A Justiça Eleitoral decidiu pela suspensão definitiva de uma pesquisa irregular, realizada no município de São João do Carú, que supostamente apontava liderança do atual Prefeito Bruno Cardoso dos Santos, conhecido como Peteca (foto acima), em relação aos seus adversários.
A decisão é do juiz Philipe Silveira Carneiro da Cunha, titular da 78ª Zona Eleitoral, que acolheu argumentos da comissão provisória do Republicanos na cidade, contra o instituto Qualitativa.
Segundo o partido, a consulta seria enviesada pelo uso de questionamentos sobre preferências do eleitorado em relação aso governos estadual e federal.
“É claro que tal prática macula a lisura do procedimento de pesquisa eleitoral, pois a realização de questionários que promovem essa associação pode gerar um ambiente de desconfiança e deslegitimização do processo democrático. […] Entendo que, ao vincular candidatos locais a líderes nacionais, corre-se o risco de desvirtuar a discussão sobre propostas e competências específicas que devem guiar a eleição municipal. É fundamental que as eleições para cargos como prefeito e vereador sejam pautadas por critérios locais, permitindo que os eleitores decidam com base nas qualidades e promessas dos candidatos, e não influenciados por nomes de maior alcance político. A suspensão da divulgação dessas pesquisas é, portanto, uma medida necessária para garantir um pleito mais justo e transparente”, destacou o magistrado.
A pesquisa havia sido registrada no TSE com o número MA-09252/2024 e, nos dias atuais, já não é mais possível encontrá-la no sistema da justiça eleitoral, mesmo que outra pesquisa do mesmo institulo já tenha sido registrada nos últimos dias.
O cenário atual na cidade está polarizado entre o Prefeito Peteca, que corre para garantir sua reeleição diante de inúmeras denúncias na sua gestão, contra o candidato Dr. Thairo.
Veja a íntegra da decisão AQUI.




