Roseana Sarney fora da Lava-Jato
A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu o arquivamento do inquérito em que a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) foi acusada de fazer parte de um esquema de desvio de verbas da Petrobras, no caso Lava Jato. O inquérito sobre Roseana apurava a veracidade de relatos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa de que ele teria autorizado o doleiro Alberto Youssef a repassar R$ 2 milhões oriundos de propina na Petrobras para campanha eleitoral da ex-governadora em 2010. Porém, o doleiro Alberto Youssef, também investigado na Operação Lava Jato, negou que tivesse feito qualquer entrega.
Deputada solicita limpeza na Avenida Litorânea
A deputada Graça Paz (PSL) foi à tribuna, na sessão plenária desta quinta-feira (24), solicitar ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, que sejam colocadas equipes permanentes de limpeza na Avenida Litorânea. A parlamentar relatou que um grande volume de areia tem tomado parte do calçadão, gerando uma situação de risco para a população. A parlamentar ponderou que sabe dos custos, mas que o investimento é necessário para garantir a segurança das pessoas que frequentam o local. “Eu sei que o custo vai aumentar, mas quero dizer ao prefeito Edivaldo Holanda que a vida das pessoas não tem preço. Vale a pena pagar um pouco mais para que essas equipes sejam permanentes, tirando aquela areia. Vale a pena, porque aí está poupando a vida de muitas pessoas e fazendo com o que nosso direito de ir e vir com tranquilidade seja respeitado”, completou.
Ministério Público ganha três novos promotores de justiça
Em sessão solene do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Maranhão (MPMA), realizada na manhã desta quinta-feira, na sala dos órgãos colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, foram empossados três novos promotores de justiça substitutos: Fabiana Santalucia Fernandes, Lucas Mascarenhas de Cerqueira Menezes e Leonardo Novaes Bastos. Na mesma cerimônia, o promotor de justiça Renato Madeira Reis, titular da comarca de Bequimão, foi vitaliciado após dois anos de conclusão do estágio probatório na carreira. A vitaliciedade é uma garantia constitucional que assegura aos membros do Ministério Público independência no desempenho de suas funções.
Brasil continua perdendo vaga de emprego
O Brasil perdeu 74.748 vagas formais em outubro e teve 751.816 postos de trabalho a menos em um ano. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta quinta-feira, 24 de novembro. Nos últimos 12 meses, o país acumula 1,5 milhão de postos de trabalho suprimidos, segundo o Caged. A perda de empregos ficou abaixo da registrada em outubro de 2015, quando houve fechamento de 169.131 vagas. Os setores que tiveram as maiores perdas de vagas formais foram construção civil, com -33.517 postos; serviços, com -30.316 postos; e agricultura, com -12.508 postos. Apenas o comércio apresentou saldo positivo no mês passado, com criação de 12.946 postos de trabalho. A indústria da transformação, que havia apresentado saldo positivo em agosto e setembro, fechou 5.562 vagas em outubro.




