O Maranhão, quem diria, está tendo uma participação mais do que destacada no processo do Impeachment da presidente Dilma, que ocorrerá neste domingo, a partir das 14h da tarde. Na verdade, a sessão já começou desde a manhã da última sexta-feira (15), onde deputados governistas e de oposição usaram o plenário para fazer suas considerações.
O governador Flávio Dino, defensor ferrenho da presidente, é um dos grandes responsáveis pela “virada de jogo” ocorrida nas últimas 24h, onde conseguiu angariar mais votos contra o Impeachment. O Maranhão será o 16º Estado a votar, e os parlamentares maranhenses serão chamados por ordem alfabética.
Dezoito deputados federais maranhenses que fazem parte da nossa bancada em Brasília e que nos representam, ao que tudo indica, terão participação decisiva no processo. Atualmente, o jogo está, digamos, empatado: 9 contra e 9 a favor. Os deputados contra o Impeachment, são: Pedro Fernandes (PTB), Rubens Júnior (PCdoB), Zé Carlos (PT), Weverton Rocha (PDT), Júnior Marreca (PEN), João Marcelo (PMDB), José Reinaldo (PSB), Aluísio Mendes (PTN) e Waldir Maranhão (PP), este último, declarou apoio a Dilma nos 45° do segundo tempo, pois era aliadíssimo de Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, atitude que o fez perder o comando estadual do PP no Maranhão.
Já os que apoiam o processo contra a presidente Dilma, são: Eliziane Gama (PPS), Hildo Rocha (PMDB), André Fufuca (PP), Juscelino Filho (DEM), Sarney Filho (PV), Alberto Filho (PMDB), Cléber Verde (PRB), Victor Mendes (PSD) e João Castelo (PSDB). Resta saber se alguém pró ou contra vai virar esse jogo de uma vez e ajudar (ou não) no processo.
Até agora, ainda não é possível fornecer um prognóstico de qual será o resultado dessa votação, uma vez que, principalmente na política, as coisas mudam como as nuvens, mas de uma coisa temos certeza: Até as 14h deste domingo, muitos ventos ainda vão soprar pela capital federal.
Aguardemos cenas do capítulo principal de hoje, que pode encerrar essa novela em definitivo, ou não!





