O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) reforça as ações solidárias em apoio às milhares de pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A corporação prestará apoio no transporte de mais de quatro toneladas de alimentos, arrecadadas pela Igreja Dunamis para serem destinadas aos atingidos. A iniciativa representa esperança àquela população, em meio às adversidades que vêm sendo enfrentadas.
Os alimentos serão coletados nesta quinta-feira, 9, na sede da igreja, que fica na avenida dos Holandeses, Calhau, às 9h, e embarcados ao estado gaúcho via Aeroporto Marechal Hugo da Cunha, com apoio logístico da CCR Aeroportos-Regional São Luís.
O governador Carlos Brandão ressaltou a importância da união de forças diante do sofrimento humano. “Temos acompanhado com muita atenção e sensibilidade toda a situação do povo gaúcho. Nosso governo já realizou o envio de uma equipe de bombeiros e equipamentos para auxiliar no resgate das vítimas. As iniciativas continuam. São sinais concretos de solidariedade que o Maranhão envia para fortalecer a esperança do Rio Grande do Sul. Dias melhores virão”, afirmou.

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, observa que a ação humanitária em auxílio aos gaúchos ganhou proporções significativas, e vem mobilizando diversas instituições em todo o país. “Esta corrente de união mostra o quanto nós, brasileiros, somos solidários e sensíveis à dor de nossos semelhantes. Nós, do Corpo de Bombeiros, reforçamos estes esforços e, acionados pela congregação, faremos estas doações chegarem aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul. A colaboração entre as instituições públicas, entidades religiosas e empresas privadas mostra como a união de esforços pode fazer a diferença em momentos críticos como este”, avalia.
As chuvas intensas deixaram rastro de destruição, desabrigando famílias, destruindo plantações e prejudicando a infraestrutura local. Diante desse cenário desafiador, a solidariedade se torna ainda mais essencial. Desta forma, Corpo de Bombeiros demonstra, mais uma vez, seu empenho com o bem-estar e a segurança do cidadão, no apoio ao transporte dessas doações (alimentos, água e ração animal).
“Em meio à tragédia, surgem gestos de solidariedade que reafirmam a capacidade humana de se unir em prol do próximo. Que essa iniciativa sirva de estímulo para que mais pessoas e instituições se unam em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e em outras regiões afetadas por desastres naturais”, enfatizou o coronel Célio Roberto.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, deu posse na tarde desta terça-feira (7/5), no Gabinete da Presidência, à promotora de Justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim, no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão.
A promotora de Justiça integrava a lista tríplice para preenchimento da vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público estadual para o cargo de desembargador(a), sendo nomeada pelo governador do Estado, Carlos Brandão.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho disse que deseja luz, mais sabedoria, paciência e espírito de colaboração e respeito. “É a primeira mulher que chega ao Tribunal de Justiça como desembargadora pelo Quinto Constitucional, e que outras mulheres venham”, ressaltou.

A desembargadora empossada Graça Amorim declarou que espera continuar honrando o compromisso com a integridade, lealdade, amizade, respeito às leis e simplicidade. “Estou sempre à disposição e a serviço da lei”, frisou.
A desembargadora Sônia Amaral disse que a vinda de uma nova membra ao Tribunal, é motivo de muita alegria para a Corte. “Ouso falar, em nome das mulheres, porque a vinda de uma mulher é mais prazerosa. Temos nos movimentado para que alcancemos um maior número de magistradas. A minha alegria é dobrada de ter mais uma mulher na Corte aumentando a qualidade mas ainda por ser a Graça, que fomos colega de faculdade”, frisou.
A vaga de desembargador(a) foi aberta em decorrência de decisão do Órgão Especial do Tribunal, em sessão ordinária realizada em 6 de dezembro de 2023, criada pela Lei Complementar nº 242/2022 e regulamentada pela Resolução-GP 8/2023.
O termo de compromisso e posse, foi lido pela diretora-geral do TJMA, Ticiany Gedeon Maciel Palacio. Participaram da solenidade, magistrados, magistradas, familiares, advogados, e servidores.

A nova desembargadora, ao lado dos filhos também atuantes na área do Direito: Guilherme Amorim (Juiz), Luís Gustavo Amorim (desembargador federal), Gabriel e Geovane Amorim, também advogados
Em meio ao desastre humanitário causado pela tragédia climática que vem castigando o Rio Grande do Sul nos últimos dias, a situação de calamidade pública e o caos absoluto tomaram conta de Porto Alegre, capital do estado.
Diante de um cenário dramático no qual faltam praticamente todos os itens básicos, especialmente água, moradores da cidade tem protagonizado uma verdadeira “debandada”, abandonando suas casas em direção ao litoral gaúcho. Além do desabastecimento, a capital também enfrenta falta de energia e de suprimentos e sofre com uma onda de violência e saques.
De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil do estado, na noite de terça-feira (7), 401 das 497 cidades do Rio Grande do Sul já foram afetadas, de alguma forma, pelos efeitos da maior enchente da história do estado. Isso representa 80% dos municípios gaúchos.
Dessas mais de 400 cidades, 336 já decretaram calamidade pública. Cerca de 83% dos 10,8 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul vivem nesses municípios.
Até a noite de terça-feira, 95 pessoas haviam morrido na tragédia que abalou o estado. Havia 48 mil desabrigados e 1,4 milhão de pessoas atingidas pelo desastre.
Com o sistema de distribuição de energia comprometido, mais de 450 mil imóveis estão sem luz em todo o estado. Cerca de 85% dos porto-alegrenses estão, neste momento, sem acesso a água, em função da paralisação de cinco estações de tratamento.
Fonte: Infomoney
Após um requerimento do vereador Ribeiro Neto (PSB) ser aprovado na Câmara Municipal de São Luís, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) executou a recuperação asfáltica e correções nos calçamentos e sarjetas no bairro do Cruzeiro do Anil.
A ação, que ocorreu especificamente na Rua das Flores, na Travessa Carajás e na Segunda Travessa das Flores, foi recebida com felicidade pelos moradores, que há anos clamavam por melhorias na região.
A iniciativa foi fruto de um requerimento do vereador Ribeiro Neto, que destacou a importância de atender às necessidades da comunidade local. “O Cruzeiro do Anil é um bairro histórico em São Luís, os moradores merecem mais atenção, tanto na questão da melhoria de infraestrutura, quanto na parte de políticas públicas”, afirmou o vereador em suas redes sociais.

Além da recuperação asfáltica, o vereador também ressaltou outro projeto importante para o bairro, o “Jovens do Futuro”. Um projeto social de sua autoria, que oferece aulas de jiu-jitsu gratuitamente a crianças e adolescentes, com a liderança do mestre Kauã, contribuindo para o desenvolvimento social e esportivo da comunidade. A ação realizada pela SEMOSP em resposta ao requerimento do vereador Ribeiro Neto demonstra uma maior necessidade da administração municipal de poder atender às demandas da população.
O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) divulgou nesta segunda-feira (6) mais uma pesquisa de preços, dessa vez para o Dia das Mães. O levantamento, que conta com preços de mais de 100 produtos, teve no segmento de flores a maior diferença de valores, que foi de 200%.
A pesquisa foi realizada no período de 26 de abril a 2 de maio e, além do comparativo entre itens semelhantes, reúne opções de presente por faixa de preços também. Além das flores, há produtos de perfumaria, cosméticos, livros, acessórios, celulares, joias e relógios.
“Esta é uma das datas mais importantes para o comércio, observa-se o aquecimento das vendas e essa pesquisa de preços do Procon/MA serve tanto para realizar essa fiscalização preventiva, em que acompanhamos preços para evitar os aumentos abusivos puxados pelo aumento da procura e, por outro lado, entregamos para o consumidor uma ferramenta que pode ajudá-lo a também pesquisar e escolher uma opção com preço que caiba em seu orçamento de maneira mais fácil”, explicou a presidente do órgão, Karen Barros.
O item com maior diferença de preços foi a flor Gérbera, com seis unidades em embalagem simples, vendida a R$ 45,00 na Flora Fogaça do Cohafuma e a R$ 15,00 na Flor de Maio (Cohajap).
Entre os livros pesquisados, há diferença de até 80,16%, encontrada no título Aprendizados, de Gisele Bundchen (Editora Best Seller), vendido a R$ 89,90 na Leitura do Shopping da Ilha e a R$ 49,90 na Leitura do São Luís Shopping.
Em itens de perfumaria e maquiagem, acessórios, celulares e joias e relógios, é possível encontrar opções de presentes que variam de 59,90 até R$ 6.433,00.
A pesquisa completa pode ser conferida no site www.procon.ma.gov.br
A TV Assembleia foi a grande vencedora do Prêmio MPMA de Jornalismo 2023, na categoria Telejornalismo, com a reportagem “Importunação sexual no transporte público”, da repórter Márcia Carvalho. O troféu foi entregue durante café da manhã oferecido no Hotel Luzeiros, na manhã desta segunda-feira (6).
“A TV Assembleia e toda a equipe envolvida nessa reportagem está de parabéns. Ficamos muito felizes por ter sido uma premiação dupla. Afinal, foi colocado pela comissão que a reportagem da TV Assembleia foi a melhor dentre todos os trabalhos analisados pelo Ministério Público. É uma grande satisfação para todos nós receber esse prêmio”, festejou a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, jornalista Jacqueline Heluy.
A repórter Márcia Carvalho, que recebeu o prêmio em nome de toda a equipe da TV Assembleia, agradeceu, também, aos profissionais envolvidos na produção da reportagem: Ananda Fontinele (produtora), Adiel Santos (editor), Luís Fernando Wolf (repórter cinematográfico) e Edvaldo França (motorista). Ela disse que ter recebido o prêmio foi algo muito especial e gratificante.
“Esse prêmio é em reconhecimento à competência e profissionalismo da TV Assembleia do Maranhão, sob o comando da jornalista Jacqueline Heluy, que reúne uma equipe antenada, dinâmica e comprometida com a informação de interesse da sociedade”, disse Márcia Carvalho.
Foram premiados trabalhos inscritos nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo, além de estudantes. O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, parabenizou a TV Assembleia. “A TV Assembleia está de parabéns, pois a reportagem foi simplesmente fantástica. Parabéns à Assembleia Legislativa do Maranhão e aos que fazem a emissora pública”.
Juraci Vieira, subdiretor de Rádio e TV Parlamentar da Assembleia Legislativa do Maranhão, afirmou que a TV Assembleia produz, entre diversas outras, reportagens sobre cidadania, empoderamento feminino, violência contra a mulher, direitos e deveres dos cidadãos. “Esses estão entre os temas que trabalhamos todos os dias e que reforçam o nosso compromisso com a população maranhense”, destacou Juraci Vieira.
A jornalista Cristina Serra, que ministrou palestra no evento, enfatizou que a comunicação pública, de uma maneira geral, é um componente essencial do ambiente de comunicação de uma democracia.
“Uma coisa é a comunicação comercial, que faz um trabalho importante e presta seu serviço, mas tem outros objetivos. A comunicação pública, por outro lado, é voltada para os assuntos de interesse público. Fiquei imensamente feliz de ver que o prêmio principal foi para um veículo de comunicação público”, destacou a jornalista, que permeou a palestra com manifestações em defesa da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.
O Golden Shopping Calhau anunciou na noite de segunda-feira (6) que funcionará como ponto de arrecadação para ajudar os impactados pela tragédia climática que devastou nos últimos dias o estado do Rio Grande do Sul. A ação acontece em parceria com a Cruz Vermelha.
Neste momento, os pedidos de doações são itens como alimentos não-perecíveis, de higiene pessoal, colchões, cobertores, travesseiros roupas pessoais e de cama e banho e ração animal lacrada, além de água, já que muitas estações de tratamento foram comprometidas pelas inundações dos municípios.
A administração do Golden Shopping Calhau informou que o ponto para entrega está no Acesso 01, próximo à Arena Premium e funcionará das 9h às 22h.
A deputada e procuradora da mulher da Assembleia Legislativa, Daniella (PSB), ocupou a tribuna na manhã desta terça-feira (07) para destacar o ato de posse do suplente de deputado federal, Remy Soares (PP), na Câmara dos Deputados, em Brasília, que ocorre hoje (07).
Daniella celebrou o ato afirmando que esta é a primeira vez que uma liderança política da cidade de Presidente Dutra assume um mandato de deputado federal. “Fico muito feliz em anunciar que nossa cidade terá o primeiro deputado federal da sua história, um marco importante na representatividade do município. Tenho certeza absoluta, que meu amigo Remy Soares vai desempenhar uma atuação exitosa em defesa de Presidente Dutra, do Maranhão e do Brasil”, celebrou Daniella.
Remy Soares assume mandato como deputado federal em Brasília, em razão do afastamento da deputada federal Amanda Gentil. “Cumprimento a deputada Amanda pelo gesto e pelo seu desempenho como uma das mais produtivas parlamentares de país”, acrescentou Daniella.
Médico e filho de uma família tradicional da Região Central maranhense, Remy Soares tem 34 anos e alcançou a terceira suplência pelo Partido Progressista, obtendo nas eleições de 2022 7.270 votos.
O engenheiro Vinicius Vale, pré-candidato a prefeito de Barreirinhas, visitou o auditório do Salão Vicente, onde estava sendo realizado primeiro dia da a ação social “100% Visão”, evento realizado pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, com o apoio do Governo do Estado, que iniciou nesta quarta, 01, e vai até a sexta-feira, 03.
A ação social que iniciou às seis da manhã, com a distribuição de senhas para atendimento, contempla a realização de consultas oftalmológicas gratuitas e a doação de óculos de grau, para a população de Barreirinhas. O evento supre uma grande necessidade para a população da região que, em maioria, deixa de fazer consultas e adquirir óculos por falta de condições financeiras.
Na oportunidade, Vinicius comemorou com a população presente as novidades trazidas pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, que marcou presença no evento, acompanhada pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão e do deputado estadual Antônio Pereira. A primeira notícia dada pela deputada foi destinação de emenda sua, no valor de R$ 1 milhão de reais ao Corpo de Bombeiros para a aquisição de uma “ambulancha”, transporte marítimo que vai atender a região das praias, em Barreirinhas com atendimento de urgência e transporte de pessoas doentes ou feridas em acidentes.
Em seguida, Iracema Vale anunciou a expansão de serviços do Hospital Regional de Barreirinhas para tratamento de hemodiálise e realização de ressonância magnética, atendendo a toda a região dos Lençóis.

Para disponibilizar os novos serviços, o hospital deverá receber uma obra de adequação do espaço físico que inicia na próxima quarta-feira, 08. Vinicius Vale destacou a importância da ação social “100% Visão”. “É com muita alegria que estamos aqui, em mais um projeto da deputada Iracema Vale.
Esse foi um anseio da população prontamente atendido pela nossa deputada e pelo governador Carlos Brandão, representado pelo secretário Orleans Brandão. É um projeto que vem para o bem da população de Barreirinhas, para que as pessoas possam resolver os seus problemas de visão. Também fiquei muito feliz com as novidades trazidas pela deputada para a saúde no município. A população de Barreirinhas merece”, enfatizou.
Em sessão solene, os quatro novos dirigentes do Poder Judiciário do Maranhão tomaram posse na última terça-feira (30/4), no Auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Multicenter Sebrae), em São Luís. Os desembargadores José de Ribamar Froz Sobrinho (presidente),Raimundo Bogéa (1º vice-presidente), José Jorge Figueiredo (2º vice) e José Luiz Almeida (corregedor-geral) assumiram os cargos para o biênio de abril de 2024 a abril de 2026. Antes da solenidade, os empossandos participaram de entrevista coletiva perante a imprensa local.

A solenidade teve a presença dos desembargadores e desembargadoras da Corte, juízes e juízas, autoridades dos Três Poderes nos âmbitos federal, estadual e municipal, militares, acadêmicos, membros do Sistema de Justiça, servidores e servidoras, representantes de povos indígenas e da sociedade civil, entre outros.
Compuseram o dispositivo de honra o governador do Estado, Carlos Brandão; a presidenta da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares e Rogério Schietti; o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; o ministro de Esportes, André Fufuca; a presidenta do TRT-16ª Região, desembargadora Márcia Andréa Farias; o corregedor do TRF-1ª Região, desembargador federal Ney Bello; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; a diretora da Escola Superior da Magistratura (Esmam), desembargadora Sonia Amaral; o presidente do TRE/MA, desembargador José Gonçalo Filho; o procurador-geral da Justiça em exercício, Danilo José de Castro; e o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Os desembargadores Bayma Araújo (mais antigo) e Luiz de França Belchior (mais novo) conduziram os novos dirigentes para a sessão solene. O Grão-Colar presidencial Clóvis Beviláqua foi transferido pelo desembargador Paulo Velten (biênio 2022/2024) ao novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, simbolizando a transmissão de poder no Judiciário maranhense.
JUSTIÇA E CIDADANIA
O presidente empossado, desembargador Froz Sobrinho, abriu seu discurso com a participação ao vivo dos facilitadores e facilitadoras dos 121 Pontos de Inclusão Digital (PID) distribuídos em cidades, povoados, quilombos, aldeias indígenas e ilhas localizadas em todas as regiões do Maranhão, por meio do programa Justiça de Todos desenvolvido ao longo de sua gestão à frente da Corregedoria Geral da Justiça (2022/2024), objetivando ampliar o acesso à Justiça para populações de locais de difícil acesso. “Fomos de Davinópolis a Caçacueira, em Cururupu, passando por Montes Altos, várias cidades, termos e lugares distantes no Maranhão, isso é justiça inclusiva e foi no que apostei na Corregedoria”, frisou, anunciado que a próxima sala será instalada no bairro da Liberdade, em São Luís, considerado o maior quilombo urbano da América Latina.

O desembargador agradeceu familiares, colegas da Corte, juízes, juízas, servidores e servidoras, dirigindo-se aos indígenas, albinos, pescadores, agricultores familiares, populações que devem ser acolhidas pelo sistema de Justiça. “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte, e a Justiça é a única saída para muita gente”, citou.
Froz Sobrinho ressaltou o objetivo de levar o Judiciário ao encontro do povo e suas demandas de justiça e cidadania, por meio de uma jornada diária em busca da excelência administrativa e judicial, com harmonia entre os Poderes e apoio do Ministério Público, da Defensoria, da OAB e da Polícia. “Comprimos ao longo dos anos com esforço continuado às metas e chegamos ao reconhecimento nacional do CNJ com o Selo Ouro, prospectaremos um diamante em breve com investimento em planejamento, integração, inovação e tecnologia”, observou.