Vereador Sá Marques promove Café da Manhã especial para as Mães do João Paulo

As mamães do bairro do João Paulo tiveram um Dia das Mães diferente, neste segundo domingo de Maio (14). O vereador Sá Marques, ao lado de amigos e parceiros, para comemorar a data, proporcionou um Café da Manhã especial para as mães do bairro e adjacências.

Aula de zumba, sorteio de brindes e muita alegria, fizeram parte da programação, que foi elaborada com bastante carinho pelo parlamentar e sua equipe.

Para Sá Marques, ser Mãe é ensinar e preparar os filhos para que seus voos sejam os mais altos possíveis, e estar de prontidão sempre que caírem para mostrar um norte sadio.

Tenho como referência de figura materna, embora falecida, minha mãe Lili Marques. Hoje é dia de valorizar e homenagear as mães do mundo inteiro, rezar pelas que já se foram e cumpriram com maestria seus papéis aqui embaixo. Feliz dia das Mães!”, destacou o vereador.

O evento começou por volta das 08:30h, com a aula de zumba, ministrada pelo professor de dança, Tonny. Logo após, as mães foram surpreendidas pela chegada da Durans Mensagens, que fez uma homenagem para elas, com palavras de amor a Deus, em um carro de som.

Já por volta das 09:30h, foi iniciado o sorteio de vários brindes para as mamães presentes. Conjunto de panelas, cestas básicas, liquidificador, produtos de beleza, serviços dentários, foram alguns dos brindes sorteados, que tiveram as contribuições da: Helecon Material de Construção, Spa do Sorriso, Real Contabilidade, Ray Modas, Coife Odonto, Sucatão 4×4, Uniflex e Mahogany.

A dona de casa Ilza dos Santos, ganhadora de um conjunto de panelas e frequentadora assídua das aulas de zumba, as terças e quintas-feiras, elogiou a iniciativa do vereador.

“Gostei muito do evento, dos brindes, tudo muito organizado e agradeço ao Vereador Sá Marques pela bela iniciativa em homenagear as Mães do João Paulo”, finalizou.

COMENTÁRIOS

Mais uma: Fraude em licitação e convênio motiva denúncia contra Ex Prefeito Gil Cutrim

O Ministério Público do Maranhão ofereceu Denúncia, em 5 de maio, contra o ex-prefeito de São José de Ribamar, Gilliano Fred Nascimento Cutrim, por fraude no processo licitatório para contratação da empresa Informar Construções e Consultoria LTDA, responsável pela execução de um convênio, firmado em 2013, com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Também foram denunciados o ex-presidente da Comissão de Licitação, Freud Norton Moreira dos Santos; as ex-integrantes da Comissão de Licitação, Zenir Gomes Ciriaco, Cláudia Regina Furtado Vieira e Gissele Chaves Baluz; o ex-secretário municipal de Obras, Serviços e Habitação, André Franklin Duailibe da Costa; e as proprietárias da empresa Informar Construções, Andréya Ingryde de Holanda Araújo de Viana Demétrio e Jaqueline Alves da Silva Demétrio.

A Denúncia foi formulada pela titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de São José de Ribamar, Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça.

IRREGULARIDADES

O Convênio nº 416/13 firmado com a Secid previa a construção de duas praças nos bairros Juçatuba e Miritiua, com orçamento de R$ 945 mil. Inicialmente, a secretaria repassou R$ 270 mil à administração municipal que deveria acrescentar R$ 45 mil, a título de contrapartida.

De acordo com o MPMA, a Secretaria Municipal de Obras, Serviços e Habitação (Semosp) realizou, em 2014, uma concorrência pública com sucessivas fraudes no certame.

“A mencionada empresa, especialmente envolvida em ardiloso esquema de corrupção montado no Município de São José de Ribamar para propiciar o desvio e a apropriação de recursos públicos estaduais e municipais, comprometeu-se a executar o objeto com expressões econômicas inferiores a 70% do valor orçado pela administração”, questionou, na Denúncia, a Elisabeth Mendonça.

A representante do Ministério Público destacou que a proposta vencedora de R$ 470 mil, apresentada pela Informar Construções, era inexequível e acabou trazendo consequências danosas para os cofres públicos, impondo ao Município de São José de Ribamar uma obra “inacabada, imprestável e um aumento dos custos de gerenciamento do contrato”.

Em depoimento à Promotoria de Justiça, Jaqueline Alves da Silva Demétrio admitiu que a obra não foi concluída, mas inaugurada.

Na avaliação da promotora de justiça, a investigação revelou a existência de um esquema de desvio de dinheiro público patrocinado pelos oito denunciados.

O MPMA pediu à Justiça o acolhimento da Denúncia contra os oito denunciados e, ao final, a condenação deles por fraude em processo licitatório, peculato e formação de quadrilha e reparação dos danos causados aos cofres públicos.

COMENTÁRIOS

Júnior Verde participa da inauguração de praça em Duque Bacelar

A convite do prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) cumpriu agenda no município, participando da inauguração da praça Nossa Senhora de Fátima, construída com recursos próprios pela gestão municipal. Também participaram do evento o deputado César Pires e o secretário de Estado Adelmo Soares.

 O deputado parabenizou a administração municipal por conseguir entregar à população o amplo espaço de lazer com recursos da própria prefeitura. considerando que a obra foi construída com recursos próprios.

Em seu pronunciamento, o parlamentar também destacou a entrega de uma ambulância que foi destinada ao município por meio de emenda parlamentar. “Também estamos destinando recursos de fundo a fundo para a saúde, que já estão em processo de liberação”, completou.

Após a inauguração, Júnior Verde deu entrevista na Rádio local, quando destacou os investimentos que estão sendo destinados a Duque Bacelar desde o início da gestão. “Visitamos também o hospital municipal e nos comprometemos em solicitar a reforma da unidade ao Governo do Estado”, garantiu.

COMENTÁRIOS

Morre o vereador Edmilson Jansen; Antonio Garcez assumirá cadeira na Câmara

O vereador Edmilson Jansen faleceu na noite deste sábado (13), após ser submetido a uma cirurgia bariátrica, no hospital São Domingos, onde estava internado desde o dia 3 deste mês. No dia 24 de Abril, o parlamentar fez a cirurgia, e logo após deu entrada com quadro renal grave. Ele já havia apresentado uma evolução positiva e melhora ascendente, porém, nas últimas 24hs, começou apresentar uma nova infecção por germes oportunistas, que atingem pessoas com imunidade alterada.

Ainda na UTI, foram feitos todas as tentativas para combater a evolução da nova infecção, mas infelizmente o paciente veio a óbito.

O sepultamento de Edmilson Jansen acontecerá na tarde deste domingo (14), às 16h, no Cemitério do Gavião, na Madre Deus.

Com a morte do vereador Edmilson Jansen, neste sábado (13), o suplente Antônio Garcez ocupará o lugar dele na Câmara de São Luís. Mesmo elegendo apenas um único representante nas eleições de 2016, o PTC não perde espaço na Casa, já que o suplente também é filiado ao partido.

Veja abaixo a nota distribuída pela Assessoria de Comunicação do Procirúrgico, Clinica de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital São Domingos:

O vereador Edmilson Jansen foi submetido a cirurgia de obesidade e hérnia umbilical no dia 24/04/2017, com 72 horas depois dos procedimentos apresentou um quadro de infecção no local da hérnia umbilical, onde já  tinha sido operada 4 vezes (anos atrás).

A infecção deu-se por uma bactéria que se encontrava encostada no local da hérnia.

Ele foi submetido a 4 novas cirurgias para combater a infecção, a faisceite da pare muscular, e ainda, para combater a sepsemia.  A última cirurgia foi feita há 8 dias atrás e não  havia mais infecção local.

O vereador Edmilson apresentou evolução positiva e melhora ascendente, porém, nas últimas 24hs, começou apresentar uma nova infecção por germes oportunistas, que atingem pessoas com imunidade alterada.

Ainda na UTI, foram feitos todas as tentativas para combater a evolução da nova infecção, mas infelizmente o paciente veio a óbito.

COMENTÁRIOS

Em Portugal, papa Francisco declara santos dois pastorinhos de Fátima

Cem anos depois de garantirem ter visto a Virgem Maria, os pequenos irmãos pastores Francisco e Jacinta foram declarados santos neste sábado pelo Papa no santuário português de Fátima, diante de meio milhão de fiéis emocionados.

“Declaramos e definimos como santos os beatos Francisco Marto e Jacinta Marto”, disse o papa Francisco na missa de canonização diante da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, cuja esplanada gigante estava lotada de peregrinos, alguns com lágrimas nos olhos, procedentes de todo o mundo.

No santuário, que estava sob fortes medidas de segurança, se reuniram 500 mil fiéis, de acordo com o Vaticano, abaixo das estimativas iniciais, que previam entre 800.000 e um milhão de visitantes.

Os pequenos pastores, humildes e analfabetos, morreram de gripe espanhola aos dez e nove anos, respectivamente, alguns anos depois de terem visto em 1917 seis aparições da mãe de Jesus. Ambos, enterrados na Basílica de Fátima, tornam-se os santos mais jovens da Igreja Católica que não morreram em martírio.

“Como um exemplo para nós, temos diante dos olhos São Francisco Marto e Santa Jacinta”, que com sua fé na Virgem receberam “a força para superar as adversidades e os sofrimentos”, disse o Papa em sua homilia.

“Fátima é, sobretudo, este manto de Luz que nos cobre, tanto aqui quanto em qualquer outra parte da terra”, explicou Jorge Bergoglio, muito devotado à Virgem.

COMENTÁRIOS

Governador Flávio Dino vistoria obras, entrega títulos de terras e anuncia Hospital e ‘Mais Asfalto’ em Santa Luzia

A cidade de Santa Luzia recebeu a visita do governador Flávio Dino na tarde desta sexta-feira (12), que anunciou uma série de ações do Governo do Estado que vão melhorar a qualidade de vida da população. Na ocasião, ele vistoriou as obras de revitalização da Praça da Matriz, acompanhou o início das intervenções do ‘Mais Asfalto’ nas ruas da cidade, entregou 11 títulos de terras para produtores luzienses e anunciou a aquisição e reforma do Hospital Municipal.

Recepcionado por uma verdadeira multidão em Santa Luzia, Flávio Dino iniciou a visita com a vistoria das obras de revitalização da Praça da Matriz, que está recebendo investimento de R$ 1,8 milhão. “Vai ficar bonita. Vai ter área para os meninos brincarem, uma academia para o pessoal fazer ginástica. Vai ser na frente e na parte atrás da igreja”, ressaltou o governador.

A solenidade em Santa Luzia marcou a entrega de 11 títulos de terras a produtores da cidade. A iniciativa é política permanente do Governo do Estado como forma de promover dignidade dos beneficiários, que a partir de agora passam a exercer seus direitos plenos sobre a terra.

“Esses títulos são o mesmo que entregar dinheiro. Porque uma coisa é ter uma terra sem o documento. Outra coisa é ter a terra com o documento. Porque ela valoriza. Essas pessoas que estão aqui hoje receberam o benefício do Governo para si e para suas famílias”, explicou Flávio Dino, informando que só em Santa Luzia foram entregues 30 mil kg de sementes para desenvolver a agricultura familiar local.

O governador Flávio Dino acompanhou de perto o início das obras do programa ‘Mais Asfalto’ em Santa Luzia. A melhoria na pavimentação asfáltica das ruas da cidade terá investimento de R$ 1,3 milhão com a implantação de 10 km de asfalto. “Aqui estão as máquinas que nós mandamos para cá para tapar os buracos das ruas da cidade. Rua é atribuição de município. Mas nós estamos ajudando o município”, realçou.

COMENTÁRIOS

Júnior Verde participa de mais uma reunião em defesa dos subjudice da Polícia Militar

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quarta (10), o deputado Júnior Verde (PRB) destacou a reunião que teve com o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia, para tratar da situação dos subjudice que realizaram concurso da Polícia Militar em 2012. O parlamentar tem buscado intervenções em reuniões por meio do Legislativo Estadual em defesa dos concursados.

Presidente da Comissão de Segurança Pública, Júnior Verde já conduziu reuniões e audiências públicas com representantes dos subjudice, discutindo os meios legais para resolver o problema da categoria.

“A questão dos subjudice envolve, como a própria natureza do termo já expressa, a justiça. Tivemos a oportunidade de conversar com o Procurador Geral, acompanhado de Fabiane Mendes e Bruno Batalha, dois representantes que agora têm perspectiva de entendimento para que possam assumir seus cargos como policiais militares”, relatou.

Os concursados devem ser convocados inicialmente pela Academia. “O Procurador foi sensível e se mostrou muito solícito à causa. A melhor maneira de nós tomarmos uma decisão é nos colocar no lugar do outro. Quando fazemos isso, seguimos princípios éticos de respeito. Passamos toda a situação e esperamos que o Governo do Estado defina como agenda positiva e propositiva, e realize a convocação dos subjudice para a Academia e posterior nomeação, reforçado assim, a segurança pública do Estado”, complementou.

COMENTÁRIOS

Prefeitura de São José de Ribamar realiza atividades em comemoração ao Dia das Mães

A prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, SEMAS, realizou nesta quinta-feira (11), atividades em comemoração ao Dia das Mães. A ação que foi realizada na sede da SEMAS, contou com a presença de dezenas de mães além de representantes de cerca de 100 entidades não governamentais.

Além de celebrar a importância das mães, a comemoração teve o objetivo de promover a integração entre as famílias atendidas pela prefeitura. Durante a ação também foram entregues kits promocionais destinados às mães assistidas pelos programas sociais desenvolvidas pela Prefeitura, o que de acordo com a secretária da pasta, Sônia Menezes, é mais uma demonstração concreta de respeito para com as mães.

“Não tínhamos recurso algum para a ação do dia das mães, uma vez que o orçamento deve ser previsto um ano antes, porém o prefeito Luis Fernando, determinou que fosse mantida a tradição e celebrássemos com muito respeito e carinho, o dia daquela que nos deu a vida, afinal cada uma merece essa e tantas outras demonstrações”, detalhou a secretária.

Para o prefeito Luis Fernando, celebrar o dia das mães, considerada a segunda maior festa, não é apenas lembrar datas, mas é respeitar a mãe, a mulher, em seus direitos básicos.

“Hoje estamos aqui homenageando as mães, aquela que desenvolve na família e na sociedade, o papel de cuidar, educar, encaminhar na vida e acima de tudo é ela que mostra que o mundo não é pra ser de guerra e sim de paz, com oferta de alimentação, educação e saúde para todos”, pontuou o prefeito que esteve acompanhado do vice-prefeito, Eudes Sampaio.

Desde quando assumimos, finalizou o prefeito, “só o que temos feito é recuperar nossa cidade, cuidar do nosso povo, das nossas mães, das mulheres grávidas que estão à espera de novas vidas, e para isso, como medida primeira, priorizamos a reestruturação e organização da maternidade para que as mães pudessem voltar a ser atendidas com dignidade e respeito”.

 

COMENTÁRIOS

Prefeitura de Godofredo Viana prepara mega festa para o Dia das Mães

A população de Godofredo Viana, em especial as mães do município, está em contagem regressiva para a comemoração do Dia das Mães que o prefeito Sissi Viana prepara, por meio das secretarias de Cultura, Assistência Social e Educação.

De acordo com Sissi Viana, haverá uma mega festa na cidade, dividida em dois momentos, um já no sábado (13) no bairro Aurizona, na sede da Marujada e outro no domingo, 14, no Ginásio João Pereira Cirino Sobrinho.

Muitos brindes, como TVs, refrigeradores, entre outros serão sorteados. A animação ficará por conta de aulas de Zumba e também, pela banda Louvor de Bragança.

COMENTÁRIOS

Sérgio Moro deve levar cerca de três meses para dar a sentença a Lula

Após o depoimento prestado ontem pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo que investiga a aquisição de um tríplex no Guarujá como forma de ocultar o recebimento de R$ 3,7 milhões em propinas, o juiz Sérgio Moro deve levar, ao menos, três meses antes de proferir a sentença final. Esse é o tempo médio de rito processual após o chamado interrogatório do acusado. A partir deste instante, abre-se um prazo de cinco dias para alegações finais do Ministério Público (que corresponde à acusação), outros cinco reservados para defesa. Esse tempo pode ser estendido, a critério de Moro, devido à complexidade do caso. Depois disso, o magistrado que conduz o processo profere a sentença em um período de 60 a 90 dias, normalmente.

Isso significa que são grandes as possibilidades de o veredito em relação ao tríplex ser anunciado apenas em agosto, dois meses após o Congresso Nacional do PT, que ratificará a pré-candidatura de Lula ao Planalto em 2018. Esse prazo pode ser ainda mais dilatado se Moro decidir, após o posicionamento final da acusação e da defesa, solicitar a convocação de novas testemunhas ou a análise de novos documentos. “Mas isso não é um procedimento normal do juiz Sérgio Moro. Até hoje, ele tem proferido as sentenças após as alegações finais das partes”, disse Luciano Godoy, professor de direito da FGV-SP.

De qualquer forma, esse será o primeiro processo envolvendo Lula que terá a conclusão em primeira instância. A atual investigação foi aberta, em 9 de março do ano passado, pelo Ministério Público de São Paulo. No dia 14 de março, a Justiça definiu que o inquérito deveria ser remetido para a força-tarefa de Curitiba, pois o tríplex e as empreiteiras envolvidas na reforma, mais especificamente a OAS, já estavam sendo investigadas na Operação Lava-Jato.

O processo em si foi aberto em 19 de setembro do ano passado. A acusação contra Lula é de recebimento de vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio de um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e ao armazenamento de bens do acervo presidencial, mantidos pela Granero de 2011 a 2016. Parte do valor está relacionada ao apartamento no Edifício Solaris: R$ 1,1 milhão para a aquisição do imóvel, outros R$ 926 mil referentes a reformas, R$ 342 mil para a instalação de cozinha e outros móveis personalizados, além de R$ 8 mil para a compra de fogão, micro-ondas e geladeira. O restante é referente ao armazenamento dos bens do ex-presidente, pago também pela OAS, ao custo de R$ 1,3 milhão.

Após o juiz acatar a denúncia, é aberta a fase para que a acusação e a defesa definam as próprias estratégias, pedindo a convocação de testemunhas de parte a parte, a realização de diligências e coletas de provas materiais e documentos. “O interrogatório, fase que ocorreu hoje (ontem) com Lula, é o momento da defesa no qual o acusado tem espaço para apresentar a sua versão”, afirmou o advogado criminalista Luis Henrique Machado.

Segundo especialistas ouvidos pelo Correio, é muito pouco provável que, caso considere Lula culpado no processo de aquisição do tríplex, Moro venha a pedir a prisão do ex-presidente. “O tempo de prender Lula já passou”, resumiu um jurista. A tendência é que, caso haja condenação, o processo seja remetido ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. O colegiado, até o momento, tem revisado apenas 4% das sentenças dadas por Moro.

“O depoimento de ontem foi pró-forma. Na minha opinião, Moro escutou, mas não ouviu Lula. Ele já tem o juízo formado neste caso”, acredita o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Os petistas temem uma condenação no TRF4. Se isso acontecer, Lula segue com poucas possibilidades de ser preso, mas se tornará inelegível dentro da Lei da Ficha Limpa, tornando-se impedido de concorrer nas eleições do ano que vem.

Correio Braziliense

COMENTÁRIOS