
O deputado estadual Roberto Costa lidera com folga a corrida eleitoral para a Prefeitura de Bacabal. É o que mostra pesquisa do Instituto Prever contratada pela Rádio Mirante e portal Imirante.
O Prever ouviu 657 eleitores, entre os dias 19 e 21 de agosto, e registrou a pesquisa sob o número MA -07006/2024, com margem de erro para mais ou para menos de 3,8% e intervalo de confiança de 95%.
No cenário Estimulado, em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados, o candidato do MDB, Roberto Costa, aparece com 62,7% das intenções de voto, seguido de Marcos Miranda, com 28,8%. O candidato Plínio Oliveira vem na terceira posição, com 1,8% das intenções de voto, seguido de Jansen Penha, com 0,3%. Branco/nulo, 3,0% e “não sabem ou não querem responder”, 3,4%.
Ja no cenário Espontâneo, sem que sejam apresentados nomes ao entrevistado, Roberto Costa lidera com 46,7% das intenções de voto, seguido por Marcos Miranda (21,3%), Edvan Brandão (0,9%) e Plinio Oliveira (0,6%). Branco/Nulo, 2,3%, e Não Sabem/Não Responderam, 28,2%.


Com uma carreira vitoriosa, na TV, no Rádio e na Literatura, Rozalvo Júnior consolida-se também como modelo fotográfico na maturidade. Ele já realizou vários ensaios fotográficos para empresas locais e nacionais, valorizando os Lençóis Maranhenses, o Nordeste e o Brasil.
Com 41 anos de uma trajetória icônica, emblemática, Rozalvo, que é autista de alto rendimento, já foi premiado pela Academia Maranhense de Letras, em razão do seu trabalho literário e histórico com uma Medalha, com reconhecimento em todo o Brasil. Sua voz também é considerada referência nacional, com a realização de shows e gravações nacionais.
Os ensaios fotográficos do jornalista e escritor Rozalvo Júnior como modelo, provam que, em qualquer idade, na maturidade, sempre é tempo de inovar, de surpreender, de se reinventar, de ser bem-sucedido, em várias áreas, com o talento, com a competência e com o carisma.
A Rádio Mirante e o Portal Imirante traz mais uma rodada de pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Barreirinhas. O levantamento foi feito pelo Instituto Econométrica, que ouviu 449 eleitores nos dias 15 a 17 de agosto. A margem de erro é de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa tem o registro com o protocolo MA – 00450/2024. Ela traz os cenários espontâneo e estimulado além da rejeição e a expectativa de vitória.
No cenário espontâneo, Vinicius Vale (MDB) aparece com 51,9% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-prefeito Léo Costa (Pode) com 28,1%. Ele é seguido de Dr. Amílcar Rocha (PCdoB) com 6,9%.
Na estimulada, o percentual de Vinicius Vale é maior. O emedebista aparece com 57%, Léo Costa com 30,1%, Dr. Amílcar com 7,8%. Votos nulos 2,9% e 2,2%, não souberam responder.
Na expectativa de vitória, a maioria responder acreditar que o próximo prefeito de Barreirinhas será Vinicius Vale. São 69,5% dos entrevistados que dizem que Vale vence as eleições. Outros 22,7% apostam em Léo Costa e 4,5% acham que quem vence é Amílcar Rocha. Não sabem ou não responderam somam 3,3%.
Amílcar Rocha é o que tem maior rejeição. Ele tem com 66,8% da opinião dos eleitores, Vinicius Vale com 18,9%, Léo Costa com 11,8%, não sabem ou não responderam totalizam 2,4%.
Imirante
O governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, desembarcou nesta terça-feira (27) em Goiânia (GO), onde participa de atividades da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024), maior evento sobre mercado internacional do Brasil, que acontece até o dia 29 de agosto, no Centro de Convenções Goiânia.
Como parte da programação da Ficomex 2024, o governador Brandão participa do Fórum dos Governadores do Brasil Central, que será aberto nesta quarta-feira (28). Mas o primeiro compromisso do governador Carlos Brandão em Goiânia foi um jantar institucional oferecido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, sede oficial do governo goiano.
Durante o jantar, Caiado, que é presidente do Consórcio Brasil Central, deu as boas-vindas aos participantes da Ficomex 2024 e aos convidados para o Fórum de Governadores Brasil Central. O governador Carlos Brandão parabenizou a organização do evento e destacou a importância da troca de experiências entre os gestores estaduais e o estímulo a novos negócios com o mercado interno e externo. “Goiás mostra para o Brasil e para o mundo o que está acontecendo em cada um dos estados e como poderemos melhorar ainda mais. Esta é uma feira onde reunimos empresários de todo o Brasil e do mundo. É importante interagirmos não só com o Brasil, abrindo mercados de trabalho, gerando emprego e renda, mas também nos modernizando. É durante estas feiras que a gente toma conhecimento do que está acontecendo de mais novo, de mais eficaz, de mais eficiente, para implementarmos essas políticas em cada um dos nossos estados”, frisou Carlos Brandão.
Pensada estrategicamente para ser realizada em três eixos – negócios, políticas públicas e educação -, a Ficomex 2024 reúne empresas, câmaras de comércio exterior, embaixadas, governos estaduais e federal, setor produtivo e terceiro setor, com o objetivo de impulsionar o comércio internacional nos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia).
“Não tenho dúvida que será um momento de novas conquistas, de ver aqui o que está acontecendo importante no Brasil e no mundo. Esse evento terá um grande destaque, não só em Goiás, mas no Brasil todo”, pontuou Carlos Brandão, que apresentará as potencialidades do Maranhão ao longo da feira.
II Fórum de Governadores do Brasil Central
Com o tema “Comércio Exterior no Brasil Central: desenvolvimento e integração”, II Fórum de Governadores do Brasil Central destaca a importância de fortalecer a cooperação entre os estados do consórcio e promover uma maior inserção desses estados no mercado global, aproveitando as oportunidades que surgem em eventos internacionais como a Ficomex.
Já a Ficomex 2024 conta com uma programação que passa por palestras, painéis, workshops, rodadas de negócios, lançamentos e a presença de mais de 170 expositores. A programação completa do evento e o link para inscrição na feira estão disponíveis no site ficomex.acieg.com.br.

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (16/10) mostrou que 50,4% dos pesquisados desaprovam o número de viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ante 44,1% que aprovam. O restante, 5,5%, não soube ou não opinou a respeito.
O levantamento ouviu 2.020 eleitores, através de entrevistas pessoais em 26 estados e no Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro.
O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.
Lula retomará a agenda no exterior em novembro, com a ida para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai.
O evento nos Emirados Árabes Unidos acontecerá entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Antes de regressar ao Brasil, Lula visitará a cidade de Berlim, na Alemanha, no dia 4 de dezembro.
Metrópoles
O candidato a prefeito Ademar Magalhães, conhecido como ”Fogoió”, do município de Vitorino Freire, candidato escolhido pela atual prefeita Luana Rezende e pelo Ministro das Telecomunicações, Juscelino Filho, poderá ter o registro de candidatura cassado nessas eleições sob acusação de falsificar documento de escolaridade.
Uma declaração expedida pela escola “Centro Social e Comunitário Vovó Anália”, dá conta de que o senhor Ademar Alves Magalhães, o “Fogoió”, jamais estudou na instituição e que os documentos apresentados pelo mesmo na Justiça Eleitoral foram fraudados.

Para demonstrar que não é analfabeto, Fogoió juntou no registro de candidatura documento supostamente falso, na tentativa de ludibriar o Juiz Eleitoral de Vitorino Freire, pois para ser candidato, ele necessariamente precisaria ser alfabetizado.
Acontece que a diretora da escola, Sra. Francinete Cantanhede Gomes, afirmou que o documento apresentado pelo “Fogoió” é falso e que ele jamais estudou na instituição, que possui mais de 30 anos de funcionamento.

O Ministério Público do Estado do Maranhão, através da promotora de Justiça Fabiana Santalucia Fernandes, titular da 1ª Criminal da Comarca de Açailândia e atualmente respondendo pela 71ª Zona Eleitoral do município, instaurou um Procedimento Administrativo para apurar possíveis práticas de abuso de poder econômico e político nas eleições municipais de 2024 em Açailândia. A portaria nº 12024 foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público nesta quarta-feira (28).
O procedimento foi instaurado em resposta a suspeitas de que o pré-candidato Benjamim de Oliveira, juntamente com integrantes da atual Administração Municipal, estaria utilizando festas de grande porte e outros eventos, potencialmente custeados com recursos de origem não esclarecida, para promoção política, o que poderia caracterizar abuso de poder.
Entre as preocupações destacadas na portaria, estão a utilização de eventos públicos, como aniversários do município, festas religiosas, e eventos agropecuários, como ferramentas de promoção indevida de candidaturas. Tais ações, se comprovadas, podem resultar em penalidades severas, incluindo a cassação de registro ou diploma, além de inelegibilidade por oito anos.
O documento, que foi assinado eletronicamente no dia 26 de agosto de 2024, também determinou que o assessor Rodrigo Alan dos Santos Pinheiro seja designado para secretariar os trabalhos. A investigação tem prazo inicial de um ano para ser concluída, conforme as normativas internas do Ministério Público do Maranhão.
O ministro Rogério Schietti Cruz, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deferiu nesta quarta-feira, 28, liminar em habeas corpus e determinou a soltura de Fernanda Costa de Moraes, ex-gerente do agiota Josival Cavalcante da Silva, o “Pacovan”, executado no dia 14 de junho. A acusada está sendo representada pela advogada criminalista Sâmara Braúna.
Ela e o companheiro, Francisco Heydyne do Nascimento, o “Cearense”,foram presos no dia 10 de julho, acusados de encomendar a morte. As prisões foram posteriormente prorrogadas, no dia 9 de agosto.
Em seu despacho, Schietti Cruz destacou que os argumentos adotados pelo juiz que autorizou a prorrogação da prisão “Magistrado a quo “não se mostram compatíveis com os vetores contidos na Lei n. 7.960/1989, visto que se limita a afirmar, de modo genérico, que seria ‘imprescindível as suas prisões, para que sejam ratificadas as conclusões da Polícia Judiciária’ ou que ‘a prisão temporária se justifica, no sentido de assegurar que as investigações possam levar aos autores do homicídio qualificado e da tentativa de homicídio, identificando os responsáveis pela execução e apreendendo as armas utilizadas no crime, individualizando a conduta dos agentes’”.
Os vereadores aliados de Dr. Julinho, na tentativa desesperada de enfraquecer a liderança de Dudu Diniz (PSB), protocolaram um pedido de afastamento contra o atual presidente da Câmara. Porém, a estratégia deles desmoronou diante da Comissão de Constituição e Justiça, que não encontrou erros ou justificativas para o afastamento.
A alegação de que a Câmara tinha um “funcionário fantasma” foi rapidamente desmentida, com a documentação oficial comprovando a regularidade do servidor.
Na sessão ordinária de hoje, o grupo de Julinho foi novamente envergonhado, refletindo o desespero diante da crescente onda de apoio a Dudu Diniz na cidade.
Parece que, para Dr. Julinho, a realidade é aceitar a vitória de Dudu ou simplesmente chorar a derrota!
Importante apoio para o avanço da produção científica e do debate acadêmico no Maranhão, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) firmaram convênio que resultará na publicação de uma revista histórica. Intitulado “Memória Hoje”, o periódico será semestral e estará disponível nas versões física e eletrônica.
A revista será um espaço de reflexão de temas relevantes para a sociedade maranhense, com foco em diversidade cultural, inclusão social e políticas públicas. O convênio foi assinado nesta segunda-feira (26), pelo presidente da Fapema, Nordman Wall, e pelo presidente da FMRB, Kécio Rabelo.
O presidente da Fapema expressou entusiasmo em relação ao convênio e à relevância da nova publicação. “A parceria com a Fundação da Memória Republicana é um marco para a Fapema e para a ciência e pesquisa do Maranhão. A revista Memória Hoje se configura em oportunidade ímpar de estimular o debate e a reflexão sobre questões fundamentais para a nossa sociedade. Estamos comprometidos em apoiar e promover a produção científica, que tenha impacto na comunidade. Nosso país precisa ter memória e a revista imortaliza a história e preserva nossa memória”, frisou Nordman Wall, que estava acompanhando dos coordenadores da Fapema, Vinícius Martins (Convênios) e Laís Araújo (Jurídico).
A Fapema será responsável por conceder e administrar bolsas para os pesquisadores e equipe de apoio técnico-administrativo, que serão selecionados por meio de edital que deve ser lançado no próximo mês. Este apoio é essencial para garantir que o projeto alcance seus objetivos, reforçando o compromisso da fundação com o desenvolvimento científico e social no Maranhão. O projeto da revista está em consonância com a linha de trabalho da fundação voltada para a popularização da ciência. O convênio terá vigência de 15 meses, com possibilidade de prorrogação e conta com recursos no valor de R$ 598 mil, de emenda parlamentar da deputada federal Roseana Sarney.
Durante seu pronunciamento, o presidente da FMRB, Kécio Rabelo, classificou o momento como histórico. “Estamos concretizando um importante projeto, que compõe o DNA da nossa Fundação, que é a pesquisa e a memória. E é partir destes elementos, iluminados pela ciência, que construímos as políticas públicas. A revista será um instrumento para construir a história e contribuirmos com o país, de forma eficiente”, enfatizou. Ele também agradeceu o apoio da deputada federal Roseana Sarney, que destinou emenda garantindo recursos para a proposta.

Sobre a revista
A revista Memória Hoje surge com a proposta de ser referência para a disseminação de pesquisas e artigos, que abordam aspectos diversos da história e da realidade social maranhense. Com a parceria, as instituições confirmam o comprometimento com a promoção da ciência e do conhecimento, com a perpetuação da memória do estado e do maior acesso às informações e estudos, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.
O lançamento da revista Memória Hoje promete ser um impulso significativo para a ampliação do acesso ao conhecimento e ao debate acadêmico no Maranhão, promovendo um ambiente de diálogo e reflexão sobre temas de relevância social e cultural. A iniciativa é um reflexo do compromisso das instituições envolvidas com o avanço da pesquisa e o fortalecimento da academia local. Ao proporcionar um espaço de diálogo, a revista soma na construção de uma base mais sólida para a compreensão e enfrentamento dos desafios contemporâneos.
Guardiões da Memória
Na ocasião, foram anunciados novos projetos entre a Fapema e FMRB que serão firmados brevemente. Entre eles está o programa Guardiões da Memória, que será voltado para estudantes, selecionados por meio de edital e que serão capacitados em temas voltados à história e cultura. O projeto vai possibilitar a guarda e atualização da memória histórica do estado.