama, que, se hoje já está mais do que enterrada politicamente, imagine em 2018, com grandes chances de não se reeleger.

COMENTÁRIOS

Governo do Maranhão prepara Encontro com prefeitos

O Governo do Maranhão está preparando um momento de diálogo e interação com todos os prefeitos maranhenses, eleitos no último pleito. O encontro, marcado para o próximo dia 25 de novembro, pretende dialogar com os gestores públicos, apresentando ações do governo já em curso e prospectando novas parcerias para desenvolver os municípios maranhenses.

fdeprefeitos

Na reunião, o governador apresentará a equipe de Governo e um balanço com os principais programas e ações em curso no estado. Como prática comum da atual gestão do Governo do Maranhão, o objetivo é dialogar com todos os prefeitos, sem distinções políticas partidárias, conferindo igual tratamento.

“Quero cumprimentar a todos os eleitos, indistintamente, independentemente de partido ou grupo político. Todos os 217 prefeitos e prefeitas eleitos estarão convidados a trabalhar em parceria com o Governo do Maranhão. Tenho muita esperança de que todos os eleitos vão se empenhar para cumprir seus compromissos e podem contar com o Governo do Estado. Vamos convidar todos para uma conversa sobre os programas do Governo do Maranhão e como eles podem se integrar nesse nosso esforço de melhorar os indicadores sociais e econômicos no Maranhão”, explica o governador Flávio Dino.

Para o secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, o encontro será importante para afinar propósitos entre o Estado e os Municípios. “O Governo do Maranhão anfitrionará os 217 prefeitos e prefeitas eleitos no próximo dia 25 de novembro. Queremos unir esforços para melhorar os municípios, pois este é um Governo democrático e assim seguirá”, pontuou Marcio Jerry.

Durante o encontro, também será anunciado o Programa ProMunicipio, que é um compromisso do governador Flávio Dino, que consta no plano de Governo. Ele oferecerá assistência técnica aos gestores, disponibilizando uma plataforma de dados com informações sobre ações do Governo em cada cidade, sobre convênios estaduais em vigência e outros números usuais aos prefeitos.

COMENTÁRIOS

Seminário sobre Transição Municipal e Início de Governo será realizado nos dias 17 e 18 de Novembro, em São Luís

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/Ma) firmaram, nesta terça-feira (01), parceria para o seminário “Transição Municipal e Início de Governo”, iniciativa que será realizada pela entidade municipalista, nos dias 17 e 18 deste mês, e que reunirá os 217 prefeitos e prefeitas maranhenses – entre eleitos e reeleitos.

famem

A parceria foi formalizada durante reunião de trabalho entre o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jorge Pavão, e o presidente da Federação, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar). Também participaram do encontro os conselheiros Edmar Cutrim, Melquizedeque Nava Neto e Antônio Blecaute; além do procurador de contas, Jairo Cavalvanti.

O seminário acontecerá no auditório da FIEMA e terá como objetivo orientar, através de palestras técnicas variadas e vasto material didático preparado pela Federação, os prefeitos, em especial os eleitos em outubro, sobre a importância do processo de transição municipal e as medidas que devem ser adotadas nos primeiros cem dias de governo para que a administração inicie bem.

Jorge Pavão e os  demais conselheiros elogiaram a iniciativa da FAMEM e garantiram que o Tribunal irá disponibilizar técnicos para abordar questões importantes, dentre elas prestação de contas, Lei de Responsabilidade Fiscal e a própria transição municipal.

“É um evento de suma importância, principalmente para os prefeitos e prefeitas que foram eleitos recentemente e que buscam informações sobre os ditames da lei que rezam sobre a transição municipal”, afirmou Pavão.

Avaliação semelhante fez o procurador Jairo Cavalcanti. De acordo com ele, muitos gestores, além de estarem encontrando dificuldades para dar início à transição, ainda possuem muitas dúvidas sobre o processo.

A programação do evento estará disponível no site da entidade municipalista – www.famem.org.br – nos próximos dias. As inscrições, é importante ressaltar, serão gratuitas e também estarão abertas aos técnicos municipais indicados pelos gestores.

COMENTÁRIOS

De opositor a aliado: Fábio Câmara reaparece em festa da vitória de Edivaldo Jr

Depois de ficar “recluso” durante todo o segundo turno destas Eleições Municipais, e sem declarar apoio pra ninguém (pelo menos publicamente), o vereador e até então principal opositor do Prefeito Edivaldo Holanda Jr na Câmara Municipal durante os quatro anos de gestão do pedetista, Fábio Câmara, que também foi candidato a Prefeito, resolveu aparecer justamente na festa da vitória de… Edivaldo! Pois é! A festa aconteceu em uma conhecida casa de festas lá pras bandas da Avenida Litorânea na noite de domingo (30) e varou a madrugada de segunda-feira.

fcejo

Vale lembrar que o vereador, durante o período eleitoral televisivo, usava seu tempo para denunciar e falar mal de Edivaldo a torto e a direito, chegando a mostrar em um programa, uma pessoa andando em uma esteira, onde ele dizia que era a “São Luís da propaganda”, fazendo uma clara alusão aos programas eleitorais de Edivaldo.

É como dizem:”A gente morre e não vê de tudo”.

fceedivaldo

Fábio Câmara e Edivaldo Jr: Antes “inimigos”, agora, verdadeiros aliados

COMENTÁRIOS

O importante apoio de Umbelino Jr na reeleição do Prefeito Edivaldo Jr

umbelino-e-edivaldo

Vereador eleito Umbelino Jr, em caminhada de apoio ao prefeito reeleito Edivaldo Jr

As eleições do 2° turno encerraram no último domingo (30), com a vitória do prefeito reeleito Edivaldo Holanda Junior. O apoio do vereador eleito Umbelino Junior, foi de extrema importância para a reeleição do prefeito Edivaldo Holanda, seus eleitores fiéis, somaram e multiplicaram em prol da vitória.

Diversas áreas e comunidades que votaram em Umbelino, também apoiaram Edivaldo, como por exemplo, a 90°Zona Eleitoral onde o vereador tem um trabalho extenso em toda área, consequentemente foi onde teve maior êxito, sendo assim, alavancou Edivaldo 27.111 votos.

umbelino-e-vereadores

Vereadores eleitos Umbelino Jr, Osmar Filho, Raimundo Penha e Aldir Jr, comemorando a vitória do 12

Holanda também foi muito bem votado nos redutos de uma das zonas que tiveram a segunda maior expressividade de votos ao elegerem o Vereador Umbelino Junior, sendo ela a 10° Zona Eleitoral localizada nos bairros da Vila Palmeira, Radional, Vila Lobão, Santa Cruz, Anil, Aurora, Ipase, Maranhão Novo, Bequimão, Angelim, Cohab Anil III, João de Deus, Vila Isabel Cafeteira e Santo Antônio.

Daí, a prova de que o apoio de Umbelino Junior foi essencial para esta vitória, pois seus eleitores também o apoiaram e assim como ele, acreditaram que com Holanda, o trabalho continuará, e São Luís sem dúvidas, será bem melhor.

COMENTÁRIOS

Humberto Coutinho assume Governo do Maranhão

humberto coutinhoO presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho, assumirá o Governo do Maranhão por três dias (03 a 05 de Novembro).

O governador do Estado, Flávio Dino, e o vice-governador Carlos Brandão, irão licenciar-se por 3 dias para tratar de assuntos particulares.

COMENTÁRIOS

Grajaú: Prefeito Otsuka renuncia mandato

otsukaO prefeito do município de Grajaú, Júnior Otsuka (PT), renunciou o seu mandato hoje. Ele encaminhou à Câmara Municipal o documento que oficializa o ato e entregou o cargo público ocupado desde janeiro de 2013. Na carta-renúncia o agora ex-prefeito esclarece que a decisão é “de cunho pessoal”.

Com a saída de Otsuka, quem assume o posto é o vice-prefeito, Abmael Neto, por 61 dias. A partir de janeiro de 2017 o prefeito eleito, Mercial Arruda, passa a comandar o Executivo.

Otsuka ficou no comando da Prefeitura de Grajaú por exatos 3 anos e 10 meses.

Blog do Ronaldo Rocha

COMENTÁRIOS

Veja a votação dos candidatos a Prefeito de São Luís por zona eleitoral

O prefeito reeleito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, foi o mais votado em oito das nove Zonas Eleitorais. Edivaldo Holanda Júnior obteve 53,94% (285.242 votos) contra Eduardo Braide, que obteve 46,06% (243.591 votos).

votacaoOs maiores percentuais de votação obtidos pelo candidato Edivaldo Holanda Júnior foram registrados na 2ª, 10ª e 88ª Zonas Eleitorais. Já o candidato Eduardo Braide (PMN), foi o primeiro colocado apenas na 1ª Zona Eleitoral, que abrange os bairros da região central de São Luís.

Veja a votação dos candidatos por Zonas Eleitorais:

1ª Zona Eleitoral
Bairros: Centro, Lira, Canto da Fabril e Lira

Edivaldo – 26.851 votos (38,37%)
Eduardo – 32.332 votos (54,63%)

Brancos – 867 votos (1,40%)
Nulos – 1.750 votos (2,83%)

2º Zona Eleitoral
Bairros: Monte Castelo, João Paulo, Filipinho, Bairro de Fátima, Coroado e Sacavém

Edivaldo – 33.123 votos (55,58%)
Eduardo – 26.475 votos (44,42%)

Brancos – 983 votos (1,58%)
Nulos – 1.566 votos (2,52%)

3ª Zona Eleitoral
Bairros: Alemanha, Camboa, Ivar Saldanha, Monte Castelo, Liberdade, Jordoa e Caratatiua

Edivaldo – 31.395 votos (52,77%)
Eduardo – 28.094 votos (47,23%)

Brancos – 1.106 votos (1,76%)
Nulos – 137 votos (3,41%)

10ª Zona Eleitoral
Bairros: Vila Palmeira, Radional, Vila Lobão, Santa Cruz, Anil, Aurora, Ipase, Maranhão Novo, Bequimão, Angelim, Cohab Anil III, João de Deus, Vila Isabel Cafeteira e Santo Antônio

Edivaldo – 36.988 votos (56,89%)
Eduardo – 28.025 votos (43,11%)

Brancos – 1.155 votos (1,69%)
Nulos – 2.020 votos (2,96%)

76ª Zona Eleitoral
Bairros: Renascença, Cohama, São Francisco, Vinhais, Cohama, Vicente Fialho, Vila Fialho e Cohaserma

Edivaldo – 28.775 votos (54,58%)
Eduardo – 23.946 votos (45,42%)

Brancos – 896 votos (1,62%)
Nulos – 1.842 votos (3,32%)

88ª Zona Eleitoral
Bairros: Turu, Cohab Anil IV, Divineia, Cohab Anil, Cohatrac III,  Cohatrac II, Vila Luizão, Sol e Mar, Bom Jardim Turu, Olho d’Água, Habitacional Turu, Cohatrac e Primavera

Edivaldo – 34.201 votos (54,94%)
Eduardo – 28.055 votos (45,06%)

Brancos – 1.088 votos (1,65%)
Nulos – 2.509 votos (3,81%)

89ª Zona Eleitoral
Bairros: Santa Bárbara, Estiva, Quebra Pote, São Cristóvão, Tibiri, Cidade Operária, Itapera, Taçjaçoaba, Rio Grande, Jardim São Cristóvão, Vila Brasil, São Raimundo, Jardim América, Vila Magril, Cajupe, Vila Janaína, Santa Clara, São Bernardo, Vila Cascavel, Cidade Olímpica e Tajipuru

Edivaldo –  30.662 votos (47,45%)
Eduardo –  14.800 votos (
22,90%)
Brancos – 2.165 votos (6,23%)
Nulos – 3.165 votos (4,26%)

90ª Zona Eleitoral
Bairros: Sacavém, Parque Timbira, Estiva, Maracanã, Pedrinhas, Coheb Sacavém, Coqueiro, Vila Itamar, Vila Sarney, Rio Grande, Porto Grande, Tauá-Mirim, Coroadinho, Estiva e Vila Nova República

Edivaldo – 27.111 votos (55,76%)
Eduardo – 21.512 votos (44,24%)

Brancos – 748 votos (1,49%)
Nulos – 916 votos (1,825)

91ª Zona Eleitoral
Bairros: Anjo da Guarda, Fumacê, Bonfim, Vila Embratel, Bacanga, Vila São Luís, Vila Nova, Vila Isabel, Vila Bacanga, Mauro Fecury I e Cidade Nova

Edivaldo – 31.500 votos (55,19%)
Eduardo – 25.575 votos (44,81%)

Brancos – 794 votos (1,34%)
Nulos – 1.239 votos (2,10%)

COMENTÁRIOS

Rubens Jr conversa com acadêmicos e professores sobre a PEC 241

Um debate amplo, com pontos de vista diferentes sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, aprovada na Câmara dos Deputados em Brasília, foi tema do debate entre alunos e professores da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB, que lotaram nesta sexta-feira (28), o Teatro Maria Izabel Rodrigues para entender e esclarecer dúvidas sobre a medida de iniciativa do Governo Federal a que limita a variação dos orçamentos da saúde em educação a no máximo a inflação, sem permitir adequação às demandas do país por um período de 20 anos.

rubenspec

A convite do coordenador do curso de direito da UNDB, Igor Almeida o vice-líder do PCdoB na Câmara, Rubens Pereira Jr. e o superintendente do IBGE e professor mestre Marcelo Virgínio de Melo, explanaram sobre este tema tão importante para sociedade.

Sobre a proposta, os favoráveis colocam sua aprovação como uma medida urgente e necessária para restaurar a confiança na economia, sinalizando dessa forma uma nova orientação do Estado em relação a responsabilidade de seus gastos. Os contrários, acenam aos riscos reais de achatamento dos gastos sociais: saúde, educação e redução real do salário mínimo. A proposta é vista por estes como um ataque a todo um projeto de civilização e de sociabilidade.

rubenspec1

Na oportunidade, Rubens Jr. explicou que os últimos dois anos foram de recessão para o país e que a PEC instaura o Novo Regime Fiscal, que visa impor um teto ao avanço dos gastos públicos primários e congelá-los por 20 anos, prorrogando a crise por mais 20 anos. O deputado ainda concordou, que ninguém pode gastar mais do que arrecada. “A PEC escolhe como vilão os gastos primários. Quando você vincula um gasto a inflação, o que você está fazendo, na prática, é instruindo o crescimento real zero. O que estará congelando a saúde, educação, combate a corrupção, salário e segurança. E nós não podemos tratar estes gastos como um gasto qualquer”, disse.

O parlamentar também explicou que se o Brasil voltar a crescer o país não vai poder gastar mais com saúde e educação. “Mesmo que a economia volte a crescer, o Estado já vai ter decidido congelar a aplicação de recursos em setores considerados críticos e que já não atendem a população como deveriam e muito menos no nível dos países desenvolvidos. Se a economia crescer, e o teto seguir corrigido apenas de acordo com a inflação, na prática, o investido nestas áreas vai ser menor em termos de porcentagem do PIB (toda a riqueza produzida pelo país). A PEC fala grosso para os gastos primários e fino para os gastos financeiros, ” ressaltou Rubens Pereira Jr.

Para o professor, Marcelo Virgínio, durante sua exposição, abordou os pontos favoráveis e contrários da medida. Segundo ele, “o congelamento é interessante em alguns sentidos”. “Há falta de planejamento a longo prazo no Brasil. Com a PEC, tem-se, efetivamente, um plano fiscal. Melhoria do orçamento público de modo global, maior controle e eficiência dos gastos são alguns dos resultados esperados”, apontou. Ele acredita que a medida deveria ter sido melhor discutida e repassado mais esclarecimentos para a população.

A votação da PEC 241 

Tida como prioridade pelo governo do presidente Michel Temer para reequilibrar as contas públicas, a PEC foi aprovada pela Câmara em segundo turno, por 359 votos a 116 (e 2 abstenções) e, agora, passará a ser analisada pelo Senado, sob a numeração de PEC 55.

A mudança na numeração da PEC não implica necessariamente em uma mudança no conteúdo da proposta (os senadores ainda analisarão o texto e poderão propor alterações). De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa, a modificação ocorre para organizar o sistema do Senado.

 

COMENTÁRIOS

Edivaldo Holanda Júnior é reeleito e vai administrar São Luís por mais 4 anos

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) foi reeleito neste segundo turno, na noite deste domingo (30). Ele concorreu ao cargo com o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Com 100% das urnas apuradas, Edivaldo obteve 53,94% dos votos, contra 46,06% de seu adversário.

edivaldo12

Edivaldo de Holanda Braga Júnior tem 38 anos, é bacharel em direito e empresário. Iniciou sua carreira na política quando era estudante de direito. Foi líder estudantil da juventude do PSDB. Ainda como militante estudantil, em 2002, Edivaldo declarou o apoio nas campanhas do ex-governador Jackson Lago (PDT), morto em 2011, e do ex-presidente Lula (PT).

Em 2004, foi eleito vereador pela primeira vez em São Luís e conseguiu se reeleger no mandato seguinte. Em 2010, foi eleito deputado federal com 104.015 votos, sendo 70 mil votos somente em São Luís.

Em 2012, nas eleições municipais, conseguiu eleger-se prefeito de São Luís no segundo turno e tornou-se o prefeito mais jovem a ocupar o cargo. Naquele pleito, ele disputou o cargo com mais sete candidatos e obteve 36,44% dos votos válidos. No segundo turno, derrotou o candidato à reeleição João Castelo (PSDB) ao obter 56,06% dos votos válidos.

fdedivaldo

UOL

COMENTÁRIOS