Bolsa Família sofre maior corte da história com redução de 543 mil benefícios em um mês

O número de beneficiários pagos pelo Bolsa Família registrou a maior queda em relação a um mês anterior desde o início do programa, lançado em 2003. Entre julho e junho deste ano, o número de benefícios encolheu em 543 mil famílias. O corte foi realizado em razão de suspensões para avaliação e cancelamentos, de acordo com reportagem da Uol. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para os riscos que os cortes podem acarretar aos Municípios.

Ao todo, o programa pagou 12.740.640 famílias em julho. O número de bolsas pagas foi o menor desde julho de 2010, quando 12.582.844 famílias foram beneficiadas. Mesmo com os cortes, ainda há cerca de meio milhão de famílias aguardando para aderir ao programa, mas sem qualquer previsão.

O Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, responsável pela gestão do Bolsa Família, culpou a política econômica do governo anterior pelos cortes, sem explicar de fato as razões da redução.

Posição CNM
O corte ou suspensão na liberação dos benefícios tem impacto significativo na economia do Município, porque quando os usuários deixam de receber o benefício, eles deixam de consumir nos comércios locais, logo os pequenos comerciantes também perdem receita.

Outro agravante é que o corte no recebimento do benefício aos usuários, que ainda estão em situação de vulnerabilidade e risco social, pode gerar novas demandas sociais, ou seja, podem requerer sua participação em programas e serviços sociais, principalmente os relacionados as demandas emergenciais, como o benefício eventual, que geralmente trabalha com cestas básicas, aluguel social, e que são de inteira responsabilidade financeira do Município disponibilizar.

Nesse sentido, os gestores municipais correm o risco de ter que arcar com mais despesas na manutenção dos serviços socioassistenciais.

Confederação Nacional dos Municípios

COMENTÁRIOS

Marcada para setembro a 2° Oficina de Interpretação para TV e CINEMA

Já tem data marcada para a realização da segunda Oficina de Interpretação para TV e Cinema em São Luís. A oficina que em sua primeira edição foi sucesso absoluto, ocorrerá nos dias 01, 02 e 03 de Setembro no Hotel Nobile Inn, no bairro do Renascença.

A coordenadora da Produtores Associados em São Luís, Lêda Lima, falou do sucesso da primeira edição e explicou a formatação de como será o segundo módulo da nova oficina.

“Estamos extremamente felizes e já colhendo os resultados da primeira oficina. Selecionamos a partir da oficina, atores e atrizes para o 1° Curta Metragem da Produtores Associados finalizado no ultimo dia 02 de agosto aqui em nossa ilha, e isso sem dúvida é de grande valor cultural. O filme Glamour – Glória de Tragédia já tem inclusive data para estreia na segunda quinzena de outubro deste ano”, explicou a coordenadora antecipando ainda que o lançamento do filme será feito no Cine Praia Grande.

Para a segunda Oficina, Lêda Lima, antecipa que o módulo contará com a presença do renomado diretor de elenco, Luciano Baldan, produtor de vários sucessos do cinema brasileiro como: CARANDIRU, BRUNA SURFISTINHA, TAINÁ, OS HOMENS SÃO DE MARTE, e tantas outras obras de sucesso.

“A cada edição a oficina vem muito mais profissional e trazendo os melhores profissionais que acumulam em seus currículos, além de muita experiência, o olhar atento para a descoberta de novos talentos que serão selecionados e incluídos na gravação do próximo filme”, reiterou.

A 2ª Oficina contará mais uma vez com a presença do renomado diretor artístico, Jorge Silpem e o presidente da Produtores Associados RJ, Carlão Limeira. As inscrições já estão abertas e continuam sendo feitas exclusivamente com a produção local por meio do contato: (98) 99173-0943.

COMENTÁRIOS

Uma morte acompanhada de muitas perguntas e que não pode ser mais uma em outras milhões

Na última segunda-feira  (7), a notícia de que um jovem de apenas 33 anos havia se suicidado no seu ambiente de trabalho pegou muita gente de surpresa, incluindo a mim mesma que fui sua vizinha por tantos anos e o conhecia de perto.

A morte prematura de Rony Barros, que deixou um grande legado de confusão à uma enorme transformação (para melhor), abalou a família, amigos e conhecidos de tal forma que por trás de um aparente “enforcamento” se esconde um crime que deveras pode ser investigado, acompanhado e esclarecido pela polícia.

Fato

Na manhã de segunda-feira, como costumeiramente 1 dia sim e outro não, o profissional da área de vigilância, da empresa Classi dirigiu-se ao seu local de trabalho. Rony já estava na Classi há 1 ano e era lotado no Ginásio Castelinho.

Uma ida sorridente dando tchau para a sua mãe e uma volta dentro de um caixão, morto.

Mas o que aconteceu no local de trabalho de Rony?  Ele realmente tinha motivos para recorrer ao suicídio? Quais eram os problemas que o jovem apresentava?

Para a família do vigilante, ele nunca seria capaz de tirar a sua própria vida. Ouvi palavras de seu próprio pai, que incrédulo, com o fato, discorria termos como “meu filho jamais faria uma coisa dessas. Ela não teria motivos. Ele era muito ele e amava a sua vida”.

Seria muito fácil acreditar que, de fato, foi um suicídio se fotos, que podem ser usadas como provas, não falassem tanto acerca do que aconteceu naquela segunda-feira.

Horas antes de a notícia chegar à família, já rolavam fotos da vítima nos grupos de Whatsapp.

Vamos às evidências 

Quem tirou a foto de Rony “dormindo”, ainda cedo, já com uma marca no pescoço, sem colete, com a arma, rádio, em cima da mesa?

Quem divulgou essa foto?

Por que Rony já estava com a marca no pescoço?

Quem frequentava o posto que o vigilante era lotado, além de próprios funcionários da Classi?

Será que ali naquela foto Rony não já estava morto e aquele cenário  (dele “dormindo e os objetos em cima da mesa) não foi montado?

Se Rony se suicidou por que o seu braço direito está roxo e a mão inchada, como se tivesse acontecido algum tipo de luta corporal?

Se houve suicídio, que nó na corda foi aquele? Para o lado e já com uma marca no pescoço da vítima (que não é a da corda? Existe uma marca no pescoço, que não é a da corda. Mais uma evidência de que mais esse cenário parece ter sido montado.

A marca no pescoço mais embaixo e o nó mais acima. Curioso hein?

Segundo a família, Rony não estava passando por nenhum problema familiar, como está sendo cogitado por alguns aproveitadores da dor dos outros de plantão e muito menos estava de aviso prévio na empresa – informação que a mesma pode confirmar.

A morte de Rony não pode ser mais uma em um milhão e servir apenas para estatísticas, independente do que tenha acontecido.

Rony não veio de berço rico e nem era rico. Era um trabalhador normal, um batalhador pelo pão de cada dia. Rony não tinha sobrenome e nem era filho de político, mas era um ser humano como tantos outros que apareceu morto de forma ainda inexplicável.

O caso não pode ser dado como encerrado nem pela família e muito menos pela polícia que poderia começar com as investigações dentro do próprio ambiente de trabalho do vigilante, pois ele morreu fardado e na sua lotação.

Que a polícia entre em ação! 

Blog da Mônica Alves

COMENTÁRIOS

Ex-prefeito de Satubinha é condenado a devolver mais de 1,6 milhão ao erário

O juiz Felipe Damous, titular de Pio XII, proferiu sentença na qual condena o ex-prefeito de Satubinha, Antônio Rodrigues de Melo (foto), a devolver R$ 1.602.904,14 (um milhão, seiscentos e dois mil, novecentos e quatro reais e quatorze centavos), além das condenações eventuais por improbidade administrativa, tais como perda de função, a suspensão de direitos políticos, a proibição de contratar com o Poder Público e o pagamento de multa civil. Antônio Rodrigues pode recorrer da sentença. Satubinha é termo judiciário de Pio XII.

Relatou o Ministério público na ação que o demandado, na qualidade de Prefeito do Município de Satubinha, teve suas contas do exercício financeiro de 2007, relativas à Administração Direta, desaprovadas pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE), em razão de diversas irregularidades, como a prestação de contas incompleta, a não arrecadação de tributos, divergência no fluxo de caixa, receitas não comprovadas e contabilizadas, a ausência de processo licitatório, ausência de comprovação de despesas, despesas empenhadas em duplicidade e ausência de encaminhamento do comprovante de recolhimento das contribuições previdenciárias efetuadas.

“Alegações finais do réu, reiterando o pedido de improcedência da demanda, acrescentando que a Câmara Municipal de Satubinha aprovou as suas contas, o que, segundo entende, faz esvair a alegação de cometimento de ato de improbidade administrativa (…) Os fatos, objetos da demanda sub judice, afiguram-se graves, pois demonstram em vários aspectos da gestão o total desprezo pela legalidade e pela moralidade no trato da ‘res pública’. No caso, estão presentes razões fáticas e jurídicas que justificam a imposição das sanções mais rigorosas cominadas no art. 12 da LIA, até porque as condutas verificadas encaixam-se nas três modalidades de improbidade, previstas nos artigos 9, 10 e 11 do mesmo Diploma”, relatou o juiz na sentença.

Entendeu o Judiciário: “Para a configuração do elemento subjetivo nos tipos do art. 9 e 11, da Lei de Improbidade Administrativa, é suficiente o dolo eventual ou genérico de realizar conduta atentatória contra os princípios da Administração Pública, e para os do art. 10, basta a configuração da culpa. Logo, é desnecessária a demonstração de intenção específica, porquanto a atuação deliberada em desrespeito às normas legais, cujo desconhecimento é inescusável, já evidencia a presença do dolo”.

E segue: “O réu tinha elementos suficientes para saber que estava agindo em desconformidade com a lei e com o interesse público, portanto, agiu de forma deliberada, com manifestação volitiva consciente direcionada à conduta comissiva censurada pelo ordenamento jurídico. Por isso, no caso em questão fica patente o agir reprovável que a Lei de Improbidade Administrativa objetiva reprimir. Verificada, portanto, a ocorrência dos atos de improbidade administrativa, apontados pelo Ministério Público na inicial, passo à análise das penalidades a serem aplicadas ao réu no presente caso”.

Por fim, decidiu o magistrado julgar procedentes os pedidos formulados na ação, com base no artigo 487, I do Novo Código de Processo Civil, para condenar o réu Antônio Rodrigues de Melo às seguintes sanções: Ressarcimento ao erário no valor de R$ 1.602.904,14 (um milhão, seiscentos e dois mil, novecentos e quatro reais e quatorze centavos), atualizados monetariamente e acrescidos de juros de 1% ao mês a contar desta sentença; Suspensão dos direitos políticos por 07 (sete) anos.

O ex-gestor foi, ainda, condenado ao pagamento de multa civil, correspondente ao valor do dano, em R$ 1.602.904,14 (um milhão, seiscentos e dois mil, novecentos e quatro reais e quatorze centavos), bem como à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 05 (cinco) anos.

COMENTÁRIOS

Rubens Junior é contra aprovação do ‘Distritão’ para eleições de 2018 e 2020

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) aprovou, na madrugada desta quinta-feira (10), o voto majoritário para deputados federais e estaduais e para vereadores nas eleições de 2018 e 2020.

Pelo “distritão”, são eleitos para o Legislativo os candidatos mais votados em uma determinada região do País. Não serão levados em conta os votos recebidos pelo conjunto dos candidatos do partido, como é o sistema proporcional adotado hoje.

O deputado Rubens Junior (PCdoB-MA) considerou a adoção do voto majoritário para deputados e vereadores um retrocesso por impedir a renovação política. “‘distritão’ é o modelo preferido pelos caciques partidários e pelos candidatos que praticam o abuso de poder político e econômico. É mais uma tentativa de aprofundar um quadro baseado na eleição dos caciques partidários”, disse.

Deputados divergiram sobre o sistema, chamado “distritão” e que, apesar de não estar no parecer apresentado pelo relator da proposta, deputado Vicente Candido (PT-SP), foi incluído na reforma política por meio de destaque e já valerá para as eleições do ano que vem, caso o texto seja confirmado pelo Plenário. De autoria do PMDB, o destaque foi aprovado por 17 votos a 15, com apoio do PSDB, do DEM, do PP e do PSD.

Na avaliação de Rubens Junior, o distritão, defendido pelo PMDB, inclusive pelo presidente Michel Temer, tende a favorecer parlamentares já eleitos. Ele também contribui para diminuir a importância dos partidos, o que favorece políticos sem bandeiras claras. Um exemplo são deputados de siglas médias do chamado “centrão”, como PSD, PP e PR.

“A partir do momento que há candidaturas individuais, em um sistema como o nosso, é um caos para o eleitor porque ele não vai conseguir identificar o tipo de ideias dos candidatos. Tende a diminuir o debate de ideias sobre políticas públicas e aumentar a exposição pessoal”, complementou o parlamentar maranhense.

Outro alerta de Rubens Junior refere-se à corrupção no período eleitoral. “As campanhas para deputado terão que ser feitas em todo o estado, encarecendo ainda mais e tornando ainda mais propício a prática do caixa dois e do abuso do poder”.

Pelo texto aprovado na comissão, a partir de 2022, o sistema para eleição no Legislativo será distrital misto, em que metade dos deputados federais e estaduais e dos vereadores serão eleitos pelo sistema de listas e metade pelo voto majoritário distrital. O “distritão”, portanto, será um modelo de transição ao sistema distrital misto.

Deputados do PT, do PCdoB, do Psol, do PHS e do PR foram contrários ao “distritão”. Líderes dessas legendas chegaram a dar uma entrevista coletiva enquanto a comissão estava reunida discutindo a reforma política. O PT tentou derrubar o distritão nos destaques.

O texto aprovado pela comissão especial, que ainda pode ser alterado por destaques, cria o Fundo Especial de Financiamento da Democracia, que contará com 0,5% das receitas correntes líquidas do orçamento, o que corresponde hoje a cerca de R$ 3,6 bilhões.

O texto também determina que caberá ao diretório nacional do partido definir, 30 dias antes da escolha dos candidatos, como serão divididos os recursos para o custeio das eleições. Esse ponto também é objeto de destaque do PT. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer votar a reforma política em Plenário já na semana que vem.

COMENTÁRIOS

Prefeito visita equipamentos públicos em São José de Ribamar e elogia gestão de Luis Fernando

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, recebeu nesta quarta-feira (09) a visita do atual prefeito de Gonçalves Dias, Antônio Soares, juntamente com o ex-prefeito, Vadilson Dias. Os gestores visitaram a sede do Liceu Ribamarense I, Cozinha Escola, além do Hospital e Maternidade da cidade.

Na ocasião, tanto o prefeito Antônio Soares quanto o ex-prefeito Vadilson Dias, externaram admiração em relação a gestão do colega, Luis Fernando, sobretudo na firme reconstrução do município.

“Já conhecíamos a administração do Luis Fernando, que notadamente é destaque em todo o Maranhão, porém nessa situação atual em que ele retoma ao município e vem conseguindo reerguer a cidade em tão pouco tempo, só demonstra o gestor que ele é. Vamos buscar dentro da nossa realidade, mesmo sem arrecadação própria, levar um pouco do que vimos aqui, sobretudo na área da saúde, para tornar concreto em nosso município”, destacou o prefeito Antônio.

O prefeito Luis Fernando, além de agradecer a vista, disse se sentir lisonjeado em receber os gestores que trocam e somam experiências no sentido de fazer crescer cada vez mais o Maranhão com o desenvolvimento de cada região.

“Temos a alegria de receber dois amigos e companheiros que lutam igualmente pelo desenvolvimento do Maranhão. Aqui não tem segredo, existe muito esforço, trabalho e sobretudo, a responsabilidade pela manutenção dos espaços, no sentido de manter a estrutura e equipamentos funcionando para o bom andamento e atendimento de respeito e qualidade a população. Exatamente por ser público, é que precisa ser bom e ter padrão e é isso que nos faz trabalhar cada vez mais em prol de nossa população”, finalizou o prefeito Luis Fernando.

COMENTÁRIOS

Deputado Marco Aurélio reforça encaminhamentos pela Bonificação na UFMA já para o próximo Enem

Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (09), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), entregou uma cópia da ata da audiência pública, realizada em Imperatriz no dia 20 de Junho, para  a reitora da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Nair Portel e membros da pró-reitoria de ensino. A audiência ocorreu em Imperatriz e serviu para discutir a adoção da bonificação na nota final do Enem para alunos de escolas do Maranhão, reuniu centenas de estudantes, professores, membros do Conselho Universitário da UFMA e autoridades políticas da região.

A bonificação na nota dos alunos de escolas do Maranhão no Enem tem sido uma bandeira levantada pelo deputado desde o início de seu mandato. Após diversas reuniões e com o apoio da frente parlamentar em defesa da Bonificação, proposta e presidida pelo deputado Marco Aurélio, a causa tem avançado, dependendo agora da aprovação do Conselho Universitário da UFMA.

Durante a audiência, o deputado Marco Aurélio fez questão de demonstrar sua satisfação com o avanço da causa. “Esta é uma causa muito importante para o nosso estado, uma vez que estamos  perdendo mão de obra qualificada formada em nossa universidade e temos a oportunidade de corrigir. Em Imperatriz, somente no último mês, 15 alunos do curso de medicina conseguiram transferência para outras universidades. Essas vagas acabam ficando ociosas e causando um prejuízo enorme para nossa sociedade.” afirmou o deputado. A política afirmativa da bonificação já é praticada em várias universidades do país, fortalecendo as chances de ingresso de sua população.

Nair Portela reconheceu a importância do tema e garantiu seu apoio à causa. “Essa é uma medida muito importante, que está sendo muito debatida por nós e pelos membros do nosso conselho, que deve beneficiar bastante nosso estado, principalmente nas regiões onde a universidade oferece os cursos de medicina. Trata-se de uma medida a ser adotada por alguns anos, mas que pode ajudar a corrigir um grave problema de mão de obra em nossos municípios.” declarou a reitora. Nair Portela já autorizou que seja aberto o processo e que a ata da audiência pública de Imperatriz o integre. Esse processo será discutido e deliberado pelo conselho universitário.

A expectativa é que essas tratativas acerca da Bonificação sejam feitas nos próximos meses e uma vez aprovada, os alunos de escolas do Maranhão já possam ser beneficiados neste Enem.

COMENTÁRIOS

Júnior Verde destaca agenda em municípios maranhenses no último final de semana

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta terça (08), o deputado estadual Júnior Verde destacou as visitas que fez a diversos municípios durante o último final de semana. O parlamentar tem percorrido o interior maranhense desde o início do mandato, buscando conhecer de perto suas necessidades e ouvindo as demandas da população.

Em Paraibano, Júnior Verde dialogou com lideranças políticas e comunitárias, e vereadores. “Estivemos mais uma vez com o prefeito Zé Hélio, de Paraibano, e colhemos diversas demandas, entre elas, o calçamento daquele município. Já tive inclusive uma oportunidade de levar essa necessidade ao governador Flávio Dino, aos secretários de Estado, no sentido de poder realmente resolver essa problemática, que é muito séria”, esclareceu.

O deputado afirmou que vai reiterar a Indicação que solicita o asfaltamento, e aguarda a liberação de emendas que chegam a R$ 300 mil, destinadas ao fortalecimento social e econômico de Paraibano. “Esperamos a liberação porque entendemos que é algo necessário para melhorar a qualidade de vida do município”, reforçou.

Júnior Verde também esteve em São Domingos do Azeitão participando do tradicional festejo da cidade. “Durante as festividades, pudemos conversar com lideranças políticas e, claro, trazer suas demandas, para que possamos defendê-las aqui nesta Casa. Vamos entrar com várias proposições em prol de São Domingos do Azeitão”, garantiu o parlamentar.

O município de Sambaíba, no Sul do Estado, também foi visitado. Acompanhado do prefeito Santana e vereadores, Verde percorreu a cidade e conheceu algumas obras realizadas pelo gestor municipal. “Um prefeito que hoje sanou as contas públicas daquele município, deixou o pagamento em dia, demonstrando responsabilidade com a boa gestão, com a questão do saneamento básico, da infraestrutura. Fez um belo trabalho para melhorar as vias urbanas, com tapa-buracos e meio-fio, enfim, organizando com o zelo o município de Sambaíba”, reconheceu.

O deputado visitou ainda a ponte que está sendo construída pelo Governo do Estado, que vai permitir o escoamento da produção e o desenvolvimento da região. “Registro aqui, que já solicitamos celeridade na construção dessa ponte, inclusive foi também objeto de diálogo com o governador, que se mostrou sensível ao pleito”, afirmou Júnior Verde, que participou e apoiou a I Copa Verde, uma iniciativa da prefeitura, e que fez parte da programação dos festejos tradicionais de Sambaíba.

“Foi um importante investimento social, uma vez que o esporte estimula sobretudo a cidadania”, concluiu o parlamentar, que encerrou a agenda em Mangabeiras, onde conversou com o prefeito e colheu mais demandas, como a que levará ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para melhoria do acesso de um importante povoado do município.

COMENTÁRIOS

Tribunais de Contas vão analisar prestações de contas eleitorais

A Atricon e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinaram, na última terça-feira (8), o acordo que permite aos Tribunais de Contas analisarem as prestações de contas em vias de prescrição dos partidos políticos referentes aos anos de 2014 e 2015. O convênio foi assinado pelos presidentes da Atricon, Valdecir Pascoal, e do TSE, Gilmar Mendes, e já recebeu a adesão de 23 Tribunais de Contas. O convênio prevê que o trabalho seja concluído até dezembro deste ano.

A estimativa é que, nessa primeira fase, o convênio promova a análise das prestações de contas dos exercícios de 2014 e 2015 dos 35 partidos políticos que receberam recursos do Fundo Partidário. São 92 processos, que somam 1.231 anexos e perfazem o montante de R$ 1.233.243.210,01 em recursos públicos repassados aos diretórios nacionais das legendas. O trabalho será executado por auditores de controle externo designados pelos Tribunais de Contas e capacitados pelo TSE para o exame das contas eleitorais.

O presidente da Atricon disse que a parceria entre controle externo e justiça eleitoral é ponte republicana entre instituições essenciais à democracia brasileira. “A expertise do controle é mais uma vez colocada à disposição da Justiça Eleitoral para, desta vez, verificar a regularidade de contas de partidos políticos. Essa expertise só existe porque os Tribunais de Contas, como de resto todas as instituições públicas e de controle do país, se aperfeiçoaram sobremaneira neste período pós-redemocratização”, afirmou.

“Ao tempo em que os enfrentamos abertamente e procuramos os devidos aprimoramentos – lembro aqui a PEC 22/2017 -, somos sabedores de nossas fortalezas, dos nossos avanços sustentáveis e sabemos também que uma parte considerável das críticas que são feitas hoje aos Tribunais de Contas decorrem justamente do cumprimento do seus deveres constitucionais, ou seja, partem daqueles que estão incomodados com o exercício efetivo do controle externo”, completou Valdecir Pascoal.

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, afirmou que a parceria com os Tribunais de Contas permitirá ao TSE examinar todas as prestações de contas antes de sua prescrição. “Se nós não fizermos essa análise num dado prazo, tudo fica prejudicado, prescreve. De modo que essa foi a engenharia institucional que conseguimos conceber, porque contamos com o apoio do Tribunal de Contas da União e de todos os Tribunais de Contas do Brasil. E isso vai nos permitir analisar com expertise, com técnica, com a devida presteza e a devida celeridade as contas que estão submetidas à Justiça Eleitoral”, disse.

O presidente do TCU, Raimundo Carreiro, classificou como “histórica” a colaboração entre TSE e Atricon. “A celebração desse convênio entre duas instituições parceiras de longa data do TCU retrata bem o espírito de colaboração e de supremacia do interesse público que nos anima e que, com certeza, vem somar-se ao esforço das nossas Casas nesse sentido”, afirmou.

COMENTÁRIOS

PRF interrompe viagem de assaltante na BR-010 no Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interrompeu a viagem de um assaltante na saída da BR-010 em Imperatriz, a 626 km de São Luís. Segundo informações dos policiais da PRF, a abordagem foi feita em frente à Unidade Operacional da PRF em Imperatriz em um ônibus que fazia a linha da cidade de Goiânia para a capital maranhense.

Ainda conforme os policiais, na fiscalização aos passageiros foi abordado um homem que informou aos policiais ter embarcado na rodoviária de Imperatriz e que teria como destino a capital do Maranhão. Ele não possuía nenhum tipo de bagagem. Somente uma sacola com um blusão e dentro dela um simulacro de arma de fogo.

Após verificações nos sistemas de segurança, foi constatado que o mesmo já respondia por roubo majorado e estava em liberdade provisória.

Diante das constatações contra o criminoso, que não teve a sua identidade revelada, foi dada voz de prisão e ele foi encaminhado para o Plantão Central da Polícia Civil em Imperatriz.

Ele foi preso pelos crimes de desobediência à decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

G1.MA

COMENTÁRIOS