Ele foi servidor da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) por doze anos, onde já exerceu diversos cargos: Superintendente de Assuntos Fiscais, Assessor Especial, Subsecretário, e por último, secretário-adjunto do Tesouro, Contabilidade e Dívida. Ele é economista formado pela UFMA e agora aceitou o que ele diz ser o seu maior desafio até então: comandar a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O nome dele é Marcello Duailibe, também conhecido como Dr. competência, responsabilidade, trabalho e compromisso.
No comando da empresa há pouco mais de três semanas, Marcello Duailibe disse ser um desafio muito grande trabalhar com saúde pública, pois é uma das áreas mais sensíveis, mas também mais bonitas da administração pública.
“É uma honra estar aqui presidindo a empresa, que possui a gestão de 80% de toda a rede estadual de saúde. Temos sob o nosso comando 83 unidades de saúde, entre hospitais, upas, farmácias básicas e planos operativos. Um nobre desafio que é cuidar da saúde de quem mais precisa. Já estamos intensificando a gestão, e nosso plano é continuar as políticas públicas já iniciadas pelo secretário Carlos Lula e pelo ex presidente Marcos Grande. Vamos aperfeiçoar e ampliar essas políticas cada vez mais“, declarou o novo presidente.
Agora ex-servidor da Seplan, onde trabalhou com finanças públicas, administração pública, conhecendo todo o Estado, a realidade dos órgãos estaduais, o novo presidente da Emserh disse que a Secretaria foi uma verdadeira Escola em sua vida.
“Depois dessa minha passagem pela Seplan, me senti preparado para assumir esse novo desafio. Estou muito feliz por essa missão que me foi dada pelo governador Carlos Brandão e com a aprovação do secretário de saúde Tiago Fernandes”, ressaltou o economista.
Metas da Emserh para 2022
Sobre as metas da Emserh para ainda este ano, o presidente revelou que já tem algumas estabelecidas para curto, médio e longo prazo. Falou também sobre o Hospital da Ilha, que vai se tornar o maior hospital da rede de saúde de todo o Maranhão. “Já estamos tomando as últimas providências, para que ele possa de fato concluir toda a sua operação, e o nosso primeiro passo será iniciar com cirurgias”, disse.
O presidente também comentou como será, daqui pra frente, os trabalhos dentro da rede de saúde pública estadual.
“Nas metas de curto prazo, temos o Hospital da Ilha, onde vamos trabalhar com mutirão de cirurgias, preparando toda a retaguarda para receber todos esses pacientes no pós-cirurgia. Já estamos trabalhando com planejamento, e tudo está se desenhando bem nessa primeira etapa, a exemplo também do Saúde na praça, saúde da família, saúde nas cidades do Maranhão, intensificando essas ações. Já a médio e longo prazo, já estamos nos dedicando em um planejamento mais estruturante para a empresa, visando a melhoria da transparência da empresa, buscar o selo 9001, tentar aperfeiçoar junto a nossa diretoria clínica mecanismos de melhora na qualidade das unidades de saúde“, reiterou.
Como bom economista que é, Marcello Duailibe falou, claro, da área financeira também. Segundo ele, foi a primeira área dentro da empresa que ele buscou compreender, até mesmo para saber mais um pouco da realidade da Emserh. Ele revelou também que trabalhará em busca de parcerias.
“Desafio grande também na área financeira, pois hoje dependemos de recursos praticamente e unicamente do tesouro estadual, e também por isso, estamos buscando parcerias com todas as instituições, nacionais, internacionais, multilaterais, para poder demonstrar o nobre serviço que nós temos aqui na saúde do Maranhão e tenho certeza que novos parceiros virão para poder também contribuir com a saúde do Estado”, afirmou.

O presidente da Emserh, Marcello Duailibe, já em plena atividade durante comemoração dos dois anos do Hospital Genésio Rêgo. Foto: Laécio Fontenele
Ao final da entrevista, concedida com exclusividade para o Blog da Cristiana França, o gestor deixou uma mensagem para todos os maranhenses.
“Quero dizer para toda a população do Maranhão que todos podem contar conosco, com a nossa gestão, que vai continuar com a ampliação do serviço público, aperfeiçoar a gestão desses serviços. Contem com a gente aqui da EMSERH, estamos de portas abertas, vamos trabalhar juntos, pois hoje o mundo é feito de parcerias, de construir juntos, e por isso, peço a colaboração de todos para que a gente possa tornar a saúde cada vez melhor, realçou.
Perfil
Marcello Apolônio Duailibe Barros é economista, formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Administração Pública pela FGV/RJ e especialista em Finanças pela FGV – MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Marcello Duailibe estava exercendo o cargo de secretário Adjunto do Tesouro, Contabilidade e Dívida do Estado do Maranhão – SEPLAN. Seu currículo inclui especialização na Ohio University (Ohio, EUA) e na Warwick University (England). É também o atual vice-presidente do Conselho Regional de Economia – CORECON/MA.






