Em Imperatriz, Zé Antônio retira pré-candidatura a Prefeito; Saiba o motivo

O secretário municipal de Educação da cidade de Imperatriz,  José Antônio(PDT), anunciou a retirada da sua pré-candidatura a prefeito da cidade. O agora ex-candidato divulgou uma carta oficializando a desistência.

“Diante de todas as variáveis analisadas, verificamos que o êxito desse maravilhoso projeto deve aguardar um novo momento. Minha responsabilidade é de colocar a causa coletiva acima de qualquer ego ou vaidade pessoal”, disse, em nota de agradecimento. Zé Antônio era o candidato do prefeito Assis Ramos.

Veja abaixo a carta divulgada pelo secretário:

 

COMENTÁRIOS

Assaltantes invadem casa de prefeito de Cândido Mendes

O prefeito de Cândido Mendes, José Bonifácio Rocha de Jesus (PL), conhecido como Facinho, teve a casa invadida e roubada nesta sexta-feira (26), no bairro de Rodagem. Após entrar na residência, os criminosos amarraram os pés, mãos do prefeito e levaram pelo menos R$ 9 mil em dinheiro, além de joias e uma pistola.

Na casa ainda estavam a esposa de Facinho, Sofia de Jesus, de 44 anos, a filha do casal Endely, de 14 anos, e o caseiro Abidoral de Assunção, de 32 anos.

À polícia, o prefeito Facinho informou que dois homens quebraram o cadeado da porta da cozinha e entraram na casa quando todos estavam dormindo.

De acordo com o prefeito, cada um dos assaltantes portava uma arma de fogo. Após entrarem na casa, eles seguiram até o quarto, arrombaram a porta do cômodo e anunciaram o assalto. Ainda segundo o depoimento prestado pelo prefeito, com as armas apontadas para ele e a esposa, os criminosos teriam pedido dinheiro da campanha e jóias.

Após exigirem os bens, os assaltantes amarraram os pés e as mãos e a boca do prefeito e as mãos e pés da primeira-dama, que foi trancada no banheiro pelos criminosos. Os assaltantes ainda arrombaram o quarto da filha do casal e a levaram para o quarto dos pais. Logo depois, levaram a adolescente para o quarto de hóspedes e amarraram os pés e as mãos dela.

De acordo com o depoimento do prefeito, os assaltantes também renderam o caseiro da residência, jogaram o homem no chão, chutaram e pisaram nele. Depois das primeiras agressões, o caseiro foi levado para o quarto do casal, onde foi novamente agredido nas costas e na cabeça. Segundo o prefeito, em determinado momento do crime, os criminosos falaram pelo celular com uma terceira pessoa, que seria uma espécie de apoio ao assalto. Após roubarem dinheiro e joias os criminosos fugiram.

Em nota, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que equipes das forças de segurança pública estão realizando diligências a fim de identificar e prender os autores dos crimes.

COMENTÁRIOS

BPTUR participa de Projeto “Lagoa Limpa” da Associação dos Amigos da Lagoa

O Batalhão de Policiamento de Turismo, cumprindo diretriz do Governador do Maranhão Carlos Brandão, do Secretário de Segurança Maurício Martins, do Comandante Geral, Coronel Paulo Fernando e do Comandante do Policiamento Especializado Coronel Roberto, de integração nas ações comunitárias, participou na manhã deste sábado (27), do Projeto Lagoa Limpa da Associação dos Amigos da Lagoa.

O projeto busca chamar a atenção dos moradores, trabalhadores e usuários para a consciência de defesa ambiental desse espaço. Mas, de maneira particular, convidar autoridades públicas governamentais para a necessidade de sustentabilidade da lagoa. A ação  recolheu vários sacos de lixo que estavam espalhados.

Contou com a participação de adultos, idosos e crianças, além da presença dos vereadores Gutemberg e Álvaro Pires, que coletaram lixo e sinalizaram o apoio ao movimento. O BPTUR está desenvolvendo a construção de estratégias para a consecução de resultados mais efetivos do policiamento turístico, compartilhando com a sociedade civil organizada os processos decisórios para melhor atender e servir.

COMENTÁRIOS

Convenção vai oficializar candidatura de Dudu Diniz à Prefeitura de SJR no dia 5 de agosto

A tão esperada convenção que oficializará a candidatura do jovem Dudu Diniz à prefeitura de São José de Ribamar já tem data e hora marcadas. O evento acontecerá no dia 5 de agosto, na Casa de Eventos Dito e Feito, em São José de Ribamar. O ato democrático reunirá importantes autoridades políticas do Maranhão e líderes locais.

Durante a convenção, também serão apresentados o candidato a vice-prefeito e os candidatos a vereadores que compõem a coligação de partidos que apoia Dudu Diniz como o PSB, PMB,MDB, REPUBLICANOS, PROGRESSISTAS, AVANTE, PRD, PSDB E CIDADANIA. Paralelo a isso será um momento decisivo para a cidade, marcando o início de uma nova jornada rumo a um futuro promissor.

Vale destacar que Diniz possui um trabalho extenso como vereador e presidente da Câmara, com destaques para área social, esportiva, saúde e demais bandeiras importantes. A população ribamarense acredita que Dudu Diniz possa ser a renovação que muitos esperam na cidade.

COMENTÁRIOS

Raposa: Convenção de José Laci acontece no próximo dia 3 de Agosto; Nadarbia será candidata a Vice

Nadarbia Tavares da Silva Santos será a vice de Laci nestas eleição no município de Raposa. O martelo foi batido na noite desta sexta-feira (26). O nome dela e do ex-prefeito por dois mandatos que também é pai da ex-prefeita Talita Laci serão homologados durante convenção partidária a ser realizada no dia 3 de agosto, a partir das 16h, na Avenida Principal ao lado da quadra do SESC, em Inhaúma.

Nardabia, uma figura conhecida e respeitada na comunidade, tem uma trajetória de dedicação ao serviço público e comunitário. Ela é moradora do bairro Pirâmide e chegou à cidade em 2002, começou sua carreira como professora voluntária na escola Conceição Costa. Desde então, Nadarbia tem se empenhado em resolver problemas críticos da comunidade, como a escassez de água.

Hoje, escolhida vice de Laci, ela organizou um movimento com comerciantes locais que resultou na chegada de água ao bairro da Pirâmide. Além disso, liderou manifestações que chamaram a atenção dos prefeitos da época, Paraíba e também Gilberto Arôso, de Paço do Lumiar, conseguindo melhorias significativas na iluminação pública e na infraestrutura local.

Com uma sólida carreira no campo educacional, Nadarbia atuou como professora na escola PET em Paço do Lumiar e desenvolveu trabalhos importantes com dependentes químicos. Foi gestora das escolas Boa Esperança e Rosa Reis Trindade em Raposa, onde deixou um legado de excelência e conquistou a aprovação unânime de professores e diretores.

Nadarbia também é presidente de um Ministério Evangélico junto com seu esposo [Raimundo Nonato Oliveira Santos], com quem está casada há 35 anos. Eles têm dois filhos [Rafaelle Cristine Santos e Michael Santos]. Como mulher, evangélica, professora e negra, Nadarbia traz uma perspectiva única e um compromisso inabalável com o bem-estar comunitário e a educação.

A pré-candidatura de Nadarbia representa a continuidade de seu trabalho dedicado e eficaz em prol da comunidade de Raposa. “Sempre atuei e militei pelo bem-estar da minha família, da igreja e da comunidade,” afirma, reforçando seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida local.

Nadarbia e Laci convidam a comunidade a participar deste importante momento e a apoiar esta jornada rumo a um futuro melhor para Raposa. “Juntos, unidos para avançar” é o lema que reflete o espírito de união e progresso que a dupla deseja levar adiante.

COMENTÁRIOS

Lagoa da Jansen vai ser revitalizada

O complexo da Lagoa da Jansen, um dos cartões postais da capital maranhense com extensão de 5,3 km, está passando por uma ampla revitalização que abrange a recuperação de equipamentos de esporte e lazer, pistas de skate e de corrida, urbanização de praças, canteiros, calçadas, academia ao ar livre, entre outros. O cronograma de obras e serviços tem prazo para encerrar no final deste ano.

“Seguindo a determinação do governador Carlos Brandão, estamos empreendo todos os esforços em uma ampla revitalização do complexo da Lagoa da Jansen, com serviços e obras em diversas frentes coordenadas pela Secretaria de Estado de Governo [Segov]. A intenção é que esse espaço ambiental e de lazer, seja totalmente revitalizado e possa fomentar o turismo, o desenvolvimento econômico, com a atração de mais estabelecimentos comerciais para o entorno da Lagoa, e oportunize espaços para o bem-estar e qualidade de vida da população”, destacou o secretário da Segov, Márcio Machado.

Os serviços e obras no entorno da Lagoa da Jansen compreendem: lavagem e reparos na calçada da Praça dos Veleiros, próximo ao BPTur; urbanização do canteiro central na saída da Av. Mario Meireles sentido à Av. dos Holandeses, com instalação de toten de comunicação visual e delimitação de novo canteiro para plantas; recuperação das quadras de tênis, com troca de alambrado e redes; recuperação da pista de skate; recuperação no piso da Praça do Foguete (pisos e brinquedos); reforma da academia ao ar-livre próximo a concha acústica; reforma das placas de concreto em toda extensão das pistas de cooper e ciclismo em todo perímetro da Lagoa; roçagem; revitalização da ponte na entrada do Mirante; instalação de nova comunicação visual e sinalização de todo o complexo, etc.

Entre as ações de revitalização da Lagoa, destaca-se a pista de skates que será modernizada para os praticantes dessa modalidade de esporte e a academia ao ar livre próxima à concha acústica, que receberá novos equipamentos, como explica o secretário adjunto da Segov, Bernardo Leite.

“A academia ao ar livre receberá novos aparelhos e duráveis para atender a população. Estamos também interferindo na pista de skates, ouvimos a população, os praticantes, para modernizarmos essa pista, da mesma forma como faremos com a de bicicross”, ressaltou.

O engenheiro Samuel Dória, Supervisor de Projetos da Segov, é responsável pelo acompanhamento das obras na Lagoa e relatou que a revitalização do complexo também contempla projetos para atração de novos estabelecimentos como bares e restaurantes, pela parceria pública-privado.

“Vamos colocar em funcionamento bares e restaurantes, com a revitalização desses espaços onde antes funcionaram esse tipo de estabelecimento. Todos vão voltar a funcionar brevemente. Além disso, na Praça dos Veleiros, fizemos a lavagem hidrotérmica de todo o piso e agora vamos recuperar todos os quiosques daquela região, para movimentar a economia”, enumerou.

Ainda estão previstos e já em cronograma para execução no complexo da Lagoa: a recuperação de toda calçada em frente próxima às quadras de tênis; a reforma da pista de motocross; reforma da calçada no Mirante; recuperação das quadras poliesportivas da Praça dos Veleiros e a recuperação asfáltica do acesso ao Mirante da Lagoa.

COMENTÁRIOS

UBER é condenada por causa de motorista que furtou compras

Tudo sobre Uber - História e Notícias - CanaltechA UBER do Brasil Tecnologia LTDA foi condenada a pagar indenização por danos morais a duas usuárias, bem como ressarci-las materialmente. O motivo? Elas tiveram compras de supermercado furtadas por um motorista parceiro do aplicativo. Conforme sentença proferida no 13o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, o Juizado do Maracanã, a empresa tratou com desdém o caso das autoras, bem como não resolveu o problema nem advertiu o motorista. De acordo com os fatos narrados na ação, duas mulheres (autoras) fizeram compras em um supermercado, em 13 de maio passado.

Na saída, solicitaram os serviços de transporte de um motorista de aplicativo da empresa ré para o traslado até suas residências. Ocorre que, logo após fazer uma primeira parada na casa de uma das passageiras, o motorista seguiu para a residência da outra e, enquanto ela abria o portão de casa, o motorista acelerou o veículo evadindo-se do local, não mais respondendo à mulher, apoderando-se indevidamente das compras que estavam no porta-malas do carro. Ao ser contatada, a UBER teria tratado o caso como esquecimento de objeto quando, na verdade, o caso insere-se como furto.

Em contestação, a ré afirmou ter adotado todas as providências necessárias para a devolução dos pertences, sugerindo que as autoras esqueceram os produtos e deveriam tratar diretamente com o motorista, pois atua somente como intermediadora de viagens. Ao final, pediu pela improcedência dos pedidos. “A empresa é responsável solidária em casos como esse, tendo em vista que sua atividade presta o serviço, gerencia o negócio e aufere lucro, realizando, ainda, o cadastro dos motoristas que atuam sob a sua bandeira (…) Estudando o processo, verifico que as autoras têm razão”, pontuou a juíza Diva Maria de Barros Mendes, titular da unidade judicial.

Para a Justiça, ficou claro que o motorista parceiro da UBER apropriou-se indevidamente de produtos pertencentes às autoras. “O motorista recebeu as compras em seu veículo, era sabedor daquelas depositadas no interior do automóvel (…) Não é possível que tenha partido, e principalmente, não ter voltado para devolver aquilo que não lhe pertencia (…) O tratamento dado pela UBER foi de total descaso, pois acreditou na palavra do motorista infrator, e pior, não tomou nenhuma medida administrativa para ressarcimento das autoras e punição ao motorista, que mostrou-se indigno e agiu em atitude criminosa, quando deveria dar segurança e passar confiabilidade aos seus usuários”, observou.

E decidiu: “Ante o exposto, julgo procedentes os pedidos no sentido de condenar a devolver o valor relativo às compras subtraídas das autoras, bem como proceder ao pagamento de 3 mil reais, a título de danos morais”.

COMENTÁRIOS

Eleições 2024! Em Santo Antônio dos Lopes, chapa confirma união de Cibelle Napoleão e Maria Lia

Na noite deste sábado (27), após uma visita às ruas da cidade, ao lado da pré -candidata a prefeita Cibelle Napoleão, o atual prefeito Bigu de Oliveira anunciou que sua indicação para compor a chapa com Cibelle será a ex-secretária de Administração municipal Maria Lia.

Durante o anúncio, as pessoas presentes aprovaram a indicação e ressaltaram a importância de ter duas mulheres concorrendo a chefia do Executivo municipal, algo inédito na cidade .

A convenção que registra a chapa Cibelle Napoleão e Maria Lia à Prefeitura Municipal de Santo Antônio dos Lopes acontece no próximo sábado, 03, com a coligação “Juntos Por SAL”, composta pelos partidos (PL, PRD e Republicanos).

COMENTÁRIOS

Unesco reconhece Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi aprovado como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (26) durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que está reunido na cidade de Nova Deli, na Índia, desde o dia 21 deste mês. Com a decisão, o destino maranhense passa a figurar como de grande relevância para gerações do mundo inteiro.

Com a aprovação do título para os Lençóis Maranhenses, o Brasil passa a contar com nove localidades reconhecidas como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco: Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP), Costa do Descobrimento (BA/ES), Amazônia Central (AM), Pantanal (MT/MS), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).

A aprovação do destino maranhense foi comemorada pelo governo estadual, que enviou uma comitiva para acompanhar todo o processo ao longo dos últimos dias. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, que lidera a comitiva, afirmou que o título amplifica a importância e a visibilidade dos Lençóis Maranhenses para o mundo.

“Para a gente é motivo de muito orgulho estarmos aqui, em Nova Deli. Agora os Lençóis Maranhenses são Patrimônio Mundial da Humanidade. Essa é uma grande conquista para o Maranhão. Sem dúvida este reconhecimento fortalecerá o turismo e a preservação deste tesouro natural maranhense, que gera emprego e renda no nosso estado. E, claro, aumenta nossa responsabilidade e compromisso com esta riqueza natural única”, assinalou o governador Carlos Brandão.

Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, embaixador do Brasil para a Índia e Butão, afirmou que a inclusão dos Lençóis Maranhenses na lista de Patrimônio Mundial Natural da Unesco é um claro reconhecimento do compromisso dos governos do Brasil e do Maranhão com a preservação do meio ambiente.

“Este título reforça todas as políticas públicas de preservação de nossas riquezas naturais, além do nosso compromisso com as comunidades locais, que vivem nessas regiões. E faz também com que a gente volte nossos olhos para o futuro, sobretudo das próximas gerações. A partir de agora vamos trabalhar mais fortemente para colocar os Lençóis Maranhenses cada vez mais no mapa do turismo do cidadão indiano e de todos os países do mundo”, afirmou Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega.

Os secretários estaduais Pedro Chagas (Meio Ambiente e Recursos Naturais) e Socorro Araújo (Turismo) também integram a comitiva maranhense em Nova Deli. Eles receberam a notícia com muita alegria e ressaltaram a importância tanto para a economia quanto para a preservação da localidade.

Para a secretária de Turismo, Socorro Araújo, os olhos do mundo voltados para o estado representam um compromisso maior com a preservação do destino maranhense e também uma propulsão maior para o turismo.

“Esse título de Patrimônio Mundial Natural é mais um grande estímulo para todos nós e fortalece todas as políticas e investimentos do Governo do Maranhão na promoção dos Lençóis Maranhenses como destino turístico. E gera um compromisso maior de toda a cadeia produtiva do turismo de sustentabilidade e responsabilidade social. Também gera novas oportunidades de investimentos, geração de emprego, renda e maior visibilidade para todos os nossos polos turísticos naturais”, disse Socorro Araújo.

Já o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, ressaltou que esse título faz com que Barreirinhas, que é a porta de entrada do Parque Nacional, seja conhecida no resto do mundo mais do que já é.

“Hoje todo o mundo reconhece os Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural. Na prática isso significa levar os Lençóis Maranhenses para todos os cantos do mundo. E coloca sobre nós um empenho ainda maior na preservação não apenas da região, mas de todos os nossos biomas, bacias hidrográficas, fauna e flora. Então, é um dia histórico para o Maranhão”, frisou Pedro Chagas.

Candidatura a Patrimônio Mundial Natural

A documentação para a candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi concluída em 2018, mas o processo foi interrompido na gestão anterior do governo federal.

A candidatura do parque tem sido estudada desde agosto de 2023, quando avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), contratados pela Unesco, visitaram o Maranhão para uma avaliação técnica.

Durante a visita, os avaliadores, acompanhados por representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e Governo do Estado, examinaram aspectos como: beleza natural e aspectos geomorfológicos do sítio; integridade do sítio, incluindo limites e proteção da área; situação do plano de manejo, que inclui a situação dos moradores nativos e ações de conservação; e atuação dos prestadores de serviços turísticos.

Patrimônio Mundial Cultural e Natural

O título de Patrimônio Mundial Cultural e Natural concedido pela Unesco busca incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade, que passam a ser reconhecidos como patrimônio de todos os povos.

A categoria Patrimônio Natural compreende formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas, além de áreas com valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal.

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza.

Suas paisagens são deslumbrantes, com imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto, mas as águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável.

COMENTÁRIOS

Ribeiro Neto mostra força política levando mais de 1.500 pessoas à convenção do PSB em São Luís

Neste último domingo (21), durante a convenção partidária do PSB no Ginásio Castelinho, um fato chamou a atenção das personalidades políticas presentes: a quantidade maciça de público que o vereador Ribeiro Neto (PSB) levou para o evento.

Quase um quarto do ginásio estava tomado pela militância do vereador, que se aproximava de 1.500 pessoas, gritando o seu nome.

Ribeiro, que na última eleição de 2022 para deputado federal obteve mais de 16 mil votos, sendo 10 mil só em São Luís, poderá ser um dos grandes ‘puxadores de votos’ para a legenda do PSB nesta campanha de 2024.

Este é o mesmo vereador que, em 2020, foi eleito pelo PMN, logo na sua primeira candidatura. Na época, ele era cotado para ficar na 5ª ou 6ª colocação do partido, mas, quando as urnas foram abertas, ficou em primeiro lugar pela sigla, com mais de 3.300 votos.

A força e o engajamento político do vereador, observados desde o início do seu mandato, mostram o crescimento da musculatura política do seu grupo na capital.

COMENTÁRIOS