O Ministério Público do Maranhão enviou ofício ao Prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria e ao Presidente da Câmara, Valderly Pereira, solicitando esclarecimentos acerca do empréstimo de 30 milhões que o gestor municipal obteve, mediante aprovação em primeiro turno da Casa Legislativa, em pleno ano pré-eleitoral.
O pedido de empréstimo foi enviado à Casa ainda na semana passada pelo gabinete do prefeito , o que causou muita polêmica entre os Edis. Ao final da sessão, a votação ficou empatada em cinco a cinco, cabendo o voto de desempate ao presidente da Câmara, vereador Valderly Pereira, que votou pela aprovação do empréstimo.
A vereadora Fernanda Melo se posicionou totalmente contra o empréstimo.
“Baseado em que aprovar um projeto desse? R$ 30 milhões que vão endividar o Município. Ninguém nem sabe onde esse recurso vai ser alocado, assim como os R$ 2 milhões para construção de nossas estradas vicinais, que até hoje ninguém sabe para onde foi o dinheiro, porque a gente não tem estrada, só tem buraco. É inadmissível que esta Casa aprove um projeto desse teor”, reiterou a parlamentar.
MP em ação
Diante da aprovação relâmpago do empréstimo, o Ministério Público entrou em ação e está pedindo esclarecimentos sobre o destino do montante.
De acordo com documento enviado aos gestores municipais (Prefeito e Presidente da Câmara), a justiça está solicitando cópia do referido Projeto de Lei, bem como documentos e informações que subsidiaram a elaboração do PL, plano de aplicação dos recursos e estudo de capacidade de endividamento do município, entre outras coisas.
Os gestores tem o prazo de cinco dias para responder os questionamentos do Ministério Público.





