Notinhas da manhã!

Mais um Prefeito enrolado

O Ministério Público do Maranhão ajuizou, na última terça-feira, 23, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de São Francisco do Brejão, Adão de Sousa Carneiro, por contratação irregular de servidores temporários que ocupam cargos que deveriam ser preenchidos por candidatos aprovados no último concurso público realizado em 2016. Como penalidade ao gestor, a 2ª Promotoria de Justiça de Açailândia, da qual o município de São Francisco do Brejão é termo judiciário, requereu a aplicação das sanções previstas na Lei nº 8.429/93, especialmente a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Supermercados Mateus de horário novo

A partir do próximo domingo (4) as lojas do Mateus no Novo Turu e também no Renascença ficarão com as portas abertas até às 22h. O horário estendido aos domingos é para facilitar a vida do consumidor. A novidade faz parte do plano de expansão do horário de atendimento ao cliente. Vale lembrar que as lojas do Calhau (até às 22h) e do Shopping da Ilha (até às 20h) também já estão operando com horário estendido aos domingos. A primeira loja a ficar mais tempo aberta aos consumidores foi a da Cohama, de segunda a sexta até meia-noite e domingo até às 22h.

PEC do FPM será analisada pela Câmara 

A PEC 391/2017, que garante um acréscimo no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em todo mês de setembro, será pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (31). O relator da proposta é o deputado federal Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA). O parlamentar maranhense apresenta relatório que propõe a admissibilidade da PEC. “Essa Proposta de Emenda Constitucional garante a distribuição de recursos pela União ao Fundo de Participação dos Municípios com acréscimo de 1% ao FPM no primeiro decênio de setembro de cada ano”, disse Rubens Jr.

Parada programada CAEMA

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que haverá parada programada no Sistema Italuís na próxima terça-feira (30), das 8h às 14h, para execução de serviços de manutenção elétrica na subestação principal. O Sistema voltará a operação normal logo após o término das manutenções e o abastecimento deverá ser retomado progressivamente. Bairros afetados pela parada: São Francisco, Ilhinha, Morrinho, Jaracati, Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardiere, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, Av. Litorânea, Solar dos Lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turú I, II e III, Jardim Eldorado, Loteamento Brasil, Divinéia, Olho-d’Água, Sol e Mar, Vila Luizão, Santa Rosa, Turú Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turú, Vila São José, Canudos, Terra Livre, Vila Bacanga, UFMA, Sá Viana, Jambeiro, Vila Dom Luís, Vila Isabel, Vila Embratel, Porto do Itaqui, Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, Ipem São Cristóvão, São Bernardo, Vila Brasil, Cohapam, Pq. Universitário, João de Deus, Sítio Pirapora, Estação Rodoviária, Vila Itamar I e II, Conjunto São Raimundo, Pq. Jaguarema, Conjunto Cial, Alameda dos Sonhos.

Braide e Bolsonaro

Ainda sobre a eleição presidencial, o deputado Eduardo Braide (PMN) comentou que deseja que Jair Bolsonaro faça uma boa administração e que o Maranhão esteja em consonância com o governo Federal. Ele espera que, com a renovação do Congresso Nacional, novas ideias surgirão para o bem de todos. “Nós percebemos que o Brasil ficou rachado nessa eleição, mas agora acabou tudo isso é hora de unir o Brasil, de pacificar todas essas discussões. Aqueles que são oposição devem fazer oposição com responsabilidade. No mais, é desejar um bom governo ao presidente Jair Bolsonaro. Nós temos que procurar estar em sintonia com o governo Federal em favor do Maranhão. Aquilo que for bom para o Maranhão e para o meu Brasil terá o meu apoio, aquilo que não for bom terá o meu voto contrário. Daqui pra frente, com o Congresso altamente renovado e mais jovem, eu acredito que é possível sim que se faça a diferença. Eu acho que é isso que o povo brasileiro está esperando”.

Deixe uma resposta