Em atendimento a pedido do Ministério Público Eleitoral de Açailândia, a Justiça concedeu liminar, nesta terça-feira, 15, para proibir o candidato a prefeito Benjamin de Oliveira (foto acima) de divulgar ou transmitir por redes sociais que alcancem o cidadão em geral a convenção partidária marcada para esta quarta-feira, 16. A conduta é considerada propaganda eleitoral antecipada e intrapartidária irregular.
Foi determinado ainda pelo juízo da 71ª Zona Eleitoral que o candidato se abstenha de convidar o conjunto da população para a atividade, que deve ser restrita aos filiados dos partidos integrantes da coligação.
Em caso de descumprimento da decisão, com a transmissão da live ao público, poderá ser aplicada multa no valor de R$ 50 mil.
O MP Eleitoral tomou conhecimento do material de divulgação do evento, denominado “Convenção da Transformação – o futuro pede passagem”, com a imagem do candidato e a informação de que haverá a transmissão pelo perfil do candidato no Facebook, nesta quarta-feira, às 18 horas.
“Essa conduta de divulgação da convenção em rede social do representado viola a legislação eleitoral, tendo em vista que as convenções partidárias são realizadas com a finalidade de que os membros dos partidos políticos se reúnam para escolher os candidatos, seus substitutos e a formação de coligações e não com a finalidade de realizar encontro com pessoas do povo em geral”, destacou na representação a promotora de justiça Glauce Lima Malheiros.
Em sua decisão, a juíza Clécia Pereira Monteiro citou manifestação do Tribunal Superior Eleitoral que vetou a realização de eventos por meio de lives eleitorais e assemelhados, por considerar que o alcance da visibilidade dos candidatos não pode ser estendida para o âmbito da internet devido à sua abrangência indefinida.
“Com a transmissão da convenção, ao vivo pelo Facebook do representado, esse evento não se limitará aos filiados, mas será acessado pelo público em geral, sem um controle daqueles que serão alcançados pela divulgação nesses moldes”, observou a magistrada.
O Maranhão é o terceiro estado, em todo o Brasil, que mais aumentou a qualidade do Ensino Médio das escolas públicas, levando em consideração as últimas três edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O indicador é medido pelo Ministério da Educação e verifica a qualidade das escolas no Brasil.
Desde 2015, o Ideb do Maranhão não para de subir. Foram três aumentos seguidos: 2015, 2017 e 2019, quando chegou a 3,7: a maior nota da história do estado.
Em 2013, antes do Escola Digna e das mudanças feitas na educação do Maranhão, o Ideb tinha caído. Desde 2015, se recuperou e vem crescendo.
Da avaliação de 2013 até a de 2019, o Maranhão aumentou o Ideb da rede estadual (onde estão quase todas as escolas públicas de Ensino Médio) em 32%.
Apenas Espírito Santo (35%) e Alagoas (38,5%) tiveram desempenho melhor nesse período
Investimentos
Investimentos em infraestrutura, ações para o aprendizado de alunos e valorização de profissionais explicam o resultado do Maranhão no Ideb.
“Nós permanecemos com a trajetória de crescimento no que se refere a esse indicador de qualidade da nossa educação”, afirmou o governador Flávio Dino.
Ele lembrou que o Maranhão também tem a terceira melhor nota em todo o Nordeste.
“Estamos no caminho certo, mantivemos a rede estadual do Maranhão como a terceira melhor do Nordeste, atrás apenas de Pernambuco e Ceará, que já vêm há décadas investindo corretamente na educação pública.”
“Precisamos continuar essa trajetória de investimento, com o Escola Digna, Mais Ideb e Pacto Estadual pela Aprendizagem, abrangendo em regime de cooperação, inclusive, as redes municipais. Juntos, teremos um resultado ainda melhor”, acrescentou.
A tarde do último sábado (12) foi mais do que especial para a candidata a Vereadora de Apicum-Açu, Noura Ferreira. Na oportunidade, Noura teve seu nome homologado durante a Convenção municipal.
Ao lado de apoiadores, Noura chegou confiante, assinou a ata da homologação e fez questão de agradecer ao seu grupo por todo o apoio.
“Quero aqui deixar registrado mais uma vez, o meu muito obrigada a todos que me acompanham desde quando anunciei minha pré-candidatura que agora, é oficial, pois a partir de hoje, vamos intensificar mais ainda nossas caminhadas, visitas, conversas, vamos estar mais perto do povo, ouvir suas demandas e juntos, construir um plano de propostas que visem beneficiar toda a população de Apicum-Açu“, destacou Noura Ferreira.
Com o Slogan “Agora É ela”, Noura tem recebido muitos apoios espontâneos por onde passa. De origem humilde, Noura é funcionária pública aposentada e entrou para a política por incentivo da própria família. Carismática, cheia de simpatia e detentora de uma força de trabalho incrível, Noura Ferreira será o voto da renovação, uma legítima representante do povo apicum-açuense.
O Podemos oficializou, em convenção partidária realizada na segunda-feira (14), a candidatura de Eduardo Braide à prefeitura de São Luís. O evento foi realizado em um hotel, no bairro Ponta d’Areia, na capital maranhense.
Na ocasião, o partido anunciou o nome da professora e policial militar Esmênia Miranda como candidata à vice-prefeita.
Os Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrático (PSD) e Partido da Mobilização Nacional (PMN) apoiam a candidatura de Eduardo Braide. Ao todo, os cinco partidos vão lançar 235 candidatos à vereador.
Caso seja eleito, Eduardo Braide afirmou que fará uma gestão participativa, com foco na geração de oportunidades e inclusiva.
“São Luís vai deixar de ser só a nossa Ilha do Amor e passar a ser a cidade da oportunidade. Oportunidade de uma saúde melhor, oportunidade de uma educação de qualidade, um transporte de qualidade, mas acima de tudo, oportunidade para aqueles que nasceram aqui e aqueles que escolheram São Luís para ter seu sonho de uma vida melhor, especialmente por meio do emprego”, disse Braide.
Perfil
Eduardo Braide tem 44 anos e é natural de São Luís. Ele é advogado e está no primeiro mandato de deputado federal pelo Maranhão. Anteriormente, ele já foi eleito por dois mandatos como deputado estadual.
Esta é a segunda vez que Eduardo Braide concorre à prefeitura de São Luís. Nas eleições de 2016, ele chegou a disputar o segundo turno, mas foi derrotado pelo atual prefeito da capital, Edivaldo Holanda Jr.
O Maranhão possui 658 gestores com 1.338 contas julgadas irregulares, popularmente conhecidas como “fichas sujas”, de acordo com dados o Tribunal de Contas da União (TCU). O número de contas julgadas irregulares é maior que o número de administradores, porque há gestores com mais de uma conta irregular.
O Maranhão é o estado do Brasil com mais administradores ou ex-administradores públicos nesta situação. O segundo colocado é o estado de São Paulo, com 599 gestores e 857 contas.
A entrega da relação com o nome dos quase oito mil gestores públicos de todo o Brasil que tiveram suas contas julgadas irregulares pela Corte de Contas foi feita nessa segunda-feira (15), pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Mucio Monteiro, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.
A data da entrega da lista ao TSE, que originalmente acontece até o dia 15 de cada ano eleitoral, neste ano, em decorrência da pandemia de Covid-19, foi prorrogada para até o dia 26 de setembro, de acordo com a Resolução TSE 23.627/2020.
PCdoB confirma Rubens Jr como candidato a Prefeito de São Luís
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou em convenção partidária realizada neste domingo (13), a candidatura de Rubens Pereira Jr. à prefeitura de São Luís. O evento foi realizado com a presença de filiados do partido no Ginásio Costa Rodrigues, na capital maranhense.
O candidato a vice-prefeito é o vereador Honorato Fernandes. Na ocasião, o partido anunciou os 200 vereadores que vão concorrer as eleições municipais em São Luís.
Para as eleições municipais, a coligação do partido conta com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Progressistas (PP), o Cidadania, o Democracia Cristã (DC) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Perfil
Rubens Pereira Jr. tem 36 anos é advogado, mestre em direito constitucional e já foi deputado estadual e deputado federal, ambos por 2 mandatos. É formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e iniciou a carreira como Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão. Em 2019, ele foi titular da Secretaria das Cidades (Secid) no governo Flávio Dino.
Jeisael Marx tem nome confirmado e vai disputar a Prefeitura de São Luís pela REDE
A Rede Sustentabilidade oficializou em convenção partidária realizada no domingo (13), a candidatura de Jeisael Marx à prefeitura de São Luís. O evento foi realizado em uma casa de eventos no bairro Planalto Anil III, na capital maranhense.
A candidata a vice-prefeita é a ativista e porta-voz da Rede no Maranhão, Janicelma Fernandes. Nas eleições deste ano, a Rede não está coligada com nenhum outro partido. O partido anunciou cerca de 30 candidatos vão disputar espaço na Câmara Municipal da capital.
PSOL também lança candidato próprio; Franklin Douglas é o nome confirmado!
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou em convenção partidária realizada nesse domingo (13), em um espaço no Solar da Terra, no Centro de São Luís, a candidatura de Franklin Douglas à prefeitura de São Luís.
Nas eleições deste ano, o PSOL não fez coligações e vai lançar 15 candidatos a vereadores para a Câmara Municipal de São Luís.
Neto Evangelista é oficializado candidato do DEM à Prefeitura de São Luís
O Partido Democratas (DEM), oficializou, em convenção partidária realizada no último sábado (12), a candidatura de Neto Evangelista à prefeitura de São Luís. O evento foi realizado com a presença de filiados do partido no Ceprama, na capital maranhense.
A candidata a vice-prefeita é assistente social Luzimar Lopes. Para as eleições municipais, a coligação do partido conta com o apoio do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Liberal (PSL) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Perfil
Neto Evangelista tem 32 anos e é natural de São Luís. Ele é advogado, empresário do agronegócio e está no terceiro mandato de deputado estadual do Maranhão. Em 2012, ele concorreu como candidato a vice-prefeito de São Luís na chapa com o ex-prefeito João Castelo. Em 2015, ele assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
PSB oficializa candidatura de Bira do Pindaré rumo ao Palácio Lá Ravardiére
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou, em convenção partidária realizada na tarde de sábado (12), em uma casa de eventos no bairro Renascença, na capital, a candidatura de Bira do Pindaré à prefeitura de São Luís.
Para as eleições deste ano, o PSB não fez coligações e vai lançar 40 candidatos a vereadores para a Câmara Municipal de São Luís. “Nós estamos aqui porque queremos uma cidade mais humana, mais bela e mais justa. Esse é o ponto central que vai orientar toda discussão que vamos fazer e que se resume em 40 compromissos. Nosso plano de governo possui 40 compromissos com a nossa cidade”, discursou Bira do Pindaré.
Deputado estadual Yglésio Moyses também confirma candidatura em Convenção do PROS
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) oficializou, em convenção partidária realizada na noite da última sexta-feira (11), a candidatura de Yglésio Moyses à prefeitura de São Luís. O evento foi realizado em um hotel no bairro São Francisco, na capital. O partido também anunciou o nome do médico Mauro César, como candidato à vice-prefeito pela chapa.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai começar a distribuir, nesta segunda-feira (14), os tablets para os contemplados pelos editais Auxílio Inclusão Digital — modalidade plena, publicados pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. Foram aprovados 1.001 alunos, que poderão retirar o equipamento nas bibliotecas dos campi.
Em São Luís, a entrega terá início às 9h30, na Biblioteca Central, localizada no CEB Velho, e será realizada por curso de forma sistemática, com objetivo de preservar a segurança da comunidade acadêmica. Já nos demais campi, o horário de entrega será informado por cada direção local.
Em relação aos chips, a universidade informou que está na última etapa junto às operadoras de telefonia para liberação dos chips e que a UFMA será contemplada na primeira remessa do conjunto de instituições credenciadas. Até o momento, segundo a instituição, nenhuma instituição no Brasil recebeu os chips oriundos do Programa Alunos Conectados.
Ao receber o tablet, o estudante assinará um termo de responsabilidade, no qual enfatiza que o equipamento disponibilizado tem por finalidade o uso exclusivo para as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à instituição. A devolução do equipamento será no mesmo local onde ocorreu o empréstimo.
É de responsabilidade do estudante manter o aparelho em perfeito estado de conservação e seguir todas as diretrizes estabelecidas pela instituição. Em caso de extravio e/ou dano, total ou parcial, do material retirado, é necessário comunicar, imediatamente, à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. A não devolução do equipamento e acessórios (tablet, carregador e cartão de memória) acarretará cobrança judicial e a impossibilidade de efetivar inscrição em disciplinas e/ou conclusão do curso.
O tablet possui 16Gb de memória, sistema operacional Android e conexão de dados móveis. Todos os equipamentos levarão um selo numérico, que é o tombamento, o que fica registrado e identificado no acervo patrimonial da Universidade Federal do Maranhão, sendo, portanto, um equipamento de registro federal.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, neste final de semana, de uma maratona de convenções partidárias que homologaram a candidatura de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em diversos municípios maranhenses de seu grupo político.
“Em razão de estar presidindo a Assembleia, preciso me dividir para visitar as nossas bases e prestigiar as de colegas, deputados estaduais, e de outras lideranças do estado. E, apesar de as cidades serem distantes e os horários dos eventos muito próximos, fiz questão de estar presente nesses municípios para reafirmar o meu apoio a cada um desses candidatos e candidatas, que têm o apoio do nosso grupo político. O nosso esforço é pelo Maranhão e com o intuito de avançarmos muito mais ainda em todos os setores”, disse Othelino.
Neste domingo (13), o parlamentar marcou presença na convenção que oficializou a candidatura do prefeito Zezildo Almeida (PTB) à reeleição em Santa Helena. “Estou muito feliz em ver o desempenho e o ânimo do prefeito Zezildo para enfrentar novamente as eleições nesta cidade tão querida, onde fui o mais votado para deputado estadual no pleito de 2018. Minha forma de retribuir é, junto com Zezildo, trabalhando ainda mais pelos helenenses”.
No sábado (12), a agenda do chefe do Parlamento estadual começou na cidade de Timbiras, na convenção que confirmou a candidatura à reeleição do prefeito Dr. Antônio Borba (Patriota).
“Doutor Borba contará com o meu apoio para continuar administrando a querida Timbiras, terra de gente acolhedora, que merece muito mais ações e benefícios, além dos que já vêm sendo implantados”, afirmou Othelino.
Também para reafirmar apoio, o deputado esteve em Bacabal para visitar o prefeito Edvan Brandão (PDT), candidato à reeleição, que estava acompanhado do deputado estadual Roberto Costa (MDB), do deputado federal João Marcelo (MDB) e do ex-senador João Alberto, presidente do MDB-MA.
Depois, participou em Santa Inês da convenção que homologou a candidatura do deputado Felipe dos Pneus (Republicanos) a prefeito do município. “Essa era uma convenção que eu queria muito participar e fiz questão de estar presente. Meu amigo Felipe tem todo o meu apoio para vencer estas eleições e levar Santa Inês ao progresso”, destacou Othelino.
A última cidade visitada foi Vitória do Mearim, onde foi oficializada a candidatura da ex-prefeita Dóris Rios (PDT) à Prefeitura da cidade, na convenção dos partidos PDT, PCdoB e Democratas.
“Juntos, venceremos estas eleições e trabalharemos para uma cidade cada vez melhor e mais desenvolvida, como assim merecem os vitorienses”, enfatizou.
Turilândia e Grajaú
Na sexta-feira (11), Othelino Neto esteve ainda em Turilândia, na convenção partidária do PTB, PCdoB e Patriota, que confirmou a candidatura de Paulo Curió (PTB) a prefeito da cidade. “O Paulo pode contar com o nosso apoio para fazermos uma campanha limpa e vitoriosa”, afirmou.
Ainda na sexta-feira, pela manhã, Othelino participou também da convenção municipal do PDT, PCdoB e Solidariedade, que oficializou o nome do empresário Marinaldo do Gesso à Prefeitura de Grajaú. “Estamos todos empenhados nessa caminhada, que tem tudo para ser vitoriosa aqui em Grajaú”, garantiu.
Imperatriz
Na próxima terça-feira (16), o chefe do Parlamento estadual marcará presença também em Imperatriz, na convenção partidária que homologará a candidatura do deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB) a prefeito da cidade.
Líder nas pesquisas pela disputa da prefeitura de Timon, o pré-candidato a prefeito, Comandante Schnneyder, recebeu na tarde desta terça-feira (08), o apoio do vereador Henrique Júnior, que decidiu abrir mão de sua pré-candidatura a prefeito para compor a chapa majoritária na condição de pré-candidato a vice.
A decisão foi anunciada por Henrique Júnior na sede do Podemos, no centro de Timon. O vereador declarou estar somando forças a um projeto maior que é “libertar Timon de uma alternância de poder entre duas famílias apenas, que tem maltratado nossa gente. Precisamos de gestão, de novas ideias, de novos pensamentos, construir novos caminhos. Nosso projeto não poderia ser maior que o desejo de libertar nossa cidade”.
A reunião, que contou com a presença de pré-candidatos de diversos partidos de apoio ao Comandante Schnneyder e a Henrique Júnior, marcou a união de dois projetos convergentes da oposição de Timon e que buscam uma mudança na administração pública municipal. Além de compor a chapa junto com o Comandante Schnneyder, Henrique Júnior traz para a chapa os partidos Podemos, PMN e Avante.
Henrique Júnior pontuou que pensa em um projeto coletivo para a cidade e, por isso, a união com o Comandante Schnneyder foi um caminho natural. “Timon já demonstrou que quer a verdadeira mudança, de quem trabalha com amor, que se coloca no lugar do outro. Dialogamos com as oposições de Timon e chegamos à conclusão de que a melhor chapa para ganharmos as eleições e transformarmos o município de Timon é a parceria Comandante Schnneyder e Henrique Júnior”, afirmou o vereador.
Schnneyder afirmou que “esta é uma noite de gratidão. Nossa decisão foi madura e marca o ponto base para a mudança que Timon sonha”. Além disso, ele ainda destacou que esse é um projeto coletivo, que antes de tudo escuta a população. “Esse projeto não é um projeto familiar, ele vem do povo. Timon do povo guerreiro. Estamos nos unindo por um projeto que vai trabalhar pela verdadeira mudança. Juntos, vamos transformar as vidas dos timonenses. Essa é uma união madura, uma união sem vaidades, uma união pelo bem de Timon e dos timonenses”.