Maioria das praias da região metropolitana de São Luís continuam próprias para banho

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgou, nesta semana, mais um laudo de balneabilidade das praias de São Luís e São José de Ribamar. O documento afirma que 15 praias estão próprias para banho.

“É oportuno lembrar que os níveis de enterococos estão decaindo gradativamente, desde janeiro deste ano. Este declínio é o resultado de ações implementadas pelo Governo do Estado do Maranhão e o trabalho conjunto da Sema e Caema”, explica o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

Os laudos laboratoriais são emitidos pelo Laboratório de Análises Ambientais da Sema e se refere à ação de monitoramento realizada nos dias 14, 21, 28/08, 04 e 11/09/2016. Como forma de assegurar as condições de balneabilidade das praias a coleta das amostras de águas são feitas às quartas-feiras, sábados e domingos.

Para o presente laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi. Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico Enterococos (do grupo dos Estreptocos Fecais), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar. As amostras de água são colhidas em situação de maré baixa e na isóbata de 1m.

O monitoramento obedece aos padrões fixados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), segundo a qual, as águas das praias serão consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP – Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas IMPRÓPRIAS, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).

Tais resultados se devem ao trabalho do Governo em relação à despoluição dos rios, com o Programa ‘Mais Saneamento’. “No início da gestão, o governador pediu a nossa atenção para conseguirmos reverter esse problema da balneabilidade das nossas praias. Temos feito reuniões semanais, junto com a equipe da Caema, para condução, fiscalização e acompanhamento dessas ações. Isso nos levou a esse resultado final, com um aumento do número de pontos liberados para banho. Depois de um ano e meio de um trabalho incessante chegamos a resultados satisfatórios”, destacou Coelho.

Agilidade

Desde o dia 28 de agosto, a Sema informa que houve mudanças no planejamento das ações de coleta e monitoramento das águas das praias. As coletas estão sendo feitas, além do sábado e domingo, também na quarta-feira. O objetivo é tornar os resultados mais próximos possível da realidade, diminuindo, assim, o intervalo entre a coleta e a divulgação para que os banhistas possam usufruir com maior segurança das praias da capital e região metropolitana.

 Pontos

Os pontos analisados no laudo do dia 6 foram: ao lado do Forte Santo Antônio, atrás do Hotel Praia Mar, atrás do Bar do Dodô, em frente à praça de apoio ao banhista, em frente ao Edifício Herbene Regadas e Hotel Brisa Mar (Ponta d’Areia); em frente aos bares do Chef e Marlene’s, Barraca da Marcela, ao Agrupamento Batalhão do Mar, ao Ipem, Bar Kalamazoo e foz do Rio Calhau (Praia de São Marcos); à direita da elevatória II da Caema, em frente a Pousada Tambaú e Bar Malibu (Prai do Calhau); à direita da Elevatória Pimenta I, à direita da Elevatória Iemanjá II, em frente ao Bar do Capiau e em frente ao Bar da Praia (Praia do Olho d’Água); em frente ao bares Fatima’s Bar, Novo Point e Bar do Isaac na Praia do Araçagi. As referências dos bares são feitas como forma de facilitar a localização dos banhistas.

Deixe uma resposta