Ariston recebe representantes do setor industrial para debater inclusão da água mineral na cesta básica

O deputado estadual Ariston (PSB) recebeu, nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), a visita de representantes da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). Durante o encontro, os dirigentes da entidade apresentaram ao parlamentar uma proposta que propõe alterar a Lei nº. 10.467/2016 para inclusão da água mineral envasada entre os itens que compõem a cesta básica.

“É sempre um prazer e uma alegria receber representantes do setor econômico em nosso gabinete. No encontro de hoje, por exemplo, tratamos da possibilidade de apresentar uma emenda visando incluir a água mineral como item da cesta básica de alimentos”, frisou.

Na ocasião, participaram da agenda o vice-presidente da FIEMA, Dr. Celso Gonçalo, que também é presidente do Sebrae-MA; e o Delegado do SindiBebidas junto à FIEMA e Presidente da PSIU, Francisco Rocha.

Em sua fala, Dr. Celso Gonçalo agradeceu a receptividade do deputado Ariston e destacou a proposta que será submetida pelo parlamentar ao escrutínio dos nobres pares, se insurgindo contra a tradição e acrescentando a água mineral entre os itens componentes da cesta básica.

“A água potável é item de primeira necessidade, imprescindível à vida no planeta, em especial para a espécie humana. Lamentavelmente, esse insumo vital nunca foi visto pelos governos como alimento, razão pela qual não figura entre os itens das cestas básicas, importante instrumento de políticas públicas destinadas a conferir segurança alimentar para as populações carentes”, afirmou.

Também participaram da reunião a senhora Luciana Silva, executiva do SindiBebidas; o advogado Gabriel Pinheiro e o Relações Institucionais e Governamentais da FIEMA, Roberto Bastos.

COMENTÁRIOS

Ônibus do transporte semiurbano não circulam nesta manhã de quinta-feira na Grande São Luís

Os ônibus do transporte público semiurbano, que atendem os municípios da região metropolitana de São Luís, não circulam na manhã desta quinta-feira (25).

Segundo a categoria, um atraso no salário deste mês motivou a paralisação de rodoviários logo no começo do dia. As empresas do transporte semiurbano da Grande São Luís deveriam ter efetuado o pagamento aos trabalhadores desde o dia 20, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema), Marcelo Brito.

Estão sendo prejudicados com esta paralisação usuários do transporte público de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Quem precisou sair dessas localidades e se deslocar de ônibus, no início da manhã, ficou nas paradas amargando longa espera até descobrir a situação.

Por meio de nota, a Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) disse que repassou o subsídio às empresas do transporte semiurbano no último dia 11 de abril e que é delas a responsabilidade de efetuar o pagamento dos funcionários.

“A Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informa que foi realizado o pagamento do subsídio às empresas do transporte semiurbano no último dia 11 de abril, que não é destinado à remuneração de funcionários. O pagamento dos funcionários é de responsabilidade das empresas de transporte público. 

A MOB destaca que em casos de grandes dificuldades por parte das empresas, que resultem no comprometimento do serviço prestado, poderá ser feita intervenção ou mesmo substituição para que os usuários não sejam prejudicados.

Destaca ainda que está em processo de análise, buscando a total licitação do sistema de transporte semiurbano no Maranhão”.

Fonte: Imirante

COMENTÁRIOS

Estrada do Baú: Daniella solicita melhorias em defesa da população

A deputada estadual Daniella usou a tribuna na manhã da última terça-feira (23) para destacar a importância de investimentos nas rodovias que cortam o estado, sejam elas estaduais ou federais. A Parlamentar celebrou a conclusão das obras de melhorias na BR 226, executada pelo Governo Federal, uma importante via de ligação entre o Maranhão e seus estados vizinhos.

Na oportunidade, Daniella apontou algumas necessidades e lembrou a importância da MA 034, objeto de algumas indicações de sua autoria. A rodovia é a principal via de ligação entre o Povoado Baú e a sede do município de Caxias. A Parlamentar afirmou ter recebido algumas demandas de populares e lideranças políticas.

“Tenho levado as demandas ao Governo do Estado e tenho certeza que seremos atendidos. O Governador Brandão tem investido e sabe da importância dessa rodovia. Muito em breve os problemas serão solucionados”, frisou.

Após dialogo com representantes do Governo do Estado sobre o assunto, Daniella assegurou que muito em breve as necessidades da rodovias serão sanadas.

COMENTÁRIOS

Novo site da Assembleia estreia nesta quinta-feira (25) com design moderno e mais funcionalidades

Alinhado com o que há de mais inovador no meio digital, o novo site da Assembleia Legislativa do Maranhão estreia nesta quinta-feira (25), buscando ampliar o alcance e dar mais visibilidade às medidas e ações do Parlamento Estadual. O novo canal (www.al.ma.leg.br) prima pela leveza no formato e no conteúdo, deixando a informação ainda mais atrativa e acessível ao leitor.

“Sempre estamos em busca de melhorar os canais de comunicação da Assembleia porque é por meio deles que as decisões tomadas no Legislativo chegam até a comunidade e ganham eco. O novo site chega dentro dessa perspectiva de alcançar todos os maranhenses e é resultado de um trabalho de muito compromisso e dedicação de toda a equipe”, afirmou a diretora de Comunicação da Alema, jornalista Jacqueline Heluy.

 Ela afirmou, ainda, que o novo site é mais uma conquista da gestão da presidente Iracema Vale (PSB) e substitui o antigo layout, que deixa de existir a partir de hoje, uma vez que já estava em atividade há mais de dez anos.

Desenvolvido por profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação da Alema a partir de amplo planejamento estratégico com a Diretoria de Comunicação da Casa, o novo layout também se adapta à tela de todos os dispositivos, proporcionando uma experiência visual agradável e otimizada para diferentes tamanhos e resoluções. A navegação intuitiva e os menus simplificados facilitam a busca por informações e serviços, tornando a interação mais rápida e eficiente.

“O site foi totalmente reformulado para oferecer uma experiência mais completa e acessível aos cidadãos maranhenses. Desenvolvido com as mais recentes tecnologias e padrões da web, o novo portal garante uma navegação fluida e intuitiva em qualquer dispositivo, seja ele computador, tablet ou smartphone”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Alema, William Nunes.

Dinâmico e acessível

Em termos de conteúdo, o novo site estreia mais noticioso, dinâmico e acessível, com espaço para matérias sobre todas as movimentações dos parlamentares.

“A intenção é aproximar ainda mais o nosso público do Parlamento com uma interface mais leve, objetiva e responsiva, com informações em linguagem simples, clara e de forma mais rápida para o cidadão. Vamos oferecer muito conteúdo diário, tratar de assuntos importantes, sempre oferecendo uma leitura de fácil entendimento”, afirmou Ellen Serra, coordenadora do Núcleo do Portal e Mídias Integradas.

O novo site reforça a integração dos veículos do Parlamento, caso da TV e Rádio Assembleia, que ganham espaços definidos e diferenciados por cores. A rádio tem destaque em aba própria e, agora, todas as edições dos programas produzidos pela emissora estarão disponíveis na capa do portal, a exemplo do ‘Diário da Manhã’, ‘Cultura em Pauta’ e ‘Conheça seu Deputado’.

As galerias de fotos estão mais atrativas, com a possibilidade de visualização de todas as imagens de uma só vez, o que facilita a seleção e salvamento do material desejado pelo internauta. O novo canal também obedece aos parâmetros da transparência, acesso à informação e publicidade dos atos do Parlamento.

Completo e moderno

Vale destacar que o Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão é reconhecido como um dos sistemas de comunicação pública mais completos e modernos do Brasil, abrigando a Agência de Notícias e Mídias Sociais, a TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV) e a Rádio Assembleia (96,9 FM), que atuam de forma integrada na divulgação das atividades do Parlamento Estadual e na promoção da cidadania.

COMENTÁRIOS

William Santos realiza a 4° edição do Chá de Chapéu Beneficente e a 1° edição do Troféu Mulher de Negócio 2024

O Colunista Social do Jornal “O Debate” e Apresentador do Programa Top William Santos da TV BAND Maranhão, realiza a 4° edição do Chá de Chapéu Beneficente e a 1° edição do Troféu Mulher de Negócio neste sábado dia 27 de abril a partir de 15:00 no Bougainville Buffet no Jardim Eldorado reunindo várias mulheres da sociedade maranhense!

Tradição e elegância irão marcar esse evento que tem objetivo de ajudar o grupo de mulheres carentes da Cidade Olímpica além de várias atrações como desfiles de originalidade e bom gosto que prometem tornar a tarde de sábado num animado encontro. Está de regresso o restrito Chá do Chapéu que desafia as mulheres maranhenses a virem a um surpreendente chá envergando os seus chapéus.

Esse ano o apresentador William Santos lança a 1° edição do Troféu Mulher de Negócio que homenageará mulheres que são empreendedoras e que fazem a diferença no mercado maranhense!

O evento terá bate papo com algumas profissionais que cuidam do Mundo Feminino como a Psicóloga Julliana Aragão com o tema: ”Fechando negócios e Equilibrando o estresse”. A empresária Loide Almeida com o tema: ”O desafio de gerir um negócio” e a Consultora de Imagem Letícia Azevedo com o tema: “A autenticidade, é a chave da sua beleza”.

Além de várias atrações como música, dicas de moda, beleza, saúde, gastronomia e o melhor network pessoal de cada uma para divulgar os seus trabalhos e empresas. Mulheres empreendedoras estarão presente no evento para consolidar essa tarde especial entre elas. O universo feminino, as marcas e as novas tendências serão o mote para este encontro de elegância e originalidade onde o chapéu completa o look de todas as convidadas.

O evento tem a produção executiva de Beatriz Veras, toda comunicação visual da artista digital Carolina Moraes e a realização da WS Entretenimento e Marketing!

Serviço:

O que: 4° Chá de Chapéu e 1° Troféu Mulher de Negócio

Quando: Sábado 27 de Abril às 15h

Onde: Bougainville Buffet – Rua Nova Olinda Quadra 50 Casa 10 – Jardim Eldorado São Luís MA

Ingressos: 180 reais e na casadinha 300 reais

Informações: (98) 981283789

Realização: WS Entretenimento e Marketing

COMENTÁRIOS

Iracema Vale participa de lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Programa Maranhão Alfabetizado

Iracema Vale participa de lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Programa Maranhão Alfabetizado

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta segunda-feira (22), do lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal, e do Programa Maranhão Alfabetizado, do Governo do Estado. A solenidade, realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, contou com a presença do governador Carlos Brandão e de representantes do Ministério da Educação.

“É interesse da Assembleia Legislativa que este programa tenha muito sucesso, pois será um grande orgulho para o Maranhão vencer este desafio que é alfabetizar todas as pessoas”, destacou Iracema Vale.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Maranhão Alfabetizado têm como objetivo superar o analfabetismo de crianças, jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos.

“Tenho sempre dito que a educação é o caminho para transformar a vida das pessoas. O primeiro passo dessa transformação será alfabetizar as 600 mil pessoas que ainda precisam ser alfabetizadas em nosso estado. Com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, vamos unir forças com os prefeitos e com os professores que estarão à frente desse processo para conseguirmos erradicar o analfabetismo no Maranhão”, disse o governador Carlos Brandão.

Iracema Vale, governador Brandão e demais autoridades durante a solenidade de lançamento da ação

Adesão

Contando com a adesão dos 217 município do estado, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada vai contemplar, em sua primeira etapa, 20 cidades: Alcântara, Barreirinhas, Boa Vista do Gurupi, Imperatriz, Lima Campos, Luís Domingues, Milagres do Maranhão, Nova Colinas, Nova Iorque, Paulino Neves, Porto Rico do Maranhão, Raposa, Ribamar Fiquene, Sambaíba, Santo Amaro, São Félix de Balsas, São Luís, São Pedro do Crentes, Sucupira do Riachão e Tasso Fragoso.

Já o Programa Maranhão Alfabetizado integra o pacto pelo fortalecimento da aprendizagem, ação estratégica da política educacional Escola Digna, do Governo do Estado, que reforça o regime de colaboração com os 217 municípios para a melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão.

COMENTÁRIOS

Ribeiro Neto propõe retorno do programa “Tarifa Zero” aos domingos e feriados em São Luís

Por meio de um estudo econômico, o vereador Ribeiro Neto (PSB) apresentou à Câmara Municipal de São Luís um novo programa de “Tarifa Zero”, possibilitando o transporte coletivo de ônibus à população aos domingos e feriados de maneira gratuita.

De acordo com o parlamentar, o programa “Tarifa Zero” tem a capacidade de ser custeado integralmente pelo Fundo Especial Municipal de Transporte (FEMT), garantindo assim que os munícipes e aqueles que trabalham na cidade possam desfrutar do transporte público sem custos adicionais nos domingos e feriados.

A gestão direta do programa fica sob a responsabilidade da Prefeitura de São Luís, que tem a capacidade de gerenciar diretamente o sistema, instituir o cadastro prévio para acesso ao programa e promover as adaptações necessárias para o seu funcionamento adequado.

O projeto de lei do vereador Ribeiro Neto foi aprovado nesta segunda-feira (21/04/2024) pelos seus pares e seguirá para sanção do prefeito Eduardo Braide (PSD). O prazo para sancionar ou não é de até 30 dias após o projeto ser encaminhado à prefeitura de São Luís.

COMENTÁRIOS

Time Rei Davi, de Lago da Pedra, é o grande campeão da 1° edição da Copa Davi Brandão de Futsal

A Copa Davi Brandão de Futsal Adulto reuniu 24 times de diferentes cidades, destacando-se Bacabal, Lago da Pedra, Lago Verde e São Luís Gonzaga. O evento, realizado no ginásio da Escola Batista, foi uma iniciativa do Deputado Estadual Davi Brandão (PSB/MA), que enxerga o esporte como agente de transformação social. O grande campeão da competição foi o time Rei Davi, representante de Lago da Pedra, que conquistou o título em uma partida emocionante.

O vice-campeonato ficou com o time Fluxo, de Bacabal, demonstrando o alto nível de competitividade do torneio. Além dos finalistas, também se destacaram Jr Cosméticos e Bayer Munich, que alcançaram o terceiro e quarto lugares respectivamente. O artilheiro do campeonato foi Carlos, do time Fluxo, que mostrou habilidade e destreza dentro de quadra.

O Professor Sérgio Murilo, responsável pela organização do evento, expressou sua gratidão ao Deputado Davi Brandão por resgatar o futsal na cidade de Bacabal e proporcionar essa oportunidade aos atletas da região.

Por sua vez, o Deputado Davi Brandão reafirmou sua crença no esporte como meio de transformação na vida das pessoas, agradecendo aos participantes e à Escola Batista pela parceria que viabilizou a realização da competição. A Copa Davi Brandão de Futsal Adulto foi não apenas uma disputa esportiva, mas também um momento de união e celebração dos 104 anos de Bacabal.

COMENTÁRIOS

Feira de Mães Empreendedoras TEA: Empoderamento e Conscientização em São Luís

Na última quarta-feira, 17 de abril, a Faculdade Anhanguera, localizada no bairro Turu em São Luís, foi espaço de um evento de grande significado para a comunidade local. A Feira de Mães Empreendedoras TEA, dedicada às mães de crianças autistas, reuniu microempreendedoras determinadas a conquistar independência financeira enquanto contribuem para o cuidado e tratamento de seus filhos.

Em sua terceira edição, a feira tem ganhado destaque graças ao apoio do vereador Ribeiro Neto, figura pública que atua na luta pela conscientização e inclusão de pessoas com autismo. A parceria entre o Instituto Coração Azul e o vereador resultou em um evento único, promovendo a visibilidade e o reconhecimento das mães empreendedoras.

Ribeiro Neto, reconhecido por suas iniciativas em prol da comunidade autista, é autor de legislações pioneiras que beneficiam diretamente essas famílias.

A lei de isenção de IPTU para mães de crianças autistas, regulação do uso do cordão de girassol e o programa de saúde bucal voltado para pessoas com transtorno do espectro autista são apenas alguns exemplos do compromisso do vereador com essa causa. A Feira de Mães Empreendedoras TEA não é apenas um espaço de negócios, mas também de sensibilização e apoio mútuo entre as participantes.

Para mais informações sobre o evento e futuras edições, o Instituto Coração Azul está disponível para contato através do WhatsApp: (98) 98482-5500. Este é mais um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.

COMENTÁRIOS

Famem realiza mais uma edição do Qualifica Maranhão, com foco nos desafios do último ano de mandato

Entre os dias 15 e 16, o auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), sediou o II Qualifica Maranhão – regional São Luís, um evento promovido pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), em parceria com o Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Escola de Governo e Administração Pública do Maranhão (EGMA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Univimar, UVCM e ALEMA, que em 2024 visa preparar os participantes para os diversos aspectos que envolvem o encerramento de um mandato municipal.

Na abertura do evento, o presidente da Famem, Ivo Rezende, ressaltou as novidades desta segunda edição. “Além da regional São Luís, recebendo os representantes de 42 municípios, iremos percorrer outras cinco regiões, abrangendo todos os 217 municípios maranhenses. Discutiremos temas como a Lei de Transição de Mandato, Legislação Eleitoral e Responsabilidade Fiscal, para auxiliar os gestores municipais no desafio que é o último ano de suas administrações”.

Os participantes contarão com a presença de especialistas e autoridades em todas as regiões, proporcionando reflexões e soluções práticas para os gestores públicos do estado, abordando desde questões administrativas até aspectos políticos inerentes ao período, como condutas eleitorais vedadas, desincompatibilização eleitoral, vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal e as responsabilidades dos gestores ao deixarem seus cargos, seja por impedimento legal de concorrer novamente ou por não serem reeleitos.

Entre as principais características do Qualifica, destaque especial para a cooperação entre as diversas instituições envolvidas, que permanece neste segundo ano como elemento essencial para o sucesso do programa, reforçando o compromisso conjunto com o aprimoramento da gestão pública no Maranhão e a importância do diálogo e colaboração entre diferentes esferas e áreas de atuação.

“O processo de educação profissional para esses gestores públicos é de salutar relevância, pois evita problemas e melhora tanto a vida do cidadão, como do próprio gestor, que entrega políticas públicas eficientes e permitidas na legislação”, disse Fabio Alex de Melo, secretário de fiscalização do Tribunal de contas do Maranhão.

O evento contou também com a presença da Dra.Tatiana Costa, representante da OAB, que durante sua fala pontuou sobre a busca por uma participação mais ativa das mulheres na política. “A nossa comissão de advocacia eleitoral tem a honra de integrar este importante evento, para tratar sobre transição de mandatos, as alterações relacionadas à propaganda eleitoral para 2024, além dos desafios e estímulos para garantir uma maior envolvimento das mulheres na política”, enfatizou.

O II Qualifica Maranhão seguirá para a regional Imperatriz nos dias 22 e 23 de abril. Até julho passará também pelas regionais de Pinheiro, Santa Inês, Balsas e pela região conhecida como “grande regional”, que engloba os São João dos Patos, Pedreiras, Caxias e Barra do Corda, com evento programado para o município de Peritoró.

COMENTÁRIOS