IEL-MA promove Jornada de Carreira e incentiva o protagonismo dos jovens

Nos meses de setembro e outubro, o projeto “Jornada de Carreira”, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional) em parceria com o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) foi realizada em caráter piloto na Escola SESI Araçagi, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A ação teve como objetivo preparar os jovens para os desafios do mundo do trabalho por meio de uma trilha formativa que promove autoconhecimento, competências socioemocionais e profissionais, e a elaboração de um plano de carreira alinhado aos interesses e habilidades de cada participante.
De acordo com Ana Sanyele Sousa, psicológica do IEL-MA, a experiência permitiu trabalhar com os alunos aspectos fundamentais do processo de descoberta pessoal e profissional.
“Foi possível desenvolver junto aos estudantes a identificação de valores, interesses, talentos e habilidades pessoais. Em sala de aula, aplicamos inventários de carreira, testes vocacionais e ferramentas que auxiliam no autoconhecimento e na reflexão sobre o futuro profissional. Dessa forma, eles puderam se preparar melhor para ingressar no mercado de trabalho e se perceber enquanto profissionais”, destacou.
Para os alunos participantes, o projeto representou uma oportunidade de aprofundar o aprendizado e fortalecer a tomada de decisões sobre o futuro. O estudante Lucas Anacleto, do 1º ano do Ensino Médio, afirmou que o projeto contribuiu diretamente para sua escolha profissional: “Foi como uma extensão do Projeto de Vida, só que mais aprofundada. Eu consegui ter decisões mais certeiras sobre a profissão que quero seguir, que é a Engenharia, e entender melhor as áreas de atuação”, relatou.
Já a aluna Maria Eduarda Azevedo, também do 1º ano, destacou a importância da vivência prática proporcionada pelo projeto: “A Jornada de Carreira nos oferece experiências práticas que ajudam a entender melhor o nosso caminho no mercado de trabalho. Consegui desenvolver autoconhecimento e compreender como me preparar para futuras oportunidades. Foi, sem dúvida, uma experiência que valeu muito a pena”, afirmou.
Para a coordenadora da Escola SESI Araçagi, Alessa Cabral, a parceria entre as instituições foi essencial para fortalecer o vínculo dos alunos com o mercado profissional. “A integração entre o SESI e o IEL tem sido fundamental para aproximar os estudantes do mundo do trabalho, contribuindo para que eles construam um projeto de vida mais consciente e alinhado às suas aspirações”, ressaltou.

Deixe uma resposta