A cidade de Raposa, no Maranhão, é um dos municípios mais eficientes do Brasil. A afirmação é resultado de um levantamento feito pela Folha, em conjunto com o Datafolha, que mostra quais prefeituras entregaram mais serviços básicos à população, usando menor volume de recursos financeiros, levando em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569 de todos os municípios do país.
Segundo os números apresentados pelo Jornal Folha de São Paulo, na edição do último domingo (28), o município de Raposa aparece na posição 603º e obteve a nota 0,523, ficando à frente da capital São Luís, que obteve a nota de 0,457, como mostra o gráfico abaixo.
Na classificação, que é excelente, foram levados em conta os indicadores de Educação (0,659), Saúde (0,538), Saneamento (0,434), Receita (0,062). Numa escala que vai de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes.
O prefeito de Raposa, Clodomir dos Santos, falou sobre o levantamento: “Estes números provam que nossa gestão trata o dinheiro público com respeito e seriedade, e por isso, estamos conseguindo atingir nossos objetivos, que é atender bem a população”, frisou.
Apenas 27 municípios maranhenses atingiram esse patamar, são eles: Presidente Médici, Raposa, Pindaré-Mirim, Trizidela do Vale, Pedreiras, Paraibano, João Lisboa, Campestre do Maranhão, Timon, Governador Archer, Passagem Franca, Axixá, Lima Campos, Miranda do Norte, Davinópolis, Turilândia, Guimarães, Esperantinópolis, Bacabal, Jatobá, Mirinzal, São João dos Patos, Imperatriz, São José dos Basílios, Tufilândia, Cedral e Vitorino Freire.





