Dudu Diniz agita São José de Ribamar em grande Carreata

A esperança tomou conta das ruas da Trizidela, Cohabiano, Novo Cohatrac, Nova Aurora, Itapiracó e Alto Itapiracó e regiões vizinhas, quando o candidato a prefeito de São José de Ribamar, Dudu Diniz (PSB), acompanhado do vice-prefeito Edson Júnior (MDB), liderou uma carreata vibrante e cheia de energia. A iniciativa foi organizada pelo candidato a vereador Andrey Villela (PSB) e trouxe ainda mais força à campanha.

Nas ruas, Dudu Diniz sentiu de perto o desejo pulsante da população por uma verdadeira transformação no município.

“Sou filho de coração desta terra querida, e andar por suas ruas, falar com nosso povo, me revigora a cada dia. A aceitação da nossa campanha se reflete claramente na energia das ruas. Hoje não foi diferente. Ao lado de pessoas tão especiais como o nosso vice-prefeito Edson Júnior e o meu amigo e candidato a vereador Andrey Villela, está claro que São José de Ribamar já decidiu: o 40 é quem vai renovar a nossa cidade,” declarou Diniz, cheio de entusiasmo.

O candidato a vereador Andrey Villela, pelo Partido Socialista Brasileiro, também destacou o impacto positivo do evento. “Hoje é apenas o início. Neste sábado, damos o primeiro passo para mostrar ao prefeito o total descaso com as ruas do nosso bairro. São José de Ribamar precisa, mais do que nunca, ser devolvida aos ribamarenses. Esta é só a abertura de uma campanha linda e transparente, que vamos construir juntos ao lado do nosso futuro prefeito, Dudu Diniz.

COMENTÁRIOS

Vídeo: Candidato a Prefeito Wellington inicia campanha com caminhada na Rua Grande e “Avança, São Luís”

O candidato a prefeito Wellington do Curso (NOVO30) iniciou sua campanha eleitoral na tarde da última sexta-feira (16) com uma caminhada marcante na Rua Grande, um dos pontos mais emblemáticos da capital maranhense.

Com o lema “Avança, São Luís”, Wellington buscou firmar sua presença na corrida eleitoral e mobilizar o apoio popular, agradecendo a todos pelo incentivo e confiança. Também esteve presente a vice-prefeita, subtenente Ana Paula. Na ocasião, Wellington agradeceu a confiança de todos e disse estar preparado para enfrentar os “candidatos das máquinas públicas”.

Ele enfatizou que, apesar das dificuldades, conta com o apoio das ruas e se comprometeu a seguir firme na sua trajetória. “Estamos aqui para mostrar que, apesar das grandes estruturas de campanha dos candidatos das máquinas públicas, o verdadeiro poder vem do apoio das pessoas. Chegou a hora de avançar! São Luís pode ser muito melhor e para isso acontecer é preciso que as pessoas escolham um candidato que seja como elas e saiba dos problemas que elas enfrentam! Estou preparado! Com a benção de Deus e o apoio de cada um de vocês, nós vamos seguir”, afirmou Wellington.

Entre os presentes, Maria das Dores, uma moradora da cidade, explicou o motivo de seu apoio. “Eu voto no Wellington 30 porque ele realmente se preocupa com a nossa cidade. Já vi o trabalho dele na Assembleia e sei que ele tem um plano sério para melhorar a saúde, a educação e a mobilidade urbana. Acredito que ele é a pessoa certa para levar São Luís para frente e fazer a mudança que precisamos.”

O evento contou com a presença de apoiadores como Morena do Mocotó e Livramento, além de dezenas de pessoas que demonstraram confiança no trabalho de Wellington. Com o entusiasmo dos apoiadores e um plano de governo possível para a cidade, Wellington do Curso busca conquistar a confiança dos eleitores e se destacar na disputa eleitoral que se aproxima.

Veja o vídeo abaixo:

COMENTÁRIOS

Em Imperatriz, Ministério Público ajuíza três ações por contratações irregulares na Câmara de Vereadores

Orçamento Municipal de Imperatriz deve ser votado somente em 2024, afirma Alberto SousaO Ministério Público do Maranhão ajuizou ações contra o Município de Imperatriz e o presidente da Câmara de Vereadores, Amauri Alberto Pereira de Sousa (foto acima), por conta de irregularidades nas contratações de profissionais das áreas de comunicação, cerimonial e jurídica. Os documentos foram protocolados na última quinta-feira, 15.

As ações foram propostas pela 6ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Probidade e Patrimônio Público de Imperatriz, cujo titular é o promotor de justiça Eduardo André de Aguiar Lopes. Os documentos protocolados na Justiça foram uma Ação Civil Pública contra o Município de Imperatriz, uma Ação de Improbidade Administrativa contra o presidente da Câmara, Alberto Sousa, e uma Denúncia Criminal, também contra o presidente, por desviar verbas ao efetuar pagamentos para servidores que foram contratados irregularmente.

A propositura das ações foi motivada por irregularidades encontradas em procedimentos instaurados pelo Ministério Público, que apuraram que havia sete cargos em comissão da área jurídica e só um efetivo (no cargo de procurador), além de cinco na área de comunicação e um cerimonial, também em comissão, com apenas um efetivo no quadro.

A prática fere vários dispositivos, como a Constituição Federal e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinam que para exercer cargo ou emprego público é necessária a aprovação em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão de livre nomeação e exoneração previstos na legislação.

TAC

Em 2021, a Câmara de Vereadores informou ao MPMA que o número de servidores do Legislativo Municipal era de 227 comissionados e 29 efetivos. A informação foi revelada após provocação do órgão ministerial no âmbito de outro procedimento administrativo para regularizar o quadro de servidores da Casa Legislativa por meio de concurso público.

A situação do Legislativo Municipal contraria entendimentos do Supremo Tribunal Federal que, dentre os critérios, define que o número de cargos comissionados criados deve ser proporcional à necessidade que eles visam suprir e ao número de servidores ocupantes de cargos efetivos.

Ainda naquele momento, a Câmara de Vereadores firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPMA para regularizar a situação, criando vagas em lei e promover concurso público para prover os cargos efetivos necessários para realizar as atividades burocráticas, técnicas ou operacionais diárias, assim como os cargos comissionados disponíveis em que seja necessária relação de confiança entre a autoridade nomeante e o servidor nomeado.

No entanto, em 2021 a lei municipal nº 1.796/2019, que criava cargos efetivos necessários para as atividades da Câmara de Vereadores, foi revogada, sendo substituída pela lei municipal nº 1.888/2021.

No ano seguinte, a lei municipal nº 1.950/2022 foi aprovada, com a criação de apenas uma vaga efetiva de procurador legislativo e sete cargos em comissão de procuradores, incluindo o cargo de Assessor Jurídico do Departamento de Licitações, contrariando a Lei de Licitações, que determina que o cargo seja ocupado por servidor efetivo.

O mesmo ocorreu com o cargo de Comunicador Social – Jornalismo. A lei municipal nº 1796/2019 criava dois cargos e foi revogada pela Lei Municipal nº 1.888/2021. A lei de 2021 criou o Departamento de Comunicação Social com apenas um cargo efetivo (Comunicador Social com Habilitação em Jornalismo) e cinco cargos em comissão, incluindo os cargos de Diretor do Departamento de Comunicação e Cerimonial, Assessora Técnica de Comunicação e Operador Técnico de Som e Áudio.

SANÇÕES

Diante dos fatos, a Ação Civil Pública pede que o Município, por meio do presidente da Câmara de Vereadores, exonere imediatamente todos os servidores não efetivos dos cargos em comissão da Área Jurídica e de Comunicação Social sob pena de multa diária de R$10 mil.

Alberto Sousa, também foi acionado pela prática do ato de improbidade administrativa por realizar despesas não autorizadas em lei e por permitir que particular se aproprie de verbas públicas, previstas na Lei de Improbidade Administrativa. Em caso de condenação, o gestor pode ser condenado à perda do cargo e ressarcimento integral dos valores indevidamente pagos.

Quanto à Denúncia, Alberto Sousa é acusado de Peculato Desvio (art. 312 do Código Penal), que é o crime no qual o funcionário público desvia dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, em proveito próprio ou alheio. A pena é de reclusão, de dois a doze anos e multa.

COMENTÁRIOS

Operação volante da Sefaz atua contra sonegação fiscal de gado

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-MA), através do Setor de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito (Cegaf/Trânsito), realizou, nos dias 15 e 16 de agosto, uma operação volante contra a sonegação fiscal de gado.

A ação realizada por auditor e agentes da Sefaz-MA na quinta-feira (15) teve como alvo o Matadouro Público na cidade de Santa Rita e foi acompanhada pelo Secretário de Agricultura do Município, havendo autuações por falta de documentação fiscal.

A ação teve apoio da Polícia Civil, através da Delegacia Fazendária sob coordenação do delegado Gabriel Carvalho e Neves, além da Polícia Militar, através do Comando de Policiamento do Interior.

Ainda na quinta-feira, seguindo a madrugada de sexta-feira (16), aconteceu a segunda etapa da operação na Base da Polícia Rodoviária Federal, em Itapecuru Mirim, às margens da BR 135. Os alvos da operação foram caminhões boiadeiros com destino a frigoríficos na região de Santa Rita e São Luís.

Foram fiscalizados todos veículos alvos que transitaram na BR-135 durante a operação. Houve autuações for infrações fiscais além de buscas por veículos que tentaram se evadir da abordagem.

A operação foi desencadeada em conjunto a Polícia Rodoviária Federal (PRF), através dos agentes Denilson Evangelista, Luís Fernando Silva, Walter Junior e Jasson Trajano.

O secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro, destacou o sucesso da operação e da parceria com a PRF. “A Sefaz-MA, especialmente por meio da Cegaf/Trânsito, vem trabalhado incessantemente em dias, horários e locais alternativos, para fiscalizar contribuintes e coibir a prática de infrações fiscais. Porém, destacamos também a importância do trabalho conjunto com a PRF, a quem externamos os nossos agradecimentos”, destacou o secretário de Fazenda.

COMENTÁRIOS

Após mudança de regras, país terá o menor número de candidatos a prefeito e vereador em 12 anos

Na primeira eleição municipal desde o surgimento das federações partidárias e após fusões de siglas com presença relevante no Congresso Nacional, o número de candidaturas será o menor dos últimos 12 anos. Dados divulgados ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicavam mais de 455 mil candidatos a prefeito, vice e vereador em todo o país neste ano, uma queda de 18% na comparação com 2020. Especialistas avaliam que a redução ilustra uma adaptação dos partidos a novas regras eleitorais, em um cenário que inclui ainda o fim das coligações nas eleições proporcionais e o avanço da cláusula de barreira desde o pleito de 2018.

Há quatro anos, o país havia registrado um recorde de 557 mil candidaturas. O tombo neste ano representa o menor número desde 2012, quando mais de 482 mil pessoas concorreram em 5 mil municípios. A queda de candidaturas pouco alterou o ranking de candidatos lançados por partido, que segue encabeçado pelo trio MDB, PP e PSD. Siglas que têm mostrado alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro desde o último ciclo eleitoral, PL e Republicanos tiveram crescimento do número de candidatos.

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve uma redução de 7% em comparação a 2020; a sigla formou, há dois anos, uma federação com PCdoB e PV, que tiveram quedas mais expressivas de candidaturas neste ano.

Para o cientista político Marco Antôno Teixeira, professor do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV, as federações “mudaram o arranjo” dos partidos em comparação a 2020, levando a uma concentração dos recursos disponíveis em menos candidatos.

— Em 2020, os partidos lançavam mais gente numa tentativa de conquistar mais votos para vereador. Desde então, a leitura é de que é preciso ter um capital eleitoral forte para ser competitivo. O fim das coligações proporcionais também mudou o impacto de um fenômeno do tipo Tiririca, que tinha muitos votos e ajudava a eleger outros candidatos. Ele passa a servir apenas ao próprio partido, e não mais a um consórcio de siglas — avalia.

Teixeira observa ainda que as fusões e incorporações desde a última eleição municipal subtraíram siglas que tinham números significativos de candidatos. PSL e DEM, duas das legendas que mais levaram nomes às urnas há quatro anos, se fundiram depois daquela eleição municipal para criar o União Brasil. Após as eleições de 2022, houve ainda a fusão entre PTB e Patriota, que deu origem ao PRD, além das incorporações do PSC pelo Podemos, e do PROS pelo Solidariedade.

A queda de candidaturas foi mais acentuada entre concorrentes a prefeituras: são 15,4 mil candidatos aos Executivos municipais, o menor patamar em 20 anos. O cientista político Emerson Cervi, professor da UFPR, avalia que os números podem ser consequência de uma redução observada no número de diretórios municipais dos partidos. Para o especialista, há não apenas uma “redução formal” do número de siglas com as novas regras eleitorais, mas também uma “redução na prática” da capacidade de funcionamento.

Perfil médio

Neste ano, o perfil médio de candidaturas em todo o país consiste em homens, autodeclarados pretos ou pardos, entre 40 e 50 anos de idade e com ensino médio completo. O total de mulheres candidatas variou pouco, de 33,5% para 34% do total. Entre os nomes que disputam prefeituras, elas são apenas 15% do total.

Já os postulantes autodeclarados pretos e pardos são pouco mais da metade dos candidatos pelo segundo ano seguido. Entre os candidatos a prefeito, esse percentual, porém, cai para 37%.

Além disso, cerca de um terço dos candidatos optou por declarar orientação sexual e identidade de gênero, uma novidade nesta eleição. Dos mais de 143 mil candidatos que quiseram se identificar, cerca de 141 mil — ou 98% — se identificaram como heterossexuais.

As profissões mais comuns declaradas pelos candidatos são as de empresário (7,64%), servidor público municipal (6,92%) e agricultor (6,76%). O ranking muda dependendo do estado. Nas regiões Norte e Nordeste, os candidatos que se declaram agricultores são maioria, enquanto no Sudeste, Sul e Centro-Oeste, preponderam os empresários.

Com informações do O Globo

COMENTÁRIOS

Governo assina acordo de cooperação Brasil-Jamaica para desenvolvimento do turismo sustentável em São Luís

O governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, recebe nesta segunda-feira, 19, em São Luís, os ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e da Jamaica, Edmund Bartlett, para a assinatura de acordo de cooperação entre os dois país. A parceria tem como mote o desenvolvimento de ações conjuntas para a promoção do turismo sustentável na capital maranhense.

Além de reunir atrativos naturais reconhecidos mundialmente, Jamaica e São Luís também compartilham raízes musicais semelhantes: ambas são consideradas capitais do reggae – a Jamaica, a capital mundial, e São Luís, a capital brasileira.

Acompanhados do governador, as autoridades visitarão atrativos turísticos da capital maranhense. Ao final da agenda, concederão uma entrevista coletiva para apresentar à imprensa detalhes sobre o acordo.

SERVIÇO:

O quê: Assinatura de acordo de cooperação entre Brasil e Jamaica para o desenvolvimento do turismo sustentável em São Luís (MA)

Quando: segunda-feira, 19 de agosto de 2024, a partir das 18h.

Onde: Museu do Reggae do Maranhão. Endereço: Rua da Estrela, 124 – Centro Histórico, São Luís – MA.

COMENTÁRIOS

Eleição em reduto do ministro Juscelino Filho tem racha familiar e troca de ataques

Uma briga familiar movimenta a disputa eleitoral em Vitorino Freire (MA), cidade de 30 mil habitantes que é reduto do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União). O tio dele, Cyreno Rezende (PSB), é o candidato de oposição à irmã do ministro, a prefeita Luanna Rezende (União). Ela está no segundo mandato e escolheu um nome de fora da família para sucedê-la: o ex-motorista e ex-secretário municipal Adriano Magalhães, conhecido como Fogoió (União). A decisão revoltou os familiares, que, além de formarem uma coligação com o PT e o governador do Maranhão contra o grupo do ministro, passaram a acusá-lo de corrupção e traição.

O movimento de oposição ao ministro foi deflagrado por outro tio, o ex-deputado estadual Stênio Rezende, que é considerado uma espécie de padrinho político de Juscelino. Com cinco mandatos na Assembleia Legislativa do Maranhão, ele disse que se sente traído pelo ministro que ajudou a eleger como deputado federal em 2014.

— Se quiser conhecer o caráter do homem, dê poder a ele. Eu ajudei a formar o ministro Juscelino. Ele pegou musculatura, entrou no Centrão e aprendeu outras formas de governar. Mudou principalmente quando chegou ao ministério — disse Stênio, ressaltando que a prefeitura de Vitorino Freire virou uma “empresa particular” de Juscelino.

Em nota, o ministro afirmou que “lamenta” essa situação envolvendo a sua família e que o seu tio tem direito de concorrer. “Espero que a campanha seja limpa e baseada em propostas, pois é isso que os cidadãos de Vitorino Freire esperam. Em relação à minha família, só tenho a dizer que lamento que essa situação tenha ocorrido”, concluiu.

Para derrotar o candidato dos dois sobrinhos, Stênio formou uma coligação em torno do irmão, o vereador por seis mandatos e agora postulante a prefeito Cyreno Rezende, que envolve os partidos PSB, PCdoB, Rede, PV e PT. O material de campanha ressalta o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao candidato adversário do ministro.

Juscelino minimizou o apoio do PT e disse que o governo federal e as eleições municipais são “questões diferentes”: “É uma tentativa de associar sua candidatura a uma figura popular, mas não implica necessariamente em um apoio direto do presidente”.

Mais do que usar a imagem do chefe do ministro contra ele, Cyreno tem focado a sua campanha em denunciar supostos esquemas de corrupção praticados por Juscelino e Luanna — “os filhos de José”, como ele os chama — no estado do Maranhão.

Acusações de corrupção

O indiciamento do ministro e da prefeita pela PF em um suposto esquema de desvio de emendas virou um dos principais mantras repetidos pelo tio. A PF atribui à dupla os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A prefeita chegou a ser afastada do cargo em 2023, mas retomou o mandato por determinação do Superior Tribunal Federal (STF). Os dois negam as irregularidades.

— Estão comprando o apoio dos vereadores com emendas. O que eles estão fazendo é uma vergonha — acusou Cyreno, que disse já ter protocolado seis denúncias no Ministério Público do Maranhão contra a sobrinha prefeita.

Sobre as novas acusações dos tios, o ministro afirmou que elas se tratam de “fake news”. “As alegações são totalmente fantasiosas e não contam com uma única prova. Espero que a disputa eleitoral seja construtiva e não baseada em ataques pessoais”. Já Luanna afirmou, em nota, que “é comum que surjam acusações que podem não estar embasadas em fatos durante períodos eleitorais”. “Gostaria de enfatizar que minha gestão tem sido pautada pela transparência e responsabilidade com os recursos públicos. Estou tranquila quanto à lisura do meu trabalho e confio que a verdade prevalecerá”.

Com informações do O GLOBO

COMENTÁRIOS

Líder em todas as pesquisas, Fred Campos faz caminhada histórica em Paço do Lumiar

O candidato a prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos (PSB), reuniu uma multidão em caminhada pelas ruas dos bairros Santa Clara e Presidente Vargas. O primeiro ato oficial de campanha começou na tarde desta sexta-feira (16/08) e teve a participação da candidata a vice-prefeita Mariana Brandão (MDB), do atual gestor do município, Inaldo Pereira (PSDB), além de candidatos a vereador, lideranças e comunidade.

No final da caminhada, Fred Campos e Mariana Brandão discursaram e agradeceram a participação da população no ato político. A candidata a vice-prefeita, Mariana Brandão destacou que Fred está preparado para administrar Paço do Lumiar.

“Fred tem coragem e atitude e vai ser um ótimo prefeito. Ele conhece a cidade e tem total determinação. Hoje aqui é apenas o começo. Ainda temos muita caminhada pra fazer. Eu e Fred vamos de casa em casa, de porta em porta, pra saber os anseios de vocês. Porque Fred é a renovação dessa cidade“, afirmou.

“Agradeço o apoio de cada morador aqui da Santa Clara, do bairro Presidente Vargas e dos bairros adjacentes, cada candidato a vereador, cada apoiadores que veio caminhar conosco. Vamos mudar Paço do Lumiar e fazer com que os serviços de qualidade cheguem em todos os bairros. Estamos levando para o coração das pessoas a esperança de que nós iremos transformar a cidade de Paço do Lumiar. Estamos começando hoje uma caminhada intensa e tenho certeza de que venceremos, pois quem tem Deus no coração sempre vence”, finalizou Fred Campos.

COMENTÁRIOS

Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos

Silvio SantosFilho do casal Alberto Abravanel e Rebeca Caro, Senor Abravanel nasceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930. Desde cedo se envolveu nos negócios para ajudar a família.

Um dos capítulos mais conhecidos de sua vida envolve a juventude, quando trabalhou como camelô nas ruas da capital carioca – vendendo capas para Títulos de Eleitor.

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (17/8), após ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O apresentador tinha voltado à unidade hospitalar no início de agosto, poucos dias depois de receber alta médica devido a um quadro de H1N1.

Silvio Santos deixa seis filhas, que vão continuar o legado do pai no comando do SBT.

Trajetória do Homem do Baú

Silvio Santos é um marco na história da televisão brasileira. Ao longo dos últimos 60 anos esteve no ar, com passagens pelas principais emissoras, incluindo a rede Globo, até criar sua própria rede: o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

Porém, a própria trajetória de Senor Abravanel, nome real do apresentador, daria uma série de televisão. Ou melhor, deu um seriado (O Rei da TV) e um filme, que será lançado em 5 de setembro.

Filho do casal Alberto Abravanel e Rebeca Caro, Senor Abravanel nasceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930. Desde cedo se envolveu nos negócios para ajudar a família.

Um dos capítulos mais conhecidos de sua vida envolve a juventude, quando trabalhou como camelô nas ruas da capital carioca – vendendo capas para Títulos de Eleitor.

COMENTÁRIOS

Terceiro suspeito pelo homicídio de Josival Cavalcanti, o Pacovan, é transferido para São Luís

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) transferiu, nesta quarta-feira (14), para a capital São Luís, o terceiro suspeito preso pelo homicídio de Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan, ocorrido em junho, em Zé Doca, região do Alto Turi. Detalhes sobre a prisão do homem e o suposto envolvimento foram informados durante entrevista coletiva na sede da secretaria, localizada na Vila Palmeira.

O suspeito foi preso em Juazeiro do Norte (CE) no último dia 8. Contra ele, havia um mandado de prisão temporária. A prisão foi efetuada em ação conjunta da Polícia Civil do Maranhão, por meio Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), e Polícia Civil do Ceará.

Maurício Martins, secretário da Segurança Pública, disse que a prisão do suspeito e a transferência dele para o Maranhão representam um avanço nas investigações. “Com a prisão de um terceiro suspeito no Ceará, que já foi trazido para o Maranhão, avançamos mais um passo na investigação da morte de Pacovan. A presença dele aqui facilitará a condução dos próximos procedimentos. Seguiremos trabalhando firme para a elucidação desse caso”.

“A Polícia Civil segue forte no sentido de dar respostas à sociedade sobre esse crime. A prisão de mais um suspeito reflete o compromisso que temos quanto à elucidação do caso. Vamos seguir intensificando as investigações para que possamos chegar a outros suspeitos de participação direta e indireta no crime”, completou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto.

O homem detido e transferido para o Maranhão é natural de Juazeiro do Norte, onde possui uma empresa especializada em manutenção de veículos. O primeiro suspeito preso também tem familiares na região. Os policiais chegaram até ele com o apoio do serviço de Inteligência, após o suspeito ameaçar testemunhas por meio de ligação telefônica.

“Três dias após o crime, uma testemunha recebeu ligação telefônica ameaçadora de um dos envolvidos dizendo que sabia onde ele morava e recomendou que a pessoa ficasse calada, pois, ao contrário, poderia acontecer algo com a sua família. Essa ligação foi feita de um número privado. Com o apoio da inteligência da Polícia Civil, descobrimos que o número pertencia a esse indivíduo de Juazeiro do Norte que tinha relação com o primeiro preso”, elencou o delegado George Marques, titular da SHPP.

Conforme Jeffrey Furtado, delegado à frente do caso, desde que foi preso, o suspeito apresentou várias versões sobre sua ligação com o outro envolvido, também preso, e sobre o crime em si.

“Quando foi ouvido pela Polícia Civil do Ceará e mesmo durante a viagem, o suspeito apresentou versões diferentes dos fatos. Assim, nesta quarta ainda ele será interrogado sobre sua participação no crime, para avançarmos com a investigação”, destacou lembrando que, após a oitiva, o indivíduo será levado para o Complexo Penitenciário São Luís, em Pedrinhas, onde os outros dois suspeitos também estão presos.

O homem foi preso mediante mandado de prisão temporária, que tem validade de 30 dias. A prisão dele, no entanto, pode ser prorrogada ou convertida em preventiva conforme a análise de novos elementos.

Relembre

No dia 10 de julho, a Polícia Civil do Maranhão prendeu um casal por suposto envolvimento no assassinato do empresário Josival Cavalcanti da Silva. A mulher é ex-sócia de Pacovan. A prisão foi efetuada em um hotel localizado na Avenida Litorânea, em São Luís.

O caso

Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan, foi assassinado a tiros no dia 14 de junho deste ano. Ele estava na conveniência de um posto de combustíveis de sua propriedade, em Zé Doca, quando dois homens em um veículo modelo Siena, de cor preta, realizam disparos de arma de fogo contra ele, que foi a óbito no local. Um funcionário também foi ferido durante a ação criminosa.

Após o crime, os bandidos incendiaram o carro que foi usado na ação. O veículo foi encontrado em uma estrada vicinal do município onde o crime ocorreu. De acordo com a polícia, um outro carro, modelo Hilux, também de cor preta, fez o resgate dos criminosos. Os dois veículos foram comprados pelo companheiro da ex-sócia de Pacovan.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o crime teria sido motivado por um desvio de dinheiro cometido pela ex-sócia do empresário. Ele teria descoberto a irregularidade e estava exigindo a devolução dos valores. A vítima foi assassinada no dia em que deveria descontar um dos 12 cheques no valor de R$ 150 mil cada que ela teria oferecido como pagamento. O montante total do desvio é estimado em cerca de R$ 3 milhões.

COMENTÁRIOS