Enfim, uma boa notícia! Subiu para 45 o número de maranhenses que estão recuperados do novo coronavírus (Covid-19), segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Maranhão (SES) nesta segunda (6). Foram 16 novos pacientes recebendo alta nas últimas 24 horas.
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Subiu para oito o número de mortes registradas no Maranhão. O anúncio veio do governador Flávio Dino, por meio de sua rede social, na manhã desta terça-feria (7).
Segundo a publicação, o número de casos confirmados subiu para 204. Ainda não há informações oficiais sobre o perfil dos pacientes infectados que foram à óbito.
No seu perfil, o governador faz um apelo para que a população respeite as orientações de isolamento social. “Reiteramos o chamado à colaboração no que se refere ao distanciamento social. Irei editar ainda hoje medidas preventivas sobre viagens na semana santa. Precisamos evitar que o vírus se espalhe ainda mais“, publicou.
Flávio Dino falou, ainda, sobre editar medidas preventivas sobre viagens durante a semana santa no Maranhão.
A Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) abriu nesta segunda-feira (6) as inscrições para a nova etapa do programa de apresentações culturais pela internet. A medida é uma das ações de combate ao novo coronavírus no Maranhão para tentar diminuir o impacto causado no setor da cultural do estado, com a suspensão de eventos com aglomerações de público.
São 50 novas vagas e os interessados podem se inscrever até a quarta-feira (8) pelo site da secretaria de Cultura. Serão selecionados os artistas nas modalidades pessoa física e jurídica e que não foram escolhidos no primeiro edital. Ao todo, já foram selecionados 286 artistas.
As vagas são destinadas para artes visuais, arte urbana, bandas de todos os gêneros, voz e violão, circo, dança, Djs, instrumental, teatro, show de humor e outros.
Para mais informações sobre o edital, acesse AQUI.
Já são quatro as mortes confirmadas pelo novo coronavírus no Maranhão. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (6) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O paciente estava internado há três dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, e era hipertenso, obeso e diabético. O estado também registrou a quarta morte pela doença. A vítima mais recente, foi uma idosa, de 74 anos, que estava internada desde o dia 29 de março no Hospital São Luís. Ela já tinha histórico de doenças cardíacas.
Só neste fim de semana, a secretaria também anunciou que, em menos de 24 horas, o Maranhão registrou mais 37 novos casos do novo coronavírus, elevando para 133 o número de pacientes com Covid-19. Dentre os casos ainda em investigação, são 1040 suspeitos em todo o estado. Outros 1652 casos suspeitos já foram descartados.
A empresa 99 Tecnologia doou 4 mil vouchers ao Governo do Estado em corridas por aplicativo aos profissionais da saúde que estejam em atendimento e deslocamento (casa-trabalho), executando atividades diretamente ligadas a combate do Covid-19 no Maranhão.
“Desde o início da crise sanitária temos recebido doações de produtos e serviços em favor da população. Agradeço a todas as empresas que estão colaborando com a saúde pública no Maranhão”, afirmou o governador Flávio Dino.
Essa é uma parte das ações que integra o conjunto de parcerias entre Governo, sociedade e empresas no período de expansão da pandemia.
O aplicativo de mobilidade irá encaminhar os vouchers ao Governo do Estado, que ficará responsável por fazer a gestão e distribuição dos códigos promocionais aos profissionais de saúde. Cada voucher terá o valor de R$ 15,00 e será válido para um deslocamento. A ideia é contribuir, oferecendo um melhor deslocamento dos profissionais que estão trabalhando diretamente na área da saúde.
O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) alerta para a necessidade de doações de sangue. O estoque apresenta redução desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o Setor de Hemoterapia do Hemomar, atualmente o estoque encontra-se abaixo do nível crítico e o Governo do Estado tem se esforçado para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação.
A média de doadores ideal para manter o estoque seria entre 180 a 200 doadores por dia, normalmente as doações ficam em torno de 160. Atualmente, o volume de doações caiu em 70%. “Para o Hemomar ter um estoque mínimo suficiente para atender por três dias, seriam necessárias 270 bolsas no estoque, sendo 243 positivas e 27 negativas, hoje só existem 48 bolsas no total, sendo 38 positivas e 10 negativas. Portanto, nós estamos bem abaixo do nosso número mínimo, em estado crítico em todas as doações”, afirma a assistente social do Hemomar, Ana Penha.
A responsável pelo Serviço de Hemoterapia, Ana Maria Brito, explica que algumas medidas de segurança foram adotadas para garantir ainda mais a saúde dos doadores neste período de pandemia. “As cadeiras de doação, por exemplo, agora ficam separadas por um espaço de um metro e meio de distância e as da recepção também estão respeitando o distanciamento mínimo para evitar contato entre as pessoas. O trabalho de assepsia está ainda mais rigoroso, estão sendo disponibilizados ainda álcool em gel e máscaras de proteção”, disse.
Também está mais rigorosa a entrevista com os doadores, que sempre acontece antes da doação, com o objetivo de descartar qualquer suspeita de que o doador esteja contaminado com o novo coronavírus; e todos os procedimentos habituais de segurança estão mantidos. “Todos os candidatos à doação de sangue podem ficar despreocupados porque no ato da doação não existe risco algum de contaminação. Os materiais que nós utilizamos são descartáveis, então não há possibilidade de contaminação”, explicou Ana Maria Brito.
Para facilitar o acesso dos doadores ao Hemomar, desde a última terça-feira (31), o Centro disponibilizou o serviço de transporte para grupos de pelo menos cinco e no máximo sete doadores que podem ser feitos por meio do telefone (98) 3216-1134 ou pelo WhatsApp (98) 9162-3334.
O Hemomar incentiva as doações de empresas, comunidades, igrejas e outros grupos. Os interessados em fazer a coleta externa podem solicitar o agendamento para a Coordenação de Coleta Externa, por meio dos telefones já citados. Atualmente, o centro está funcionando de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h, e aos sábados das 7h30 às 12h.
Seis maranhenses que haviam sido confirmados com o novo coronavírus no Maranhão receberam alta da quarentena, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Maranhão (SES). Segundo orienta o Ministério da Saúde, os pacientes atendem ao critério por terem passado 14 dias em isolamento domiciliar, a contar da data de início dos sintomas, e seguem assintomáticos.
Por causa da evolução no número de casos, a proibição de funcionamento de diversos comércios e estabelecimentos no Maranhão foi mantida por tempo indeterminado, mas, segundo o Governo do Maranhão, será reavaliada semanalmente. A proibição de funcionamento afeta os seguintes segmentos:
- Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres;
- Templos, igrejas e demais instituições religiosas;
- Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;
- Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;
- Lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada;
- “Shopping center”, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem
- Serviços de saúde no interior dos referidos dos estabelecimentos;
- Feiras e exposições;
- Indústrias, excetuadas as dos ramos farmacêutico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, obras públicas, alto forno, gás, energia, água, mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como respectivos fornecedores e distribuidores.
Subiu para 62 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão, segundo informações divulgadas pelo governador Flávio Dino, nesta quarta-feira (1º), por meio de uma rede social. O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontava um total de 754 casos monitorados e 1.247 casos descartados.
Nas redes sociais, Flávio Dino chamou atenção para as medidas preventivas tomadas no estado. “Estamos enfrentando um inimigo grave e real: o coronavírus. Próximo boletim da Secretaria de Saúde vai registrar crescimento de casos. Reforço o apelo por medidas preventivas. Dependemos da consciência e engajamento de todos para evitar mortes e sofrimentos”, publicou.
Segundo o boletim mais recente da SES, 31 pacientes com Covid-19 continuam sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Dos casos, três estão internados em um hospital particular da capital e dois em um da rede estadual de saúde.
G1 Maranhão
Sobre matéria publicada neste Blog na noite de ontem, intitulada de “Duarte Jr é acionado na justiça por propaganda antecipada” (reveja aqui), o parlamentar informou, por meio de nota, que vai se manifestar nos autos antes mesmo que lhe seja solicitado pela Justiça, na certeza de que agiu com base na Lei.
“O material produzido trata-se de uma prestação de contas sobre seu mandato, exceção prevista nos termos do Artigo 36-a, IV da Lei 9.504/1997.
Não há qualquer viés eleitoral na publicação. Informa ainda que a contratação do material foi feita bem antes da decretação da pandemia do coronavírus.
Em face da crise provocada pelo enfrentamento da Covid-19, o deputado, por bom senso, já havia solicitado aos Correios a imediata suspensão das entregas, mas uma parte do material já havia sido enviada aos destinatários”.
O deputado maranhense federal André Fufuca (Progressistas-MA) apresentou hoje, projeto de lei que impede a suspensão de planos de saúde por inadimplência durante a pandemia de Covid-19.
“Muitas pessoas não vão poder pagar o plano por conta da crise econômica. Dessa forma, não podemos permitir que o plano abandone essas pessoas justamente quando elas mais precisam”, disse o deputado.
O projeto pretende criar mecanismos que impeçam a suspensão da cobertura pelos planos. Na visão do deputado, a interrupção dos planos pode piorar ainda mais a situação na rede pública.