Morre o Papa Francisco, aos 88 anos, vítima de AVC e insuficiência cardíaca

Papa Francisco — Foto: Filippo MONTEFORTE / AFPO papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca aos 88 anos, anunciou o Vaticano na tarde desta terça-feira (22). Neste ano, o pontífice lutou contra uma infecção que resultou em um quadro respiratório grave.

O Papa morreu na residência Santa Marta, onde ele morava, às 7h35 (horário local), e 2h35 (horário de Brasília), nesta segunda-feira (21). Foi o que confirmou o professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, no relatório de óbito publicado pelo Vaticano.

A morte foi determinada por registro eletrocardiotanatográfico. O atestado de óbito afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte. O quadro de saúde foi agravado pelo episódio de pneumonia, hipertensão e diabete tipo 2.

Apesar das recomendações médicas de repouso, o Papa Francisco manteve aparições públicas. Ele havia recebido alta hospitalar no fim de março, após 37 dias internado, e foi orientado por médicos a ficar dois meses de repouso e se encontrar com poucas pessoas. No entanto, ele decidiu abrir as celebrações da Semana Santa em 13 de abril, onde conversou com fiéis sem auxílio de oxigênio. No dia 17, na Quinta-feira Santa, ele se encontrou com 70 detentos em uma prisão de Roma.

Deixe uma resposta