Em uma iniciativa voltada para a capacitação de jovens de baixa renda, o Deputado Estadual Davi Brandão, (PSB/MA), lançou o “Programa Qualifica Bacabal”. O programa, em parceria com o SENAC Bacabal, visa preparar jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos.
A divulgação e as informações sobre o programa estão sendo realizadas online, através das redes sociais do deputado, entre os dias 3 e 8 de junho de 2024. As inscrições, no entanto, devem ser feitas presencialmente no balcão de atendimento do SENAC Bacabal, localizado no centro da cidade.
O Deputado Davi Brandão destacou a importância do programa para os jovens de Bacabal: “Estamos muito preocupados com o grande número de jovens que não têm a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. Com o Programa Qualifica Bacabal, queremos oferecer a esses jovens as ferramentas necessárias para que possam conquistar um futuro promissor.”
As inscrições serão divididas por cursos específicos, cada um com datas definidas. Nos dias 10 e 11 de junho, serão aceitas inscrições para o curso de Introdução à Informática – Windows e Office. Nos dias 12 e 13 de junho, será a vez do curso de Operador de Caixa – Qualidade na Linha de Frente.
No dia 14 de junho, os interessados poderão se inscrever no curso de Comunicação e Técnicas de Comunicação, e no dia 17 de junho, as inscrições serão para o curso de Atendimento Humanizado em Serviços de Saúde. O atendimento no SENAC será das 8h às 22h.
O jovem Moisés Castro, do bairro Cohab, expressou seu entusiasmo pela iniciativa: “Essa é uma oportunidade incrível. Vou me inscrever no curso de Comunicação e Técnicas de Comunicação. Acredito que essa capacitação vai abrir muitas portas para mim no mercado de trabalho.” Os cursos serão realizados nas instalações do SENAC em Bacabal, que oferece infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades. O programa é destinado principalmente a jovens de baixa renda da região, que enfrentam dificuldades financeiras para custear.
A VittaJob franquia, empresa maranhense que trabalha com qualidade em medicina ocupacional e segurança do trabalho lançou com excelência a VittaJob para todos em Telemedicina no último dia 01.06 no Dalplaza Center na Cohab com distribuição de muitos brindes.
A VittaJob agora está ainda mais acessível para você! Nessa nova plataforma oferece especialidades médicas disponíveis 24h por dia, garantindo atendimento de onde você estiver e quando você precisar.

A VittaJob para todos chega no mercado maranhense com inovação e tecnologia com comodidade e credibilidade para todos que querem se consultar com profissionais da medicina sem sair de casa ou de qualquer lugar. Na VittaJob para todos é fácil, rápido e seguro com atendimento de médicos com mais de 30 especialidades em consultas na palma da sua mão e conforto!
Foram empossados nesta quarta-feira (5) os membros integrantes da Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050, instrumento que visa definir estratégias para induzir o desenvolvimento socioeconômico integrado e a redução das desigualdades sociais e regionais no estado. A solenidade de posse da Comissão do Plano Maranhão 2050 foi realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, e contou com a presença do governador Carlos Brandão, além de representantes da administração pública estadual, setor privado e da sociedade civil.
O Plano Maranhão 2050 representa um marco histórico, já que é o primeiro plano estratégico de longo prazo adotado pela gestão pública no estado. O plano apresenta uma estratégia sólida, com metas que buscam a atração de investimentos, a redução da miséria, inclusão social e a geração de oportunidades para toda população.
Já a Comissão do Plano Maranhão 2050, por sua vez, será responsável pela definição de diretrizes, planejamento, desenvolvimento e coordenação de estudos e cenários que viabilizem a elaboração do Plano Maranhão 2050.
A criação da Comissão do Plano Maranhão foi instituída pela edição do decreto estadual nº 39.131/24, que situa seus membros na posição de “guardiões” e multiplicadores da agenda na sociedade civil, no Governo, na Academia e no setor privado.
Para o governador Carlos Brandão, o Plano Maranhão 2050 vai facilitar a atração de novos investimentos e a geração de mais postos de trabalho no estado, uma vez que o instrumento proporciona maior segurança jurídica e política para a instalação de novos negócios.
“Os empresários, ao investir no Maranhão, querem saber como será a programação para o futuro. Portanto, a gente não pode pensar em um planejamento apenas para a gestão Brandão. Para atrair grandes investimentos nós precisamos estar em sintonia com as grandes empresas e mostrar que o Maranhão está preparado, o Maranhão tem projeto, o Maranhão tem planejamento”, avalia Brandão.
Formada por 65 pessoas, entre titulares e suplentes, a Comissão do Plano Maranhão 2050 é composta por representantes de órgãos da administração estadual, do empresariado, de universidades e da sociedade civil organizada.
Cabe a Comissão organizar ações de construção coletiva, plural, paritária e de mobilização dos diversos segmentos da sociedade, realizando audiências públicas, estimulando parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais e desenvolvendo outras atividades que possam contribuir com o aprimoramento do Plano Maranhão 2050.
“Esse Plano visa, a partir dos diagnósticos identificados, montar estratégias para alcançar metas para que possamos impulsionar o estado do Maranhão para os próximos anos. Ou seja, o governador Carlos Brandão fortalece o planejamento público e a gestão pública, a fim de melhorar, cada vez mais, os indicadores sociais do Maranhão”, explica o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Vinícius Ferro.
Além da Seplan, a coordenação técnica do projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e de representantes das classes patronal e dos trabalhadores.
Novos investimentos e desenvolvimento sustentável
O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), Celso Gonçalo, foi um dos membros empossados na comissão. Ele acredita que o planejamento a longo prazo garante condições mais favoráveis para a instalação de novas empresas no estado.
“O Maranhão 2050 é uma grande esperança que nós empresários temos. Acho que é a primeira vez que o Estado está propondo um programa público, a longo prazo, algo que dá segurança para os empresários investirem com a perspectiva de longo prazo. É uma segurança para os investidores”, sublinha Gonçalo.

Presidente do Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (Sindicanálcool), o engenheiro agrônomo Milton Campelo também foi um dos novos membros empossados na Comissão. Ele ressalta que o planejamento integrado é importante para que haja desenvolvimento econômico, com responsabilidade ambiental.
“O Maranhão tem a sua base industrial competente, ativa, que vem contribuindo na produção do etanol e açúcar. A partir do ano que vem o Maranhão passará a ser exportador de etanol. É um fato extremamente relevante e nós estaremos contemplando essas ações no Plano 2050, importante para o futuro do estado do Maranhão, do ponto de vista econômico, social, e com respeito pleno ao meio ambiente”.
Confira a relação de instituições participantes da Comissão do Plano Maranhão 2050:
Associação Comercial do Maranhão
Associação dos Jovens Empresários do Maranhão – AJE
Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas -AMDA
Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz
Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís
Companhia Maranhense de Gás – Gasmar
Conselho Regional de Economia – 15° região – Corecon/MA
Escola de Governo do Maranhão – Egma
Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – Faema
Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – Fiema
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão – Fecomércio
Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem
Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão – Fetaema
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – Ipam
Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – Imesc
Maranhão Parcerias – Mapa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Especiais Estratégicos – Sedepe
Secretaria de Estado da Fazenda – Sefaz
Secretaria de Estado de Indústria e Comércio – Seinc
Secretaria de Estado de Monitoramento das Ações Governamentais – Semag
Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento – Seplan
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – Sedihpop
Secretaria Geral da Governadoria do Estado – Seg
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Maranhão – Sebrae/MA
Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e Pará – Sindicanálcool
Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE-MA
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – Uemasul
Universidade Estadual do Maranhão – Uema
Universidade Federal do Maranhão – Ufma
O casal de empresários Ângela Duarte e Higor Trindade ainda repercutem o sucesso do coquetel de lançamento da HD Info, realizado na semana passada para convidados especiais. A loja está localizada no Golden Shopping Calhau.

Com design arrojado e equipe especializada, o empreendimento oferece todos os serviços de informática e um mix variados de produtos para venda, inclusive para o nicho de gamers, das melhores marcas do mercado.
A HD Info é uma empresa genuinamente maranhense e está no mercado há mais de 14 anos com atuação de serviços prestados de Tecnologia da Informação para grandes redes. Em 2024, Ângela Duarte e Higor Trindade deram mais um passo ampliando a atuação da empresa apostando no segmento de varejo. A loja funciona de Domingo a Domingo, das 10h às 22h.
A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) realiza nesta semana a segunda edição da Semana de Meio Ambiente, com o tema “Plantando o Amanhã”. O objetivo é reafirmar os compromissos ambientais já firmados pela empresa e integrar os colaboradores por meio da conscientização ambiental, com ações práticas de preservação e uso consciente dos recursos, assegurando a sustentabilidade do presente e do futuro.
“Nós escolhemos esse tema porque vem a confirmar tudo que já foi feito em mais de um ano da gerência de meio ambiente e vem provocar todos nós colaboradores, trazer a conscientização ambiental nesse cenário de mudanças climáticas e grandes tragédias que estamos enfrentando. A nossa programação é bem diversificada e as atividades estão previstas nas UPAS, policlínicas, hospitais, sede e anexos”, explicou o engenheiro ambiental, Lucas Lopes Vieira.
A palestra de abertura foi ministrada pelo físico e engenheiro ambiental com ênfase em acústica, Sérgio Silva, e teve como tema “Acústica, Protagonismo na Saúde Humana”.
A colaboradora do Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (Semst) da Emserh, Edilúcia Bezerra, aprovou a iniciativa. “Muito importante esse momento para todos nós, para todas as áreas, tanto administrativo quanto operacional. O ruído está presente em todos os ambientes. A gente trabalha com telefonia, operacional, atendimento ao público nas unidades e é importante termos ciência da importância desses ruídos e efeitos no nosso dia a dia. São assuntos que conseguimos trazer para o nosso diário, não somente na área de meio ambiente como dentro das nossas unidades hospitalares”, frisou.
A programação que segue até sexta-feira (7) inclui palestras; oficina de reciclagem e reutilização de materiais no ambiente corporativo; blitz ambiental em unidades da Emserh, com o objetivo de verificar a organização ambiental em todos os setores da empresa; dia de conscientização ambiental na sede e anexos; plantio de mudas e entrega de sementes personalizadas.
Com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), lançou o Programa Plástico Zero nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. O intuito é diminuir o uso e consumo de produtos à base de plástico, um dos principais degradadores do meio ambiente.
“Desde o início do meu mandato, tenho enfatizado a importância de políticas que promovam a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Acreditamos que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade coletiva, que exige ações concretas e comprometidas de todos os setores da sociedade”, pontuou Iracema Vale.
Os detalhes do programa foram explanados pela presidente Iracema Vale durante entrevista coletiva, com participação dos deputados Antônio Pereira (PSB), Solange Almeida (PL), Jota Pinto (Podemos), Alan da Marissol (PRD) e João Batista Segundo (PRD).
Entre as ações, nesta fase do programa, cada servidor do Parlamento Estadual receberá um copo e uma garrafa térmica para fazer o consumo de água não apenas durante o expediente de trabalho, mas ao longo de outras atividades.
De acordo com Iracema Vale, a medida impactará em redução no consumo de aproximadamente 7 mil centos de copos plásticos descartáveis na Alema, o que contribuirá para a diminuição desse produto no meio ambiente e também para a queda nas emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera, proveniente da fabricação do material e do veículo utilizado para o transporte dos copos.
Durante a sessão plenária desta quarta-feira, realizada logo após o lançamento, a presidente entregou aos demais deputados os copos e garrafas térmicas.
Compromisso
Iracema Vale ressaltou o compromisso de desenvolver políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável não apenas no âmbito da Assembleia Legislativa, mas em todo o Maranhão. “Estamos trabalhando incansavelmente para construir um Maranhão onde o desenvolvimento econômico caminhe lado a lado com a preservação ambiental”, destacou.
O deputado Antônio Pereira (PSB), primeiro-secretário da Mesa Diretora, também avaliou positivamente o Plástico Zero. “Trata-se de um programa de grande importância para o meio ambiente, para a economia da Casa e, portanto, para a economia do povo do Maranhão. É uma medida de vanguarda, moderna, que vem fortalecer o pensamento nessa questão ambiental”, disse o deputado.
Sustentabilidade
Dentro das ações de responsabilidade ambiental, a Assembleia Legislativa também instalou, no mês de março, cinco purificadores de água ecológicos na Casa. A empresa responsável pelos equipamentos, H2O Quality, realizou treinamento para o manuseio e o processo de higienização dos galões.
As máquinas serão responsáveis por filtrar e esterilizar o líquido a ser consumido. Três purificadores estão instalados no Palácio Manuel Beckman, enquanto um está no Complexo de Comunicação e o outro na Creche-Escola Sementinha.
Mais duas importantes intervenções de trânsito serão executadas pelo Governo do Maranhão na Região Metropolitana de São Luís. Nesta terça-feira (4), foram assinadas ordem de serviço para o melhoramento geométrico do retorno do Olho d’Água e a requalificação da MA-203 no trecho do Viaduto Neiva Moreira até o Cais da Raposa.
As duas novas obras para melhorar o tráfego da Grande São Luís foram apresentadas durante solenidade no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís. As duas obras serão executadas com recursos próprios do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Serão investidos R$ 8.781.712,36 nas obras do melhoramento geométrico do retorno do Olho d’Água e R$ 14.472.068,49 na requalificação da MA-203 no trecho do Viaduto Neiva Moreira até o Cais da Raposa.
Após a assinatura das ordens de serviço para o início das duas intervenções, o governador Carlos Brandão informou que as duas novas obras são complementares a outras intervenções que o Governo do Maranhão tem feito para ampliar e modernizar a malha viária da Grande São Luís. “Já fizemos requalificação da Estrada do Araçagi (MA 203), no trecho que vai do Olho d’Água até o viaduto do Alphaville, que melhorou muito a fluidez na região. Agora será feita uma intervenção para melhorar o retorno do Olho d’Água, deixando o tráfego mais seguro e com melhor fluidez.
Já no trecho que vai do Viaduto Neiva Moreira até o Cais da Raposa, vamos fazer uma requalificação completa com alargamento das vias, novos acostamentos, nova sinalização e implantação de ciclovias”, explicou o governador Carlos Brandão.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, afirmou que estas são mais duas obras muito importantes para a fluidez e modernização do tráfego da Grande São Luís. “Estas novas intervenções são importantes, principalmente para mora e trafega diariamente na região da MA 203, pois vai melhorar muito o trânsito.
A previsão é que estas obras sejam concluídas em até seis meses, transformando totalmente o cenário da região, que vai ganhar um tráfego mais seguro, moderno e com mais agilidade”, disse.
Melhoramento
geométrico do Retorno do Olho d’Água A obra de melhoramento geométrico do Retorno do Olho d’Água atende às demandas crescentes de mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico na região da interseção da Rodovia MA-203 (Avenida dos Holandeses) com a Avenida São Luís Rei de França, em São Luís.
No trecho serão executados serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização, dando mais fluidez ao trânsito, garantindo o aumento da segurança viária, melhoria da qualidade de vida para quem trafega e mora nas regiões de São José de Ribamar e Raposa, que estão entre as que mais crescem na Grande São Luís. Requalificação da MA-203 Já a requalificação da MA-203 no trecho do Viaduto Neiva Moreira até o Cais da Raposa inclui serviços de alargamento da via em aproximadamente 4 metros, implantação de acostamentos, implantação de ciclovias, rejuvenescimento da pista com aplicação de microrrevestimento asfáltico com polímero e nova sinalização horizontal e vertical.
Ao todo, são 11,69 quilômetros de intervenção no trânsito da região. O alargamento da via em aproximadamente 4 metros de cada lado e a implantação de acostamentos reduzirão significativamente os congestionamentos e facilitarão o fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico.
Além disso, essas melhorias aumentarão a segurança, proporcionando mais espaço para manobras e emergências. A implantação de ciclovias vai incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo e sustentável. Este projeto também atende à crescente demanda de ciclistas que utilizam a rodovia tanto para deslocamento diário quanto para prática esportiva. A requalificação beneficiará diretamente a região da Raposa, que é um importante polo na produção de pescados e possui grande potencial turístico. Melhorar o acesso a essa região facilitará o transporte de produtos, apoiando a economia local e impulsionando o turismo.
O alargamento e modernização da via permitirão um tráfego mais eficiente de veículos comerciais e turísticos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da área. Intervenções de trânsito As duas obras lançadas hoje se somam a outras intervenções estratégicas que o Governo do Maranhão tem feito no trânsito da Grande São Luís. Entre estas obras estão o Elevado da Litorânea, a Avenida Metropolitana, a quarta alça do Elevado do Trabalhador, a intervenção de 7,2 quilômetros de extensão da MA 203, desde o supermercado Mateus até o condomínio Alphaville, entre outros.
Durante sessão desta segunda-feira (3) da Câmara Municipal de São Luís, todos os vetos impostos pela prefeitura aos projetos de lei do vereador Ribeiro Neto (PSB) foram derrubados pelos parlamentares.
Essa decisão unânime marcou uma vitória significativa para o vereador e para os cidadãos de São Luís, pois garante a implementação de importantes políticas públicas na área da saúde e meio ambiente da capital.
A derrubada dos vetos em sua integralidade, reflete não apenas a solidez dos fundamentos jurídicos dos projetos, mas também a eficácia de Ribeiro em articular com seus colegas parlamentares sobre pautas de interesse público da cidade.
Os projetos de lei agora seguirão para promulgação pela presidência da Câmara, para posteriormente serem aplicados. Veja abaixo os projetos aprovados:
1 – Composta São Luís: Lei que cria o Composta, São Luís, programa de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos domésticos em domicílios, instituições públicas ou privadas e condomínios residenciais.”
2- Lixeiras Seletivas: Lei que dispõe sobre a instalação de lixeiras de descarte seletivo nas praças públicas do Município de São Luís
3 – Programa sobre Deficiência Auditiva: Lei quepropõe a Implantação de Programa de Identificação Precoce da Deficiência Auditiva por Metodologia Objetiva.
4 – Fundo Municipal de Segurança Pública: Lei que Institui o Fundo Municipal de Segurança Pública, cria o Grupo Gestor de Fundo Municipal de Segurança Pública, e dá outras providências.
5 – Consciência Fonodiológica: Lei que institui a Política de Desenvolvimento de Consciência Fonodiológica na Alfabetização na rede municipal de ensino.
6 – Assistência à Saúde de Alunos com Diabetes: Lei que institui a Política Municipal de Assistência à Saúde de Alunos com Diabetes nas escolas da rede municipal de ensino.
7 – Programa de Identificação Precoce da Deficiência Auditiva: Propõe a Implantação de Programa de Identificação Precoce da Deficiência Auditiva por Metodologia Objetiva.
8 – Programa de Atividades Físicas na Atenção Primária à Saúde: Lei que institui o Programa de Atividades Físicas na Atenção Primária à Saúde no âmbito das unidades do Sistema Básico de Saúde (SUS) no município de São Luís.
Novo levantamento da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, revela que as buscas por veículos elétricos zero quilômetro com preços abaixo de R$ 300 mil na plataforma cresceram 357% em abril deste ano ante o mesmo mês de 2023.
Os dados do Webmotors Autoinsights também apontam um aumento de 156% na procura por carros elétricos usados, considerando essa mesma faixa de preço, nos últimos 12 meses.
Já entre os modelos elétricos com valor acima de R$ 300 mil, o levantamento indica alta nas buscas, mas em proporções menores: as pesquisas por elétricos novos subiram 13% em um ano; entre os usados, a progressão foi de 4% em igual período.
“Observamos, a partir do comportamento do nosso usuário, que o mercado de carros elétricos está se tornando cada vez mais popular no Brasil”, analisa a CMO da Webmotors, Natalia Spigai. “Lançamentos recentes de modelos com preços abaixo de R$ 300 mil, puxados principalmente por marcas como BYD e GWM, estão entre os zero quilômetro mais buscados hoje em nossa plataforma, demonstrando a crescente aceitação do segmento no cenário automotivo online no país.”
A rede de Supermercados Mateus foi condenada a pagar R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) por danos morais coletivos em decorrência do desabamento de prateleiras em uma unidade do supermercado localizada no bairro do Vinhais. O incidente, ocorrido em 2 de outubro de 2020, resultou na morte de uma pessoa e ferimentos em outras oito pessoas.
A sentença foi emitida no julgamento da Ação Civil Pública ajuizada pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC) e pelo Instituto de Comunicação e Educação em Defesa dos Consumidores e Investidores (ICDESCA). As instituições alegaram que as estruturas instáveis não eram segredo para ninguém, já que dois dias antes do desabamento, um funcionário da loja filmou a situação irregular, destacando que a mudança de local afetou a estabilidade.
A rede de supermercados alegou que sempre cumpriu com as normas de segurança e que não agiu com imprudência, imperícia ou negligência, alegando excludente de responsabilidade civil em razão de fato de terceiro.
O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, destacou que o acidente foi causado por uma falha de segurança durante a transferência de uma prateleira, colocando em perigo um número desconhecido de pessoas.
Conforme a sentença, a situação demonstra que o supermercado réu não cuidou adequadamente da segurança do ambiente, algo que a comunidade tinha o direito de esperar dele. Como resultado, nove pessoas ficaram feridas fisicamente, e várias outras sofreram traumas emocionais, mesmo as que não estavam presentes, devido a um serviço claramente inadequado.
Diante disso, a Justiça determinou que a empresa Mateus Supermercados S.A. pague R$10.000.000,00 (dez milhões de reais) por danos morais coletivos, que serão destinados ao Fundo Estadual de Direitos Difusos, considerando a gravidade da conduta, a função pedagógica da indenização e o porte econômico da empresa ré.