Em continuidade à política de apoio aos municípios maranhenses, o governador Flávio Dino entregou sete ônibus escolares em solenidade realizada, na tarde desta quarta-feira (5), no Palácio dos Leões. A iniciativa faz parte do programa Escola Digna e é uma das ações estruturantes da nova educação do Maranhão. Ao todo, o Governo do Estado já beneficiou 71 municípios com a doação de veículos modernos e equipados para o transporte dos alunos das redes estadual e municipal.
Nesta fase de entrega foram beneficiados os municípios de Santa Luzia, Zé Doca, Vargem Grande, São Bento, Amarante do Maranhão, São Benedito do Rio Preto e Pirapemas. Logo nos primeiros meses de gestão, o governador Flávio Dino instituiu, por meio da Lei 10.231, o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Estado do Maranhão (Peate/MA) para garantir acesso a meios de transporte e transferir recursos financeiros diretamente aos municípios que realizam, nos seus respectivos territórios, o transporte escolar dos alunos maranhenses.
Flávio Dino destacou que, no Maranhão, o Governo do Estado procura praticar o espírito de parceria para a superação dos efeitos da crise econômica que atinge todo o Brasil, sobretudo os estados que mais dependem dos repasses federais. “Sabemos que o transporte escolar é um drama por conta da extensão dos municípios, das dificuldades infraestruturais e estamos procurando minimizar isso. Estamos formatando uma nova proposta do Peate, uma iniciativa pioneira que introduzimos no nosso Governo, e trabalhando em uma ideia de revisão para apoiar ainda mais os municípios”, ressaltou.
O governador afirmou que, com a entrega de mais sete veículos, já são 71 ônibus escolares, além de duas lanchas, que estão beneficiando os estudantes maranhenses. “Nas próximas semanas vamos entregar mais 20 e com isso vamos completando progressivamente essa ação de apoio aos municípios que abrange viaturas policiais, motoniveladoras, ambulâncias e também ônibus escolares para garantir esse apoio aos serviços que são de interesse geral”, informou.
Ele realçou também que o ônibus escolar “é um equipamento com múltiplas funções”. A imediata de transportar os estudantes e o efeito mediato que se deve evidenciar, de ser um estímulo contra a evasão escolar. “Esse é de fato um grande drama da educação do nosso estado e que impacta nos indicadores muito fortemente porque a evasão escolar, assim como a defasagem, são dramas que vivemos há décadas e que explica o fato do Maranhão ter, antes do nosso Governo, andado para trás no IDEB”, disse Flávio Dino.