Governo Flávio Dino e deputado Marco Aurélio garantem solução para a falta d’água de Davinópolis

Na manhã do último domingo (04), o deputado estadual professor Marco Aurélio (PCdoB), esteve no município de Davinópolis, no povoado Mata Grande, para a inauguração do sistema simplificado de abastecimento de água. A obra é fruto de emenda parlamentar de sua autoria e solucionou o problema de falta d’água que acometia a comunidade há cerca de 40 anos.
Na ocasião, o deputado destacou o apoio decisivo do Governador Flávio Dino e parabenizou toda a comunidade da Mata Grande.
Hoje é um dia imensamente feliz porque pela força da boa política, do trabalho, da união de esforços, do apoio decisivo do Governo do estado, conseguimos resolver um problema de mais de 40 anos de uma importante comunidade de Davinópolis. Parabenizo toda a comunidade da Mata Grande, à população de Davinópolis, às lideranças que nos incentivaram nesta luta e agradeço imensamente ao governador Flávio Dino por acolher esta luta. A felicidade no rosto destes nossos irmãos é algo que faz valer a pena toda a lutas”, ressaltou
 O subsecretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Francisco Oliveira Júnior destacou a sensibilidade e esforço do deputado Marco Aurélio para que a obra se tornasse possível. “Estamos aqui no povoado da Mata Grande para inaugurar uma importante obra, que é um sistema simplificado de abastecimento de água que vai resolver um problema que a comunidade enfrenta há 40 anos e graças ao deputado Marco Aurélio, que destinou uma emenda para o povoado, foi possível que a Sedes realizasse essa obra”, enfatizou.
 
Com esperanças renovadas, os moradores agradeceram o empenho do parlamentar junto ao governo do estado. O senhor Luis Gonzaga (64), emocionado, agradeceu em nome da comunidade.
“Em primeiro lugar só tenho agradecer a Deus e em segundo lugar agradecer o deputado Marco Aurélio que trouxe essa obra para a nossa comunidade, obra que tanto esperávamos. Estou aqui há 27 anos como morador e esse tempo todo esperamos por essa obra que hoje está se realizando e Marco Aurélio foi o único político que sanou a situação da nossa necessidade de água, com o total apoio do governador. Nós da comunidade estamos de parabéns”, comemorou.
A Professora Ivanessa agradeceu a intervenção do deputado Marco Aurélio e do governador Flávio Dino. “Toda a comunidade agradece essa bem benfeitoria, uma obra prometida há muitos anos, mas que só foi concretizada após a chegada do deputado Marco Aurélio. Ele foi a primeira pessoa a chegar na nossa comunidade e efetivamente lutar por essa obra”, destacou a professora, que também é moradora da comunidade.
 
Para o vice-prefeito Rubem Firmo, o momento é de extrema importância para o município de Davinópolis. “Quero parabenizar nossa comunidade por essa conquista, em especial agradecer ao deputado Marco Aurélio e ao governador Flávio Dino, pois eles sabem da importância de um sistema de abastecimento como esse, com 1 quilômetro de rede de abastecimento. Finalmente podemos comemorar a entrega dessa importante obra”, declarou o vice-prefeito.
O sistema simplificado de abastecimento teve investimento de R$ 211 mil, possui um poço com 368 metros de profundidade e conta com uma rede com estrutura de um quilometro de extensão e atendeu todas as residências da comunidade.
COMENTÁRIOS

Supermercado terá que indenizar consumidora por causa de produto vencido

Uma decisão proferida pelo Poder Judiciário em João Lisboa, publicada no último dia 5 no Diário da Justiça Eletrônico, condenou o Mateus Supermercados ao pagamento de uma indenização no valor de R$ 9.000,00 (nove mil reais) a uma consumidora. A ação foi de indenização por danos morais e teve como autora a mulher U. C. T. F. De acordo com a ação, datada de fevereiro de 2014, a causa teria sido um produto com prazo de validade vencido, ingerido pela autora.

A mulher relata que comprou dois pacotes de batata frita da marca Sullper e consumiu um deles. Logo em seguida, teria passado mal, sendo levada ao hospital. Foi constatado que o problema de saúde foi causado pelo produto, que estava com o prazo de validade vencido. “Devidamente citado para apresentar resposta, o réu se manteve inerte. Dessa forma, foram os autos conclusos”, relata a decisão.

“Compulsando os autos, verifica-se que a matéria discutida em Juízo enseja possibilidade do julgamento antecipado do pedido, conforme dicção do artigo 355, II, do diploma processual civil em vigor, ante a revelia da Ré. Saliente-se, também, que o artigo 355, I do CPC/2015 é dirigido ao juiz, que, com base na sua convicção, aliada ao permissivo legal, põe fim ao processo julgando o mérito”, destaca o Judiciário, ressaltando que o requerido é revel, razão pela qual, nos termos do art. 344 do CPC, presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

De acordo com a Justiça, “analisando a documentação trazida junto com a petição inicial, conclui-se que a autora adquiriu, no estabelecimento do réu, dois pacotes de batata Sullper com data de validade vencida, ou seja, produto impróprio ao uso e consumo, nos termos do art. 18, § 6º, I, do Código de Defesa do Consumidor. Desta feita, a teor do que dispõe a Lei Consumerista, e o fato do réu manter em seu estabelecimento, à disposição do consumidor, produto impróprio para o consumo, com prazo de validade vencido, colocando em risco a saúde das pessoas em geral, tal fato, por si só configura ilícito passível de reparação”.

“A responsabilidade do réu é objetiva e não fica eximido perante o consumidor pelos danos causados, notadamente na espécie a desídia no controle ao prazo de validade dos produtos colocados a venda. Quanto à indenização, necessárias algumas ponderações (…) Se a vítima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenização será fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano. A autora demonstrou que foi hospitalizada após a ingestão do produto aqui discutido”, explica a sentença.

E segue: “A documentação acostada ao processo expressa atendimento médico nos parâmetros dos sintomas narrados pela autora (…) o ponto de partida do ilícito aqui discutido, o fato do réu comercializar produto com prazo de validade vencido, o qual causou dano à saúde da requerente”. Por fim, o Judiciário julgou procedente o pedido da parte autora para condenar o réu ao pagamento de R$ 9.000,00 (nove mil reais) a título de indenização pelos danos morais sofridos.

COMENTÁRIOS

Atuação do Procon/MA é destacada no plenário da Câmara dos Deputados

“Ao questionar o número de contratados no Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor no Maranhão (Procon/MA), aparentemente falta o que fazer no Supremo Tribunal Federal (STF)”, destacou o deputado federal Rubens Junior (PCdoB/MA), no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (06).

Há uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), do STF, questionando o Governo do Maranhão por suposto aparelhamento do Procon/MA. Mas segundo esclareceu Rubens Junior, não houve nenhum aumento em relação ao número de servidores no órgão. “Muito pelo contrário. Foi criada uma única autarquia, unido o Instituto de Proteção ao Viva, que reduziu o número de funcionários e ampliou os serviços”.

Ainda de acordo com o pronunciamento do deputado, o concurso público para o órgão já foi anunciado, com previsão na Lei Orçamentária. “Portanto, queremos registrar os avanços do Procon no Maranhão e o bom trabalho feito pelo presidente do órgão, Duarte Junior”, reforçou Rubens Junior no plenário da Câmara.

Atualmente, após a incorporação do Viva ao Procon, este órgão passou a contar com 24 unidades fixas do Viva e 31 unidades fixas do Procon, com meta de expansão de 12 novos espaços até o fim do ano de 2017. Em 2015, eram apenas 5 postos do Procon e 8 do Viva.

Entre os avanços alcançados na gestão, está o acordo inédito com as operadoras de telefone, que reverteu multas em benefícios à população. Foram instaladas mais de 100 torres de tecnologia 3G e 4G em mais de 50 municípios do Maranhão, o que garantiu a melhoria e a expansão dos serviços de internet e telefonia. Além disso, houve a liberação de internet gratuita nos terminais da Cohama e São Cristóvão e na Rodoviária de São Luís.

Com a Operação Batismo, de fiscalização dos postos de combustíveis em todo o estado, o Procon já fiscalizou mais de 387 postos quanto à qualidade e volumetria. Além disso, também conseguiu consegui reduzir o preço do combustível. Atualmente, o Maranhão ocupa a 2ª posição nos combustíveis mais baratos do país.

Destaca-se também a Operação Paciência, que fiscaliza a prestação do serviço bancário em todo o Maranhão. Todas as unidades do Procon acompanham o funcionamento dos bancos periodicamente. Já foram abertos 1.419 processos administrativos e aplicação de R$ 15 milhões em multas.

COMENTÁRIOS

Sambaíba ganhará ambulância com emenda individual de Júnior Verde

O deputado estadual Júnior Verde destinará emenda individual para aquisição de uma ambulância para o município de Sambaíba, no Sul do Estado. O anúncio foi feito durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta terça (06). O parlamentar esteve na região, percorrendo diversos municípios, no último final de semana.

 

Terceiro município em produção de grãos do Estado do Maranhão, Sambaíba ganhará uma ponte que vai ligar o município à região produtora, permitindo o escoamento da produção de forma mais célere e gerando mais riqueza. A população, porém, carece de investimentos em diversas áreas como infraestrutura, educação e saúde.

“Tivemos oportunidade de percorrer os bairros, conhecer a realidade e lá, nos comprometemos em trazer para esta Casa a construção da ponte que já está em execução, mas precisamos de celeridade. O Maranhão já esperou muito, a região sul do Estado, da mesma forma. É uma dívida que devemos resgatar com a região”, pontuou Júnior Verde.

Acompanhado do prefeito Santana e de vereadores, Verde percorreu ruas de vários bairros que precisam de asfaltamento. “E aqui eu vou fazer essa solicitação, para que o Programa Mais Asfalto chegue ao município, bem como o projeto de implantação de um sistema de água, por meio do Água para Todos. A problemática já perdura por alguns anos, que é a falta de abastecimento na sede de Sambaíba”, informou.

Sobre a emenda individual, o ofício foi protocolado logo após a sessão desta terça, solicitando que o Governo, de forma direta, entregue uma ambulância ao município, que não dispõe de nenhuma ambulância para fazer os atendimentos necessários. “Vamos continuar contribuindo com os municípios maranhenses que ajudam a desenvolver este Estado”, finalizou.

COMENTÁRIOS

Nordeste possui materiais de construção e mão de obra mais baratos do país

Os nove Estados Nordestinos ficaram entre os 12 mais baratos do Brasil no setor da construção civil, em abril. Sergipe manteve o menor custo do país (R$ 910,36), seguido por Rio Grande do Norte (R$ 924,37) e Bahia (R$ 949,83), enquanto a Paraíba registrou o valor mais caro (R$ 1.021,43).

A participação dos componentes nos custos totais da construção civil se dividiu em 51,4% para os materiais e 48,6% em mão de obra, que teve elevação de 0,28% em abril, enquanto o custo dos materiais aumentou apenas 0,04%. Em nível regional, tanto a mão de obra (R$ 445,41) quanto o preço dos materiais (R$ 519,36), no Nordeste, foram os menores do Brasil.

Além dos Estados do Nordeste, Espírito Santo (R$ 951,82) e Minas Gerais (R$ 989,27), Estados onde o BNB também atua, estão inclusos na lista dos 12 mais baratos e ocupam o quinto e o oitavo postos, respectivamente.

No âmbito nacional, houve melhora nos indicadores que medem as expectativas no ramo da construção. Os índices nível de atividades; novos empreendimentos e serviços; compras de insumos e matérias-primas e número de empregados tiveram resultados otimistas para os próximos meses.

Os números compõem análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), com dados da pesquisa Sondagem da Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), do IBGE.

COMENTÁRIOS

IR e FGTS vão injetar R$ 12,4 bilhões na economia em junho

Na tentativa de criar fatos positivos na economia para se contrapor às péssimas notícias na política, o governo vai liberar, em junho, pelo menos R$ 12,4 bilhões às famílias. Serão R$ 10,9 bilhões por meio das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), cujos saques para nascidos em setembro, outubro e novembro foram antecipados, e cerca de R$ 2,5 bilhões por meio da primeira leva de restituição do Imposto de Renda (IR), que começa em 15 de junho.

A equipe econômica acredita que esse dinheiro será suficiente para dar um novo gás à economia, que sofreu forte paralisia desde 17 de maio, quando o país tomou um choque ao ser apresentado às delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista, do grupo JBS. Eles acusam o presidente Michel Temer de dar aval ao pagamento de propina para calar o ex-deputado Eduardo Cunha.

Até 17 de maio, a economia vinha dando sinais de recuperação. Tanto que os lojistas tinham decidido reforçar os estoques apostando em recuperação das vendas. Mas, diante da incerteza que se criou no país, tantos os empresários quanto os consumidores botaram o pé no freio.

O governo acredita, porém, que, com mais dinheiro no bolso, as famílias voltarão a consumir. Os R$ 12,4 bilhões certamente movimentarão o comércio. Não por acaso, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) está prevendo crescimento de mais de 2% no faturamento das lojas com o Dia dos Namorados. No ano passado, houve queda de mais de 8% nessa data.

Dicas de especialistas

Os especialistas, porém, estão pedindo cautela aos consumidores. Dizem que a prioridade, tanto nos saques do FGTS de contas inativas quanto na restituição do Imposto do Renda, é pagar dívidas, pois os juros estão alto demais. Se sobrar alguma coisa depois do acerto de contas, parte deve ir para a poupança e parte para satisfazer necessidades mais básicas.

No entender de educadores financeiros, é compreensível que o governo queira que essa montanha de dinheiro vá para o consumo, pois precisa que a economia retome o fôlego e dê boas notícias. Mas não há porque induzir as famílias ao consumo desenfreado, pois, com o desemprego tão elevado, não é o momento de se carregar de dívidas.

Tendo dinheiro disponível, a dica é pagar dívidas. Quando as finanças estiverem organizadas, aí, sim, o consumo poderá voltar ao radar. Os tempos não recomendam exageros.

Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Polícia prende grupo suspeito de praticar assaltos a veículos em São Luís

A Polícia Militar prendeu na manhã desta terça-feira (6), em São Luís, um grupo suspeito em praticar assaltos a veículos na capital. Os quatro suspeitos, sendo dois menores de idade, foram presos em flagrante enquanto circulavam pela cidade em um carro roubado.

Segundo a polícia, o grupo que já é conhecido por conta dessas práticas, praticou mais um assalto durante a madrugada no bairro Vila Palmeira. Os assaltantes surpreenderam um morador que estava chegando em casa e com isso, teve seu carro levado. Após a ocorrência, a polícia começou a procurar pelo grupo foi preso durante as primeiras horas da manhã.

Com George Lemos de Oliveira, Carla Lohana Oliveira Machado e mais dois menores, foi apreendido uma arma de fogo, uma faca e um facão. Além disso, vários pertences que foram roubados das vítimas durante os assaltos. De acordo com o subtenente Amorim, que estava presente durante a prisão, esse assalto foi o terceiro em dois dias. “Esse daqui já é o terceiro assalto, só de ontem para hoje. (…) outros veículos que eles assaltaram pelo lado do João de Deus, e esse aqui já é o terceiro”, disse.

G1.MA

COMENTÁRIOS

Governador assina decreto que institui o programa Maranhão Verde

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o governador Flávio Dino assinou o decreto que institui o programa de apoio à conservação e à recuperação ambiental, o ‘Maranhão Verde’. Executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), a intenção é lançar um conjunto de ações estratégicas para preservação das matas ciliares e das nascentes do Rio Itapecuru, um dos maiores do Estado, além de medidas importantes de proteção ambientação.

O governador Flávio Dino destacou que há um compromisso da gestão do Governo do Estado com os princípios constitucionais inscritos no artigo 225 da Constituição Federal atinentes à proteção do meio ambiente, por isso a preocupação e implementar um programa como ‘Maranhão Verde’.

“O programa ocupa exatamente esse espaço de coerência entre o nosso discurso e a prática, porque é um conjunto de iniciativas que vão desde a educação ambiental até a previsão de bolsas para o engajamento de famílias na recuperação das matas ciliares, das margens dos rios, das nascentes, isso tudo compondo um conjunto de intervenções práticas, neste caso voltadas prioritariamente a preservação dos nossos rios. Vamos começar esse trabalho pela Bacia do Rio Itapecuru, no caso no âmbito do Parque Estadual do Mirador”, explicou o governador, informando que posteriormente chegará a outras regiões do estado: “mostrando que neste dia mundial do meio ambiente nós temos ações práticas, concretas para reafirmar essa visão de que desenvolvimento tem que ser sustentável, tem que ser para as atuais e as futuras gerações”.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, explica que o Maranhão Verde terá como uma das ações a abertura de edital para seleção de famílias que deverão, a partir do recebimento da Bolsa Maranhão Verde, realizar ações de conservação e recuperação nas áreas do projeto, tais como plantio de mudas nativas, isolamento da área para proporcionar a regeneração natural e enriquecimento de áreas utilizando a técnica da ‘nucleação’.

“Aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, o programa agora se torna lei, com decreto assinado pelo governador, que dá todo o delineamento em que nós vamos fazer o trabalho de recuperação das matas ciliares e das nascentes do Rio Itapecuru, no Parque do Mirador. Faremos o levantamento do número de pessoas que serão beneficiadas, cada uma dessas famílias, deverão receber R$ 300, como um incentivo, por cuidarem e fazer as mudas”, explica o secretário.

Além do governador e do secretário de Meio Ambiente, estiveram presentes à cerimônia de assinatura do decreto o secretário de Governo, Antônio Nunes, e o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles.

COMENTÁRIOS

Iniciada formação para armamento da Guarda Municipal de São Jose de Ribamar

A prefeitura de São José de Ribamar firmou convênio nesta segunda-feira (05), com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública para formação geral da Guarda Civil Municipal. O protocolo além de atender aos requisitos da grade nacional para assegurar ações de segurança pública e prevenção da violência bem como do controle da criminalidade no município, também vai capacitar a guarda para o uso de armas de fogo.

O prefeito ribamarense, Luis Fernando explicou que o ato terá reflexo direto na melhoria da segurança pública no município, uma vez que a guarda estará sob o comando das forças do estado, colaborando diretamente para a melhoria da segurança do cidadão. “Nós queremos agregar esforços no sentido de potencializar o trabalho que já vem sendo feito pelo governador Flávio Dino. Com a formação, haveremos de agregar mais 400 homens e mulheres compromissados nesse mesmo propósito”, garantiu.

Para o secretário de segurança pública, Jefferson Portela, o fortalecimento das polícias só colabora para a diminuição no índice da violência. “Nós temos que racionalizar e potencializar as forças de segurança, garantindo sim segurança para as pessoas, e isso independe de número de população, porque estamos visando é a pessoa”, disse.

Além do curso de formação com aulas teóricas e práticas, os guardas municipais deverão ser submetidos ao Curso de Armamento e Tiro, o CAT com carga horária de 60h para operacionalizar revolver calibre 38, além de exames psicotécnicos, provas e avaliações periódicas com psicólogos da Polícia Federal. O secretário de transporte coletivo, trânsito e defesa social, Cel Araújo, explica que a somatória dos critérios que são reprovatórios, é que vai garantir a liberação da Polícia Federal.

“A formação é a primeira de várias etapas até a liberação por parte da polícia federal para o uso de arma de fogo, pois depende de uma autorização da PF, que é responsável pelo porte e segue critérios rigorosos para o uso e porte em ato e fora de serviço, dentro do Maranhão”, definiu.

Serão sete turmas, cada uma com 55 alunos, totalizando a formação de 382 guardas municipais. As aulas serão ministradas pela Academia de Polícia Civil de segunda a sexta-feira.

Ainda sobre segurança

A Prefeitura de São José de Ribamar em parceria com o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Segurança Pública, e o Corpo de Bombeiros, realizou nesta segunda-feira (05), várias atividades que consolidam o Termo de Cooperação Técnica que garantiu a implantação do programa de ensino voltado ao combate a violência e prevenção de drogas, no Liceu Ribamarense II, que agora está sob o comando do CBMMA.

A unidade é fruto do termo de cooperação técnica assinado no ultimo dia 16 de março, entre o Governo e a Prefeitura, com a intervenção do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria Municipal de Educação.

A base organizacional da escola conta com o modelo das escolas da corporação Bombeiros Militar, que hoje está dentre as melhores do Estado.

COMENTÁRIOS

Júnior Verde faz o plantio de mudas com alunos da Creche Sementinha em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda (05), o deputado Júnior Verde (PRB) fez o plantio simbólico de mudas de árvores junto com alunos da Creche-Escola Sementinha na área externa da instituição. Foram doadas também 100 mudas de árvores.

A ação contou com a participação do educador ambiental Luzio Rocha, que desenvolve o projeto Reflorestando o Mundo. O deputado Júnior Verde destacou que o plantio das mudas carrega a simbologia de chamar a atenção para a preservação do meio ambiente.

“É um momento especial, porque simboliza que nós temos que ter a consciência para com o meio ambiente. As crianças são o presente e o futuro, então elas têm que aprender a cuidar do meio ambiente. A Assembleia está fazendo, nesse momento, uma campanha de conscientização. Essa ampla divulgação nos permite ter um alcance para que chegue a todas as pessoas, pois elas precisam saber que todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente”, completou.

Bruna Abreu, diretora da Sementinha, ressaltou que a ação leva os alunos a refletir sobre qual deverá ser seu papel na preservação do meio ambiente. “As crianças têm tudo a ver com a natureza. Esse é um momento para refletir quais ações são importantes para a preservação do nosso meio ambiente e para a própria preservação da vida humana. Se cada um de nós fizermos um pouquinho, com certeza vamos ter um mundo melhor e um ambiente mais saudável”, disse.

Já para as crianças, o momento foi de diversão e reconhecimento da importância de se cuidar do meio ambiente. “A maioria das coisas no meio ambiente faz bem para nossa vida. São coisas lindas da natureza e é a fonte de tudo”, afirmou Arthur Felipe Silva Freire.

Maria Clara Diniz disse que aprende muito mais em contato com as plantas. “As plantas fazem bem para a vida, pois elas que dão o nosso ar, nos dão as frutas. A gente aprende muito mais em contato com elas”, assinalou.

COMENTÁRIOS