Pesquisas apontam empate técnico em 7 capitais; São Luís está na lista

edivaldo-e-eduardoAs últimas pesquisas eleitorais sobre as intenções de votos para o segundo turno, que será realizado neste domingo (30), apontam um cenário acirrado em sete capitais, onde há um empate técnico entre os dois candidatos que disputam o governo municipal. São elas : Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Vitória, Belém, São Luís e Aracaju.

Os levantamentos também apontam para a reeleição dos atuais prefeitos em ao menos quatro capitais brasileiras: Maceió, Manaus, Recife e Macapá.

Cerca de 33 milhões de eleitores de 57 cidades em 20 Estados devem voltar às urnas para escolher seus prefeitos. Das 26 capitais, 18 terão votação. Pela lei eleitoral, o segundo turno pode ser realizado nos municípios com mais de 200 mil eleitores. O resultado deve ser conhecido ainda na noite de domingo.

São Luís

A capital do Maranhão, com disputa apertada, também tem indefinição entre Edivaldo Holanda Júnior (PDT), atual prefeito, e Eduardo Braide (PMN). De acordo com levantamento do Ibope divulgado na última quinta-feira (27), Júnior tem 52% dos votos válidos e Braide, 48%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, há empate técnico.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 25 a 27 de outubro em São Luís. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral Maranhão (TRE-MA) sob o protocolo MA-03448/2016. O levantamento foi encomendado pela TV Mirante.

UOL

COMENTÁRIOS

Segundo Turno: Notinhas da Manhã

Wellington é 33!

O deputado estadual Wellington do Curso, acompanhou o candidato a Prefeito Eduardo Braide, na hora de votar. A vereadora Rose Sales, deputado federal André Fufuca e o prefeito eleito de Santa Rita, também fizeram parte da comitiva que acompanhou o candidato do 33, além da esposa de Eduardo, Graziela Braide.

well33

Advogado do PMN não foi preso

O advogado Filipe Franco, do PMN, foi vítima de factóide na manhã deste domingo (30), onde espalharam informações de que o mesmo teria sido preso por uma suposta compra de votos. A Assessoria de Eduardo Braide já emitiu nota desmentindo a informação, e o advogado também gravou vídeo afirmando que não houve prisão. Veja:

 

OAB repudia falsa informação sobre advogado

Nota de Repúdio
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA) vem por meio desta, repudiar as falsas afirmativas que o advogado Felipe Franco teria sido preso na manhã de hoje.  Após notícias truncadas, a OAB-MA buscou informações e teve conhecimento que não passam de boatos inverídicos sobre a atuação do referido advogado.
Novamente, a OAB reitera o sue compromisso com a seriedade das eleições e pugna para que, nesta festa da democracia, prevaleçam, ideias e valores. Outrossim, reiterando o seu compromisso com a sociedade civil  de São Luís a OAB-MA estará de plantão por toda a data de hoje na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil, com a sua já conhecida campanha de Combate ao Caixa 2.
São Luís (MA), 30 de outubro de 2016-10-30
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão – OAB-MA

Edivaldo e Flávio Dino juntos

O governador Flávio Dino fez questão de acompanhar o prefeito Edivaldo Holanda Jr, em seu local de votação na manhã deste domingo(30). Além da esposa Camila, Edivaldo teve a companhia do deputado federal Weverton Rocha, seu sempre aliado de primeira hora, e do candidato a vice-prefeito, Júlio Pinheiro.

fdedivaldo

600 mil eleitores voltam as urnas neste domingo

Os 659.778 eleitores que residem em São Luís voltarão às urnas neste domingo (30) para decidir no 2º turno das eleições 2016 quem irá administrar por mais quatro anos a Prefeitura da capital a partir do dia 1º de janeiro de 2017.

Dos 659.778 eleitores que irão votar, 298 mil 250 são do sexo masculino e 361 mil 529 pertencem ao sexo feminino. Todos eles estarão distribuídos em um total de 260 locais de votação.

COMENTÁRIOS

Candidatos votam na manhã deste domingo em São Luís, MA

Os candidatos Edivaldo Holanda Junior (PDT) e Eduardo Braide (PMN) que estão disputando a vaga de prefeito da cidade de São Luís votam o segundo turno das eleições 2016 na manhã deste domingo (30).

Segundo a assessoria, o atual prefeito e candidato a reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), vota às 9h, na escola UEB Oliveira Roma, no bairro Vinhais Velho. Ele estará acompanhado da esposa, da filha e também do candidato a vice-prefeito, Júlio Pinheiro, do PCdoB. Formado em direito, ele foi vereador em São Luís e era deputado federal quando decidiu concorrer a prefeito em 2012 pelo PTC.

edivaldo-e-eduardoO advogado Eduardo Braide (PMN) vota às 10h, no Colégio Santa Tereza, na Rua do Egito, situado na área central de São Luís, conforme a sua assessoria. Ele exerce o segundo mandato como deputado estadual e disputa a eleição tendo como candidato a vice-prefeito o professor Gilmar dos Anjos.

No primeiro turno das eleições, o candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), ficou com 45,66% dos votos válidos (239.737). Ele vai enfrentar o candidato do PMN, o advogado Eduardo Braide que obteve 21,34% (112.041).

G1.MA

COMENTÁRIOS

Urnas são distribuídas em São Luís sob escolta policial

Mais de 600 policias militares garantiram a escolta das urnas eletrônicas às seções eleitorais de São Luís neste sábado (29). Os agentes se dividiram em 16 equipes que acompanharam a distribuição das 1.968 urnas aos 260 locais de votação para o segundo turno na capital. O transporte dos equipamentos começou às 7h30 e partiu do Fórum Eleitoral, na Fonte do Bispo, Madre Deus.

urnapmNas zonas eleitorais, as urnas foram recepcionadas por homens do Corpo de Bombeiros, responsáveis pela segurança dos equipamentos juntamente com o Exército Brasileiro. O esquema de segurança atuará até a conclusão do pleito eleitoral no domingo (30), como explicou o capitão Josiel dos Santos, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1).

“Haverá presença de policiais nos locais de votação para fazer a segurança das urnas e garantir a normalidade das eleições”, declarou. Para o juiz da 10ª zona eleitoral e diretor do Fórum Eleitoral de São Luís, José Ribamar de Oliveira Costa Júnior, o policiamento também é importante para assegurar a lisura do processo eleitoral.

“Todo este sistema de segurança pública, formando por Polícia Militar, Bombeiros e Exército, que hoje está atuando no transporte e vigilância das urnas, também atuará no dia da eleição. A Polícia Civil se soma a esse contingente, na apuração de crimes que por ventura se verifiquem, não só eleitorais, mas qualquer crime comum”, ressaltou.

urnapm1De acordo com o juiz eleitoral, procedimentos de vistoria, carga e lacre das urnas foram realizados ao longo da semana. As urnas deverão ser ligadas às 7h de domingo por mesários e presidentes de mesa. A votação será iniciada às 8h e terminará às 17h. Nesse segundo turno, 659,7 mil pessoas estão aptas para votar em São Luís.

 Reforço policial

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), haverá reforço de policiais no segundo turno, com presença de todo o efetivo da Polícia Militar na capital. São 9,6 mil homens, que se somam a grupamentos do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, totalizando mais de 11 mil agentes alocados para a segurança das eleições.

Em parceria com os órgãos reguladores, equipes da Polícia Civil atuarão na investigação e registro de ocorrências. O policiamento irá executar ações preventivas e coercitivas, apurar denúncias de compra de votos e outros crimes, como pistolagem e agiotagem.

Na lista de locais a serem monitorados, além das seções eleitorais, estão os terminais de integração, paradas de ônibus, pontos estratégicos de ruas e avenidas com grande fluxo de pessoas e veículos. As forças policiais atuam em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Ministério Público (MP-MA).

COMENTÁRIOS

Considerações sobre o debate entre Edivaldo Jr X Eduardo Braide

E finalmente aconteceu o tão esperado debate entre os candidatos a Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr e Eduardo Braide, na noite desta sexta-feira (28), promovido pela TV Mirante. O primeiro, querendo ardentemente se reeleger, mas com uma postura completamente diferente do seu jeito de ser, e o segundo também querendo chegar ao Palácio La Ravardiére, centrado como sempre.

debate

Edivaldo e Eduardo durante o debate: De um lado, um Edivaldo raivoso, de outro, um Eduardo sorridente

Bom, desde o primeiro momento o debate foi tenso. Perguntas sobre denúncias entre ambas as partes, onde vimos um Edivaldo Jr, que é dono de uma carinha carismática, aparecer zangado, bravo, agressivo, eu diria até sanguinolento, como nunca antes visto, isso mesmo. Edivaldo fez um intensivão com marqueteiros dos mais diversos tipos e foi pro debate em tom de guerra mesmo, onde o Edivaldo que vimos, não é o Edivaldo que conhecemos, num claro personagem, onde, venhamos e convenhamos, não combina nada com ele.

Já Eduardo Braide, centrado como sempre, começou e terminou o debate sereno, fazendo perguntas que deixaram Holandinha visivelmente agoniado, e que com frases decoradas, conseguia responder.

Já Holandinha enveredou pro lado das denúncias que envolve a cidade de Anajatuba, gestão de Braide na Caema, contratos e afins, tudo para tentar desestabilizar seu adversário.

debate1

Edivaldo cumprimenta Eduardo ao final do debate: Sangue nos olhos e nada de sorriso

Resumindo: O debate foi um festival de denúncias, onde os dois jogavam entre si acusações fortes, ao mesmo tempo que pediam para suas Assessorias “publicarem documentos no facebook”, ou seja, o telespectador esperava ouvir mais propostas, e ver menos guerra.

De acordo com as pesquisas registradas até agora, Edivaldo leva uma ligeira vantagem sobre Eduardo, e alguns indecisos ainda esperavam pelo debate desta sexta-feira para finalmente se decidirem.

E a uma altura dessas, já se decidiram!

COMENTÁRIOS

Wellington se posiciona contra a PEC 241 e parabeniza servidor público pela passagem do seu dia

wellservidorNesta sexta-feira (28), o deputado estadual Wellington do Curso fez alusão ao dia do servidor público, comemorado hoje, e aproveitou para ratificar o seu posicionamento contra a PEC 241 e também para destacar suas ações em defesa dos funcionários públicos, bem como da função desempenhada por eles na construção e no progresso do Maranhão.

O parlamentar ressaltou  que, enquanto deputado estadual, é também servidor público, o que o faz compreender o que é dedicar-se a cada dia a fim de atender aos anseios da população, ou ao menos, atenuá-los. O parlamentar também parabenizou todos os servidores públicos e agradeceu pelo empenho e dedicação.

“Hoje e todos os dias reconhecemos o imenso valor dos que fazem parte da administração pública. A mais justa das homenagens é para os homens e mulheres que fizeram o servir como missão de vida, dedicando seu dia a dia e seu trabalho, além de seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais, à nobre tarefa de prestar serviços à sociedade.”

“Enquanto deputado estadual, sou funcionário público e, por isso, bem sei o que é dedicar-se diariamente a fim de garantir a concessão de serviços de forma eficaz, atendendo aos anseios da população. Aproveitando o dia de hoje, dia do servidor público, parabenizo os servidores pela função desempenhada, já que, pautados nos princípios norteadores da Administração pública, contribuem diuturnamente para a ascensão social do Estado. A mais honrosa das ocupações é servir ao público e ser útil ao maior número de pessoas. Por compreender a relevância do serviço público, já apresentei inúmeras proposições, dentre elas a Indicação Nº 47/2015, logo no início do mandato, no dia 11 de fevereiro de 2015, que solicitava a realização de concurso público em todas as secretarias e demais órgãos do Poder Executivo Estadual. Reafirmo, ainda, o meu apoio em defesa daqueles que, assim como eu, desempenham suas funções embasadas naquilo que deve ser fundamento em um Estado de Direito: o bem comum”, afirmou.

POSICIONAMENTO:
O deputado Wellington manifestou-se contra a PEC 241, bem como posiciona-se, diariamente, em defesa dos funcionários públicos. Além de lutar pela valorização, tem solicitado a realização de concurso público em todas as secretarias e demais órgãos do Poder Executivo Estadual.

COMENTÁRIOS

Debate entre Edivaldo X Eduardo será decisivo para escolha de voto no domingo

edivaldo-e-eduardoJá estamos “em riba” da realização do segundo turno da eleição municipal 2016, e a disputa continua indefinida. Isso mesmo! Os candidatos Edivaldo Jr e Eduardo Braide correm contra o tempo para conquistar votos e assim (um deles) conseguir a vitória no próximo dia 30.

Diante do resultado da pesquisa divulgada ontem pelo IBOPE, registrada no TRE sob o protocolo 03448/2016, onde os dois aparecem em empate técnico, a população espera ansiosa mesmo é pelo debate a ser realizado na noite desta sexta-feira (28), na TV Mirante, a partir das 22h.

Como todos sabem, foi nesse mesmo tipo de evento, que o candidato Eduardo Braide conseguiu a proeza de ir para o segundo turno, mesmo apresentando apenas 5% nas pesquisas, ou seja, em três dias, o candidato passou de 5% para 22%.

Bom, o que podemos afirmar, é que ainda tem muita gente indecisa por aí, só esperando o tal do debate, para sacramentar, mudar ou finalmente decidir seu voto.

Aguardemos cenas dos próximos capítulos!

COMENTÁRIOS

Prefeito de Turiaçu e vereador eleito Umbelino jr se reúnem com Ministro do Meio Ambiente

umbelinoO Prefeito da cidade de Turiaçu, Umbelino Ribeiro, secretário de Meio Ambiente, Denilson Barbosa, e o vereador eleito de São Luís, Umbelino Jr, se reuniram com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília, na tarde da última quinta-feira (27).

Na pauta, projetos que possam beneficiar o município de Turiaçu pelos próximos quatro anos. 

COMENTÁRIOS

Governo homenageia servidores da Saúde pelo tempo de serviço e dedicação

A manhã desta quinta-feira (27) foi especial para servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por conta do Dia do Servidor, comemorado na sexta-feira (28). Os servidores receberam o agradecimento do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, pela dedicação e empenho para o bom funcionamento dos serviços prestados pelo Estado.

carloslula

Além do agradecimento especial, três servidores foram homenageados com uma singela placa pelo tempo de serviço e presteza ao órgão. Maria das Graças Abreu Lima, Maria do Espírito Santo Nunes dos Santos e Daniel Sousa Cruz possuem mais de 40 anos dedicado ao funcionalismo público e receberam das mãos do secretário a placa em forma de homenagem.

O secretário Carlos Lula destacou a importância dos servidores para a gestão estadual. “Reconheço o trabalho de cada servidor e sei que ele dedica mais da metade da sua vida ao trabalho público, deixando muitas vezes de lado a família para cuidar integralmente do bom funcionamento da saúde da população maranhense”, afirmou o secretário.

A homenagem aos servidores mais antigos da SES integra as ações de valorização dos servidores públicos, que são as figuras mais importantes e indispensáveis da gestão estadual.

clsaude

 Programação do Dia do Servidor

Nesta quinta-feira (27), o Governo do Maranhão promove uma grande festa para o funcionalismo estadual, em comemoração ao Dia do Servidor Público. Shows musicais com a banda Máquina do Tempo, Grupo Lamparina, Dj Valtinho e Samba de Roda com Batuca Nego prometem animar o evento, que será realizado a partir das 19h, na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea.

 Maria das Graças Abreu Lima

Servidora desde 1970, Maria das Graças Abreu Lima sempre trabalhou no setor de Estatística da Secretaria de Estado da Saúde e não se arrepende de ter escolhido a carreira de servidora pública. “Faria tudo de novo, pois servir o sistema público de saúde nos ensina bastante, tive muitas oportunidades de aprender coisas novas nestes 46 anos de serviço e nunca gostei de faltar. É uma carreira bonita de que me orgulho de ter construído com sacrifício e honestidade”.

Daniel Sousa Cruz

Desde 1974 no serviço público, Daniel Sousa Cruz, de 62 anos, orgulha-se da profissão. “Trabalho há 42 anos no gabinete do secretário, passei por vários deles, mas sempre mantive na mente a importância de combater práticas ilícitas e estive a postos para ajudar o Maranhão. No próximo ano pensarei na aposentadoria”.

COMENTÁRIOS

Em nota, Assembleia confirma que Eduardo Braide não está recebendo salários durante campanha eleitoral

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão esclarece que é falsa a informação que o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) recebeu vencimentos do mês de outubro, apesar de estar licenciado no período. A falsa informação veiculada em blog faz parte da luta política que se trava, às vezes sem limites éticos, no decorrer da presente campanha eleitoral.

O deputado Braide tirou licença do dia 17 de agosto a 02 de Outubro e de 05 de Outubro a 30/10. Portanto, recebeu proventos equivalentes a dois dias do mês de outubro, período que não estava de licença.

eb

O extrato da folha da Assembleia Legislativa, referente ao mês de Outubro de 2016, exibido pelo Blog, não chegou a ser autorizado para pagamento, exatamente porque, de forma equivocada, constava o nome do deputado Eduardo Braide. Refeita, a folha foi paga apenas com os dois dias acima mencionados, conforme comprovante em anexo.

Todas as informações que, precipitadamente, foram divulgadas por interesses alheios à boa informação e à ética jornalística, devem ser prontamente reparadas para a correta informação dos leitores e eleitores.

São Luís, 27 de outubro de 2016

Carlos Alberto Ferreira

Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

COMENTÁRIOS