Sá Marques assume em definitivo vaga de vereador que foi cassado pela Câmara de São Luís

O professor Sá Marques (PSB) assumiu em definitivo uma vaga na Câmara Municipal de São Luís. Ele herda a cadeira deixada por Domingos Paz (DC), que teve o seu mandato cassado na manhã da última sexta-feira (09).

No início do ano, Sá Marques havia assumido mandato, na condição de suplente, em virtude da licença do titular do posto, vereador Octávio Soeiro, que já retornou às atividades.

Domingos Paz teve o seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar, após enfrentar processo por assédio e abuso contra mulheres. Ele negou as acusações e se colocou na condição de vítima de perseguição na Casa.

Paz chegou a anunciar renúncia de mandato, mas o pedido não foi aceito pela Mesa Diretora, que seguiu com a votação em Plenário do relatório que recomendava a cassação de mandato.

Ele foi cassado por 24 votos favoráveis e nenhum contrário, além de duas abstenções (Antônio Garcêz e Astro de Ogum) e dois parlamentares que não compareceram ao Plenário: Chaguinhas e Zeca Medeiros.

COMENTÁRIOS

FMRB apresenta a exposição “Ecos da Memória”, de Fernando Motta

Nesta quarta-feira, 14, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) realiza a abertura da exposição “Ecos da Memória”, do arquiteto e artista plástico Fernando Motta. Explorando o cotidiano sob a ótica artística, a mostra acontecerá no Salão Portugal, no Convento das Mercês, importante espaço localizado no Centro Histórico de São Luís, que tem desenvolvido ações em prol da democratização da arte, cultura e da educação.

Sob coordenação de Carminha Cabral Marques, curadoria e textos de Marco Antônio Lima, as obras despertam o espectador para a vivacidade presente entre as cenas do cotidiano e as contracenas da vida social, por meio dos traços livres e genuínos, repletos de essência e delicadeza.

Arquiteto com mais de 40 anos de atuação na área, Fernando Motta já desenvolveu ao longo de sua carreira inúmeras telas em óleo e aquarela. Suas composições revelam um toque único, realçando o diálogo entre as obras expostas, em um convite imersivo aos espectadores. Entre seus projetos recentes estão as séries de trabalhos como: “Divas” e “Mesas Postas”.

Motta se revela como um artista atual, através de uma pintura sem fronteiras e que transcende conceitos e limitações, com grande vigor, potência e autenticidade. “Ecos da Memória” ficará em cartaz no Salão Portugal até o dia 31 de agosto e tem entrada gratuita.

O Convento da Mercês está localizado na Rua da Palma, 502, Desterro, Centro Histórico de São Luís.

COMENTÁRIOS

Brandão recebe Benedito Moreno, estudante que conquistou prêmio de redação pela Universidade de Oxford

O governador Carlos Brandão recebeu no Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, o estudante maranhense Benedito Moreno, que teve a redação premiada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. O encontro reuniu familiares e professores e coordenadores da escola onde Benedito estuda, o Colégio Militar Tiradentes I, no bairro Vila Palmeira, em São Luís.

Sob a orientação da professora Fernanda Costa, o estudante teve sua redação selecionada entre os cerca de 35 mil alunos participantes de todo o mundo, para receber uma certificação da prestigiada Universidade de Oxford.

“Ficamos muito orgulhosos pelo prêmio que a redação do Benedito recebeu. Além de ser um reconhecimento do talento pessoal dele, isto mostra que estamos no caminho certo! A educação do Maranhão segue se destacando não apenas nos indicadores nacionais, mas também a nível mundial”, afirmou o governador durante o encontro.

A redação “A música mudou significativamente o curso da história?” foi escrita em inglês para competir no concurso. Benedito foi um dos poucos alunos brasileiros que teve a redação selecionada entre as redações de mais de 100 países.  De acordo com Fernanda Costa, professora de Arte do Colégio Militar Tiradentes I, Benedito é um aluno formidável.

“O texto dele traz um ensaio científico que une o conhecimento e o poder de persuasão na escrita, indo além de um currículo escolar convencional. Tê-lo como orientando foi uma grande alegria”, explicou a professora.

“A hierarquia e a disciplina dos colégios militares ajudam os estudantes a focarem nos estudos. Isso nos ajuda a ter êxitos, como o indicador positivo de que 80% dos egressos do nosso ensino médio obtêm aprovação para o ensino superior”, destacou o diretor de Ensino Regular da Polícia Militar do Maranhão, cel. Marcos Brito.

A família de Benedito também reconheceu a importância do ensino público. “A gente precisa reconhecer as qualidades da escola pública, principalmente das escolas militares. Meu sobrinho estudou lá desde o sexto ano, e esse prêmio internacional é motivo de orgulho para todos nós”, disse Eva Barros, tia do estudante.

COMENTÁRIOS

Especialista conversa com jornalistas do Complexo de Comunicação da Alema sobre regras eleitorais

Especialista conversa com jornalistas do Complexo de Comunicação da Alema sobre regras eleitoraisconsultor legislativo Aristides Lobão Neto reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (12), com jornalistas que trabalham no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa. Durante o encontro, ele fez uma explanação sobre as principais novidades da legislação eleitoral referentes às regras do pleito de 2024.

A convite da diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Jacqueline Heluy, o consultor legislativo Aristides Lobão Neto explicou que na próxima sexta-feira (dia 16) será iniciado o período de campanha para as eleições de 2024, nas quais serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Com isso, uma série de regras da Justiça Eleitoral, quase todas focadas na conduta dos candidatos e partidos políticos, passam a vigorar.

“No caso aqui da nossa Assembleia Legislativa, a regra básica, amparada na legislação eleitoral, é que a cobertura jornalística fique restrita única e exclusivamente à atividade parlamentar dos deputados, durante todo o período eleitoral”, declarou Aristides.

Ele disse, ainda, que a legislação não limita diretamente a atividade jornalística, mantendo a garantia constitucional de liberdade de imprensa e o direito de criticar ou elogiar postulantes. No entanto, de um modo geral, os meios de comunicação devem tomar alguns cuidados.

Aristides Lobão Neto observou que, com o início da campanha, por exemplo, as emissoras de rádio e televisão não podem veicular propaganda política (com exceção da propaganda gratuita); dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação; e transmitir, ainda que sob forma de entrevista jornalística, consultas populares de natureza eleitoral que identifiquem o entrevistado ou manipulem dados.

Também passa a ser proibida a veiculação de filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa, com alusão ou crítica a candidatos e partidos políticos. As exceções são justamente os programas jornalísticos, em que elogios e críticas podem ser feitas aos postulantes, desde que não se busque privilegiar um candidato em detrimento de outro.

Ao desrespeitar essas regras, previstas em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as emissoras de TV e rádio ficam sujeitas à aplicação de multas. As resoluções do TSE também disciplinam os debates eleitorais feitos na televisão, rádio e internet.

Importante

A diretora de Comunicação da Alema, Jacqueline Heluy, disse que a reunião com o consultor legislativo Aristides Lobão Neto foi muito proveitosa, e contou com a presença de praticamente todos os profissionais da Comunicação.

“Esta nossa roda de conversa, na verdade um bate-papo, foi bastante importante, porque serviu para esclarecer dúvidas e alinhavar posturas e procedimentos que vamos ter aqui na Comunicação da Casa ao longo de todo o período eleitoral”, frisou Jacqueline Heluy.

Ela observou que alguns deputados da Casa também são candidatos às próximas eleições municipais, o que requer cuidados específicos.

“Vai começar o período eleitoral, e aqui no Complexo de Comunicação nós temos vários segmentos: TV, rádio, site e redes sociais. A nossa equipe precisa estar preparada, sobretudo os coordenadores, para saber o que a gente pode e não pode divulgar, e até mesmo o que eventualmente pode causar problema para a própria Assembleia com relação às normas eleitorais. Portanto, vamos ter todo cuidado, para não cometer nada que venha a transgredir a Lei Eleitoral”, enfatizou Jacqueline Heluy.

COMENTÁRIOS

Justiça nega recurso de Domingos Paz contra cassação na Câmara de São Luís

O ex-vereador Domingos Paz (DC) tentou reverter sua cassação na Justiça, mas não conseguiu uma decisão favorável. No fim de semana, ele ajuizou um mandado de segurança com pedido de liminar, que foi negado pela juíza Suely Feitosa. Com essa decisão, a cassação do mandato de Paz permanece válida.

A cassação foi decretada na sexta-feira (9), após um processo na Câmara por quebra de decoro, em decorrência de denúncias de crimes sexuais contra mulheres.

Na sua petição, Paz solicitou a suspensão dos efeitos do Decreto-Lei nº 049/2024, assinado pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PSB), que determinou a cassação de seu mandato. Ele alegou que o processo não foi concluído no prazo de 90 dias, mas a juíza refutou esse argumento.

“A notificação do acusado ocorreu em 14 de maio de 2024, e a decisão de cassação foi tomada em 9 de agosto de 2024, portanto, dentro do prazo legal de 90 dias. Não há ilegalidade no procedimento adotado pela Comissão Processante, e não há fundamentos suficientes para a concessão de liminar para suspender ou anular a decisão de cassação”, afirmou a juíza.

A juíza também considerou que o segundo argumento de Paz, que alegava quebra de imparcialidade dos julgadores, não era adequado para análise em mandado de segurança.

“Os argumentos sobre outros supostos vícios no processo, como a quebra de imparcialidade, não configuram uma violação a um direito líquido e certo que justifique a concessão de liminar”, acrescentou.

COMENTÁRIOS

Secretária Municipal de Saúde não comparece à convocação na Câmara

Secretária SLZA titular da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a senhora Ana Carolina Marques Mitri, não compareceu à Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta segunda-feira (12), para prestar esclarecimentos sobre emendas parlamentares e contratações da pasta.

Por meio de ofício, a secretária municipal de saúde solicitou o agendamento do encontro para prestar explicações para outra data, alegando estar ausente das atividades da SEMUS por conta de viagem particular, desde o dia 6 de agosto.

O vereador Astro de Ogum (PCdoB), autor do requerimento de convocação, lamentou a ausência de Ana Carolina Marques Mitri e ressaltou que o não comparecimento da secretária à Câmara, mesmo após ser convocada, tem ocorrido com frequência, o que atrapalha o desenvolvimento dos trabalhos na Casa Legislativa.

“Já se tornou uma rotina da secretária ser convocada e não comparecer. O vereador se elege exatamente para fiscalizar o erário, o nosso papel nesta Casa tem sido completamente constrangido, tem sido impedido”, afirmou.

Após ponderações, a Mesa Diretora da Câmara de São Luís decidiu ouvir a secretária municipal de saúde na manhã da próxima quarta-feira (14), junto com o Secretário Municipal de Assuntos Políticos, Márcio Andrade, que também vai prestar esclarecimentos em relação à destinação de emendas parlamentares.

COMENTÁRIOS

Atuação de Solange Almeida na Assembleia Legislativa beneficia Saúde, Educação e Apoio Social no Maranhão

A deputada estadual Solange Almeida tem se destacado por sua atuação em prol do povo maranhense, especialmente na cidade de Santa Inês. Com um mandato marcado por iniciativas voltadas ao cuidado das pessoas e à criação de leis essenciais para a população, Solange tem sido uma voz ativa na Assembleia Legislativa, trabalhando incansavelmente para garantir melhorias em diversas áreas, como saúde, educação e apoio social.

Ao longo de seu mandato, Solange Almeida apresentou 39 Projetos de Leis, dos quais 12 foram sancionados pelo governador Carlos Brandão e já estão em vigor no estado.

Entre as leis de maior impacto, destacam-se: – Equidade de Gênero nos Esportes: Uma lei que garante a igualdade no valor dos prêmios pagos a atletas homens e mulheres em competições organizadas pelo Governo do Estado, promovendo justiça e reconhecimento no esporte feminino. – Apoio a Mulheres com Endometriose: Outra importante legislação sancionada garante benefícios e suporte a mulheres que sofrem de endometriose, uma condição de saúde que afeta milhares de maranhenses.

Solange Almeida tem dado atenção especial à educação, principalmente em Santa Inês. Um exemplo disso é a destinação de R$ 1 milhão em emendas para a reforma do Centro de Ensino Leuda da Silva Cabral, uma escola referência na região, que, graças a esses recursos, será revitalizada para melhor atender os estudantes.

Na área da saúde, a deputada também destinou emendas parlamentares significativas para fortalecer o sistema de saúde em várias regiões:

– R$ 100 mil para o Hospital do Câncer Aldenora Belo: Solange contribuiu diretamente para o tratamento de pacientes oncológicos, reforçando a importância do acesso a cuidados especializados.

– R$ 50 mil para a Saúde Ortopédica em Imperatriz: Com esta emenda, a deputada garantiu recursos para melhorar o atendimento ortopédico em uma das principais cidades do estado.

– Mutirões de Cirurgias Oftalmológicas: Foram realizados três mutirões, com foco em cirurgias de catarata e pterígio, além de 2.200 consultas oftalmológicas que incluíram a distribuição gratuita de óculos para os pacientes.

Sempre preocupada com o bem-estar das famílias mais vulneráveis, a deputada destinou recursos para a distribuição de cestas básicas em várias cidades:

– R$ 168 mil em cestas básicas distribuídas em 2023 em Santa Inês e região.

– R$ 300 mil em cestas básicas previstas para 2024, que beneficiarão novamente famílias em Santa Inês.

Além disso, Solange foi responsável pela entrega de carrinhos do programa Minha Renda, um incentivo para que famílias empreendedoras possam iniciar ou fortalecer seus negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

O compromisso de Solange com a saúde também garantiu duas novas ambulâncias para transporte de pacientes do Vale do Pindaré. Essa medida é fundamental para melhorar o atendimento emergencial e salvar vidas. Embora sua atuação se estenda por todo o estado, Solange Almeida tem um compromisso especial com Santa Inês. A atenção às demandas locais mostra seu empenho em promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população.

Com iniciativas que abrangem desde a criação de leis até a destinação de recursos essenciais para saúde, educação e apoio social, a deputada Solange Almeida tem se mostrado uma liderança comprometida com o futuro de Santa Inês e do Maranhão.

COMENTÁRIOS

Vídeo: Braide se manifesta e envolve irmão no caso do “Carro do Milhão”

Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, se manifesta sobre carro encontrado com R$ 1 milhão. — Foto: Reprodução/Redes sociais

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), se manifestou pela primeira vez, sobre o caso do abandono do Renault Clio vermelho, que tinha mais de R$ 1 milhão no porta-malas, em dinheiro vivo, no bairro Renascença, em São Luís.

Braide teve o nome envolvido no caso, pois, no dia em que o carro foi encontrado, o até então funcionário da prefeitura, Carlos Augusto Diniz da Costa, apareceu dizendo ser dono do veículo. Além disso, o motorista, que aparece deixando o Clio abandonado é Guilherme Ferreira Teixeira, que é ex-assessor do deputado estadual Fernando Braide (PSC), irmão do prefeito.

De acordo Eduardo Braide, o que lhe deixou mais insatisfeito foi saber do uso do carro Honda Fit, que está em nome da sua mãe, mas em posse do seu irmão Antônio Carlos para buscar o ex-assessor de Fernando Braide, Guilherme Teixeira, o Bucho.  O Prefeito se diz tranquilo quanto as acusações e pede que os culpados sejam punidos, “doa a quem doer”.

Veja o vídeo:

COMENTÁRIOS

Reforma Tributária será tema da Semana do Economista no Maranhão    

Estimular o debate sobre a influência da reforma tributária brasileira no cenário maranhense será a missão da edição de 2024 da Semana do Economista no Maranhão.  Promovido pelo Conselho Regional de Economia do Maranhão (CORECON-MA), no auditório da UNDB, nesta terça-feira (13), a programação visa integrar profissionais, estudantes e interessados na área econômica para debater a temática. O evento será marcado por uma palestra da consultora econômica e sócia-diretora da Gibraltar Consulting, Zeina Latif. 

Zeina Latif, que é mestre e doutora em Economia pela Universidade de São Paulo, tem uma trajetória notável, com passagens pelo cargo de Secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo e economista-chefe na XP Investimentos. Além disso, é colunista do jornal O Globo e autora do livro “Nós do Brasil: nossa herança e nossas escolhas”, publicado pela Editora Record. 

O tema reforma tributária será abordado pelo economista,  anfitrião do evento e presidente do CORECON-MA, Marcello Duailibe. Ele destaca que o encontro é uma oportunidade ímpar para a troca de conhecimentos e reflexões sobre o atual cenário econômico do Brasil, além delinear perspectivas futuras a respeito da temática. “O debate sobre a reforma tributária é uma discussão que garante à sociedade mais entendimento, por isso a importância da abertura do diálogo, dando oportunidade para mais especialistas explanar sobre a alteração tributária. O Brasil precisa transmutar esse modelo que é muito judicializado, complexo e que tem custo”, pontuou o presidente, que trará uma análise aprofundada dos impactos econômicos decorrentes das mudanças tributárias propostas. 

Organizada pelo CORECON, a palestra é uma iniciativa que busca promover o debate e o entendimento sobre os impactos da reforma tributária em curso no país.  “O evento é aberto ao público em geral, com foco em profissionais, estudantes e interessados na área econômica, sendo uma oportunidade para todos os interessados em compreender e se preparar para as mudanças que chegam no sistema tributário brasileiro”, reiterou Duailibe. 

Serviço: 

  • Evento: Abertura da Semana do Economista 2024 
  • Palestrante: Zeina Latif 
  • Data: 13 de agosto de 2024 
  • Horário: 19h 
  • Local: Auditório da UNDB, São Luís – MA 

Marcello Duailibe
Presidente do CORECON-MA 

COMENTÁRIOS

GAECO deflagra operação contra facção criminosa Bonde dos 40 no Maranhão e outros estados

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Maranhão, deflagrou, na manhã desta segunda-feira (12), a Operação Cela 03, para desarticular uma organização criminosa com ramificações nos estados do Maranhão e Piauí.

A operação tem como alvo membros da facção criminosa Bonde dos 40, envolvidos em atividades ilícitas como narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos a instituições financeiras e de veículos, entre outros delitos.

A ação foi realizada simultaneamente nos estados do Maranhão, Piauí e Mato Grosso. Durante a operação, foram presos líderes da organização criminosa e indivíduos responsáveis pela guarda e ocultação de bens e valores.

Além disso, foram cumpridos mandados de prisão contra detentos que, mesmo encarcerados, continuavam a ordenar a prática de diversos crimes. O nome da operação faz referência ao fato de que um dos líderes da facção, mesmo preso em uma unidade penitenciária de São Luís, continuava a coordenar ações criminosas.

A operação contou com o apoio dos Gaecos do Piauí e Mato Grosso, além das Polícias Civil e Militar do Maranhão e do Piauí.

COMENTÁRIOS