O Governo do Estado vai distribuir 4.024 oxímetros portáteis a municípios maranhenses, resultado da parceria com o Programa Todos Pela Saúde. Os equipamentos reforçam a assistência prestada a pacientes confirmados e suspeitos de coronavírus (Covid-19) e foram entregues ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que repassou aos municípios maranhenses, por meio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O oxímetro doado é do tipo que se usa no dedo e serve para medição da taxa de saturação sanguínea de forma rápida e confiável. Com o aparelho, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a doença poderão fazer o monitoramento da porcentagem de saturação de oxigênio no sangue (SpO2) e dos batimentos cardíacos por minuto como forma de triagem de atendimento para Covid-19.
“O apoio do Todos Pela Saúde é um bom exemplo do quanto os setores privado e público podem trabalhar juntos com o mesmo objetivo, que é salvar vidas. A luta contra o Coronavírus é de todos nós, e, por isso, devemos manter as mãos estendidas uns aos outros até vencermos esta pandemia”, disse o presidente do Conass e secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Segundo a coordenadora estadual do Departamento de Atenção à Saúde da Família e do Projeto ‘Planificação da Atenção à Saúde no Maranhão’, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Ana Carolina Fernandes, dos 217 municípios maranhenses, 10 possuem população igual ou maior que 100 mil habitantes.
“Eles receberão os objetos de forma direta, ou seja, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS). Os demais 207 que possuem quantitativo menor que 100 mil contarão com a logística de distribuição da SES, que será feita por intermédio das Unidades Regionais de Saúde (URS)”, afirmou Fernandes.
De acordo com a secretária executiva do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems), Idalete Rodrigues, os oxímetros serão distribuídos para todos os 217 municípios maranhenses. “Os aparelhos irão fortalecer ainda mais o trabalho das equipes da Atenção Primária, dando muito mais subsídios aos profissionais que atuam na ponta”, destacou.
Todos Pela Saúde
O Programa Todos Pela Saúde funciona em quatro etapas: a primeira com o envio de equipe técnica aos estados para iniciar trabalho conjunto com os secretários estaduais, centros de operação de emergência e hospitais; a segunda com a organização das demandas e a análise de especialistas; a terceira para tomada de decisões com os gestores de saúde estadual, por último, com a distribuição dos pedidos com acompanhamento das equipes técnicas alocadas.
A Fundação Todos pela Saúde iniciou as suas atividades a partir de doações feitas pelo Banco Itaú, em apoio aos estados, para que fossem fortalecidas as ações de combate ao coronavírus. Além dos oxímetros, o programa já efetivou outras doações ao Maranhão, tais como álcool em gel (galão de 5 litros), máscaras dos tipos cirúrgica e N95, avental, além de óculos especiais. O Programa também fez a aquisição de ventiladores dos tipos portátil e de transporte.
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária da última terça-feira (4), o Projeto de Lei 147/2020, do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021. Aprovado por unanimidade, o projeto seguiu à sanção do governador Flávio Dino (PCdoB).
O projeto de LDO, aprovado para o exercício financeiro de 2021, contém sete capítulos e 67 artigos, definindo as diretrizes que nortearão a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2021, em cumprimento à Constituição do Maranhão, à Lei Complementar Federal 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e às diretrizes orçamentárias do Estado do Maranhão para 2021.
Prevê que os orçamentos da Seguridade Social, Fiscal e de Investimento serão elaborados em consonância com as metas e prioridades estabelecidas para o exercício de 2021 constantes da Lei Estadual 11.204 de 31 de dezembro de 2019 – PPA 2020-2023.
Determina, ainda, que as prioridades e metas da Administração Pública Estadual para o exercício de 2021, atendidas as despesas que constituem obrigação constitucional ou legal do Estado e as de funcionamento dos órgãos, fundos e entidades que integram os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, correspondem às ações relativas ao Plano de Desenvolvimento Socioeconômico (PDS), as quais terão precedência na alocação de recursos no Projeto e na Lei Orçamentária de 2021.
Em caso de necessidade de limitação de empenho e movimentação financeira, o projeto determina que os órgãos, fundos e entidades da Administração Pública Estadual deverão ressalvar, sempre que possível, as ações vinculadas às metas e prioridades estabelecidas nos termos do artigo.
A Lei Orçamentária Anual de 2021 deverá observar, ainda, os compromissos definidos em reuniões com as lideranças representativas das regiões de planejamento do Estado, bem como as resoluções aprovadas nos conselhos deliberativos de políticas setoriais, devendo as deliberações resultantes ser encaminhadas ao órgão central de planejamento e orçamento, até a data a ser estipulada pela Secretaria de Planejamento (Seplan).
Princípios
De acordo com o projeto aprovado, a elaboração da Lei Orçamentária Anual, bem como a sua execução, deverá atender aos seguintes princípios:
I – Gestão com foco em resultados: atingir resultados e indicadores de governo que representem compromissos com a população e que estejam alinhados com os resultados das agendas estratégicas (Compromissos previstos no Programa de Governo 2019-2022; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS; Ações provenientes das Audiências Públicas do Orçamento Participativo; Consórcios Interestaduais de Desenvolvimento; e Plano Mais IDH) , buscando padrões de eficiência, eficácia e efetividade dos programas e projetos;
II – Enfoque regional: descentralização das ações do governo para melhorar a oferta e gestão dos serviços públicos e estimular o desenvolvimento territorial, buscando a interiorização e a distribuição equitativa da renda e riqueza entre as pessoas e regiões;
III – Participação social: permanente em todo o ciclo de gestão do PPA e dos orçamentos anuais como instrumento de interação entre o Estado e o cidadão para o aperfeiçoamento das políticas públicas, conforme estabelecido na Seção V da Lei Estadual nº 11.204 de 31 de dezembro de 2019 – PPA 2020-2023;
IV – Transparência: ampla divulgação dos gastos dos órgãos públicos da Administração direta e indireta, com a exibição dos contratos e aditivos, e informações atualizadas, de forma simplificada quanto às partes contratantes, objeto, valor, vigência, e avaliação dos resultados obtidos, situados no Portal da Transparência, favorecendo o controle social;
V – Estabelecimento de parcerias: formação de alianças para financiamento e gestão dos investimentos e compartilhamento de responsabilidades;
VI – Integração de políticas e programas: visa otimizar os resultados da aplicação dos recursos, focalização do público-alvo e de temáticas específicas;
VII – Acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações e projetos: gerenciamento dos programas, projetos e ações da Lei Estadual nº 11.204 de 31 de dezembro de 2019 – PPA 2020-2023.
Metas e prioridades
De acordo com o projeto, em caso de necessidade de limitação de empenho e movimentação financeira, os órgãos, fundos e entidades da Administração Pública Estadual deverão ressalvar, sempre que possível, as ações vinculadas às metas e prioridades estabelecidas nos termos da referida lei.
Determina, também, que a elaboração e a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária de 2021, bem como a execução da respectiva Lei, deverá ser compatível com as metas fiscais para o exercício de 2021, constantes do Anexo I da referida Lei.
E, ainda, que a elaboração e a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária de 2021, bem como a execução da respectiva Lei, deverão ser compatíveis com a obtenção da meta de resultado primário para o setor público estadual, estabelecida no anexo de Metas Fiscais constante do Anexo I do respectivo Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa.
Reportagem publicada pelo site da revista Veja mostra que São Luís é a capital brasileira com menor taxa de ocupação de leitos de UTI reservados para pacientes com coronavírus.
A maioria das capitais tem taxa de ocupação acima de 70%. Os dados foram fornecidos pelas Secretarias de Estado da Saúde e compreendem tanto a rede pública quanto a privada.
“Apesar de alguns especialistas defenderam como ideal o percentual de 60% de ocupação, a faixa de 70% é aceita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como indicativo de que um lugar está apto a deixar gradualmente o isolamento social”, diz a reportagem.
Levando em conta apenas a rede estadual, a Ilha de São Luís tem taxa de ocupação de 46,05% nos leitos de UTI para casos de Covid-19.
Maranhão
Em todo o Maranhão, existem 112.059 pessoas recuperadas do coronavírus e 8.743 casos ativos – ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. Esse último número vem caindo semana a semana.
Levantamento nacional feito pela Folha de S.Paulo mostra que o Maranhão está na categoria de estados com queda no número de casos levando em conta a média dos últimos sete dias. Além do Maranhão, outros três Estados têm essa classificação.
Nesta quinta-feira 0(6), às 20 horas, no coração de São Luís no bairro da Madre Deus, o economista e oficial de justiça Aníbal, lança oficialmente sua pré-candidatura a vereador de São Luís, ao lado da deputada estadual e pré-candidata a prefeita de São Luís, Detinha.
Com uma trajetória de militância sindical e social, Aníbal pretende iniciar um projeto por São Luís através do olhar das comunidades.
“ Nasci e morei no Centro por mais de 40 anos, não havia melhor lugar para iniciar essa caminhada. Ao lado da deputada estadual e pré-candidata a prefeita de São Luís Detinha iremos discutir com os moradores soluções para a nossa amada São Luís”, comentou Aníbal.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), promulgou a Lei 11.311, de 4 de agosto de 2020, oriunda da Medida Provisória 321/2020, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a possibilidade de pagamento parcelado de débitos referentes ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), cujos fatos geradores tenham ocorrido até 30 de junho de 2019.
Othelino Neto destacou a importância da lei, no sentido de contribuir também com o estímulo da economia local nesse momento de pandemia. “É, sem dúvida, uma iniciativa importante, que vai ajudar o setor econômico do Maranhão, minimizando os efeitos da crise provocada pelo novo coronavírus em diversas áreas. Muitos tiveram que paralisar suas atividades e, por consequência, o Estado deixou de arrecadar. Com as condições facilitadas, poderemos alavancar novas oportunidades de investimentos”, analisou.
Conforme a lei, o pagamento poderá ocorrer em até 60 prestações, com redução de multas e juros. O objetivo é minimizar os impactos econômicos provocados pela crise sanitária da Covid-19, para que seus reflexos sejam superados o mais rápido possível.
Já com relação aos créditos tributários de ICMS decorrentes, exclusivamente, de aplicação de multa, é prevista a redução, conforme a data de constituição, de 90% ou 98% do valor total, se pagos à vista.
Prazos
É autorizada, ainda, em caráter excepcional, a reabertura do prazo de pagamento dos parcelamentos de créditos tributários referentes ao ICMS cancelados por inadimplência ocorrida no período 19 de março até 30 de junho de 2020. Assim, os contribuintes poderão quitar seus respectivos débitos nas mesmas condições antes pactuadas.
Com relação aos débitos do ICMS do exercício corrente, que tenham vencido no período de 19 de março a 30 de junho de 2020, fica autorizado o pagamento em até 12 parcelas mensais, iguais e sucessivas. Ainda no sentido de estimular o setor econômico, ficam suspensas, até 30 de setembro de 2020, as inscrições dos sujeitos passivos realizadas durante o estado de calamidade pública, motivadas por débitos tributários, no Cadastro Estadual de Inadimplentes (CEI).
A partir deste sábado (1º), os shoppings da capital vão voltar a funcionar em horário normal. De segunda à sábado, de 10h às 22h, e aos domingos de 13h às 20h. A abertura ocorrerá com as medidas de segurança sanitária necessárias e se estenderá às lojas e quiosques, praça de alimentação e restaurantes.
O público terá que seguir as regras sanitárias de segurança definidas por autoridades objetivando evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Entre elas, estão as orientações visando o distanciamento social no piso, nos degraus das escadas rolantes e distribuição de álcool em gel, por exemplo.
São Luís Shopping
O São Luís Shopping volta a funcionar em seu horário normal, segunda à sábado, de 10h às 22h, e aos domingos de 13h às 20h. Mesmo com a mudança de horário, o shopping mantém o cumprimento das exigências protocolares com base nas normas sanitárias determinadas pelo Governo do Estado para evitar a disseminação da Covid-19. O supermercado presente no shopping funcionará de 9h às 22h.
Shopping da Ilha
De segunda-feira a sábado, lojas, quiosques e praça de alimentação abrirão das 10h às 22h, e restaurantes das 10h à meia-noite. Aos domingos, lojas e quiosques funcionam das 13h às 20h; praça de alimentação das 12h às 20h.
Rio Anil Shopping
O Rio Anil Shopping também retorna ao horário das 10h às 22h a partir deste sábado (1º). O horário é válido de segunda-feira a sábado. Aos domingos, o horário será das 13h às 20h.
Na manhã desta quinta-feira (30), durante um café da manhã na residência do presidente da Câmara de Raposa, Beka Rodrigues (PCdoB), o ex-prefeito José Laci, líder do 65, declarou apoio à pre-candidatura a prefeito do advogado Eudes Barros (PL). 8 vereadores da base do grupo Laci, também, declararam apoio a Eudes Barros.
“Passou o tempo de brigas políticas que só prejudicam a cidade. Agora é hora de unir forças para o bem da Raposa”, disse José Laci.
Eudes Barros agradeceu o apoio do grupo Laci e afirmou que quer e vai trabalhar, se eleito, para todo o município de Raposa.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, nesta quarta-feira (29), com uma comitiva de representantes do sistema penitenciário maranhense para tratar das pautas de interesse da categoria, entre elas está o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que institui a Polícia Penal no âmbito estadual.
Participaram do encontro o secretário de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Murilo Andrade; o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão (Sindspem), inspetor Márcio Rodrigues; agentes penitenciários de carreira, além dos deputados Professor Marco Aurélio (PCdoB), Vinicius Louro (PL), Rafael Leitoa (PDT) e Dr. Yglésio (PROS), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que constitucionaliza a Polícia Penal no estado.
Na reunião, Othelino Neto destacou a importância do tema para garantir avanços na carreira, além da estruturação do sistema prisional. Ele também reforçou que tanto o projeto de lei quanto a PEC têm por objetivo a constitucionalização da Polícia Penal no âmbito estadual, em cumprimento à Emenda Constitucional nº 104, promulgada pelo Congresso Nacional, que cria as polícias penais na esfera federal, estaduais e distrital.
“Tratamos de uma pauta importante, como o projeto de lei que, dentre outras modificações, cria a Polícia Penal. Conversamos também sobre a PEC, de autoria do deputado Yglésio, que tramita nesta Casa, sobre o mesmo tema. Nosso desejo é que, em um curto espaço de tempo, possamos apreciar essas duas matérias para garantir avanços à categoria e, consequentemente, ao sistema prisional do Maranhão”, disse o chefe do Parlamento Estadual.
Apoio
O secretário Murilo Andrade agradeceu o apoio dos parlamentares. “Viemos pedir aos deputados que aprovem essas duas matérias. Felizmente, tivemos o apoio do presidente da Assembleia, deputado Othelino, para que nós consigamos mudar e nos organizar melhor. Com a aprovação dessas duas proposições pela Casa, conseguiremos desenvolver muito melhor o nosso trabalho”, afirmou.
O presidente do Sindspem, Márcio Rodrigues, disse que o governo Flávio Dino trouxe grandes melhorias para a categoria, mas que precisam ser colocadas em lei para que sejam asseguradas como uma política de Estado e não somente de governo.
“Pedimos que a Assembleia Legislativa ratifique a Emenda Constitucional 104, que transformou os agentes penitenciários em policiais penais. Precisa agora ser efetivada nas Constituições Estaduais porque vai garantir os nossos direitos dentro do Sistema Penitenciário, elevando a categoria”, finalizou.
O deputado Dr. Yglésio pontuou que a PEC de sua autoria busca o melhoramento das polícias no Maranhão. “A proposta será votada na semana que vem, para que a gente constitucionalize a Polícia Penal e consiga evoluir e melhorar ainda mais as polícias no nosso estado”, concluiu.
Em abril, a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc) articulou uma compra de 107 respiradores na China, para ajudarem no combate ao coronavírus no Maranhão. A 13ª Vara Federal Cível da SJMA deferiu, no processo nº 1026364-81.2020.4.01.3700, o pedido de tutela provisória determinando que a União suspenda a pena de perdimento dos respiradores.
A compra destes materiais integrou iniciativa fruto de uma rede solidária formada por empresários que atenderam aos pedidos da Seinc, que coordena as doações e a compra dos equipamentos.
“Os respiradores foram instalados em hospitais públicos do Estado e garantiram assistência para milhares de maranhenses nesta crise sanitária global que estamos vivendo. Esse reconhecimento da Justiça é uma comprovação de que iremos lutar para desburocratizar qualquer procedimento que impeça os pacientes de serem assistidos da melhor forma”, afirmou Simplício Araújo, secretário da Seinc.
Foi determinado pela Justiça, também, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a União liberem antecipadamente as mercadorias importadas relacionadas à novas importações de respiradores/ventiladores mecânicos (ou similares), medicamentos e de outros EPIs destinados ao combate à Covid-19.
Mais ações
Nas ações da Seinc, foram arrecadados mais de R$ 20 milhões em doações para a saúde do Maranhão, com entrega de máscaras, termômetros, álcool 70 e em gel, testes rápidos e serviços gratuitos para profissionais de saúde locais.
As tratativas da Seinc resultaram, ainda: na implantação de hospitais de campanha em Bacabal (pelo Governo Americano) e em Pedreiras (com apoio da Eneva), além da doação de 600 litros de álcool, por meio da empresa Plastik, para a diocese de Bacabal.
Tudo pronto para a Live solidária “Verão Top”, promovida pelo apresentador e colunista Willian Santos. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 30 de Julho, a partir das 16h, e será transmitida pelo canal de Willian no YouTube. A live com cunho solidário será para ajudar produtores, garçons, seguranças, cozinheiras e pessoas que trabalham em eventos.
Segundo Wiliam Santos, apresentador do programa TOP, na Band/Ma, esse é um momento muito especial. “Estou muito feliz em poder realizar a 1° live solidária do nosso Programa Top. Vamos com toda força fazer essa corrente do bem para ajudar o nosso próximo. A Live terá várias surpresas e novidades. Conto com a colaboração de todos na doação de cestas básicas”, disse.
Com uma programação bem diferente e diversificada, a live contará com as participações de grandes cantores e bandas como: Alerrandro Costa, Daniel Duarte, Thais Moreno, Mayara Lins, Mix Brasil, Guto Ximenes, Janaína, Kika Bitencourt, Japa do Arrocha e May Reis.
As participações especias ficam por conta do DJ Bruno Ximenes, Cynthia Sapequara, Mia Cara de Gato, Valeska Furtado, Companhia do Calypso e Alex Júnior.
A live conta com apoios e ajuda de parceiros como: Mansão das festas, Montar, Neon Ideias Luminosas, TVN Internet, Rio Poty Hotel, Tânia Mara Doces, Villa do Vinho Bistrô, Oktos Cervejarias, Manhattan Bartendes, Gisele Arts e Cakes, Dona Luzia Salgados, Lounge Sushi e Bar, Pizzaria Savori, Espetaria Fogo Grill, Bally Energy Drink, RJ distribuidora, Rafaela Viegas (Estética e Beleza), Blackout (Estetica Automotiva), Mayara Bronze, Lexus Butique, Fila Umbro, Restaurante Cabana Grill, Dr. Frutas , Bus Transportes, Ateliê Retoque Final, Tânia Mara Doces, Villa do Vinho, Ejoin Grupo Criativo, Marca Vestem, Montar Produções, MB áudio Vision e Davi Max (Assessoria de Imprensa).