Governo do Estado lança nesta segunda o ‘Estágio Internacional’

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lança, nesta segunda-feira (14), o programa ‘Estágio Internacional’, realizado via Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) com a abertura de uma chamada pública.

O objetivo do edital é estimular a realização de estágios e intercâmbios multilaterais de curta duração em parceria com instituições de ensino, pesquisa ou empresas fora do Brasil visando o aperfeiçoamento profissional e a experiência internacional de estudantes de mestrado e doutorado.

A chamada pública integra a linha de ação ‘Mais Qualificação’ no âmbito do Programa Cidadão do Mundo. “Estamos, com o lançamento desse novo edital, dando continuidade às ações de fomento à educação e garantindo a jovens, mestrando e doutorando, a oportunidade de fazer um estágio de curta duração em outros países”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré que, ao lado do presidente da Fapema, Alex Oliveira, assinam o edital.

Bira do Pindaré lembrou que por meio do programa ‘Cidadão do Mundo’, que está inserido na mesma linha do edital Estágio Internacional o governo já vem incentivando a capacitação bilíngue entre os jovens maranhenses. “Com isso estamos estimulando a qualificação da produção científica e tecnológica nas carreiras acadêmicas e promovendo a integração e atualização dos jovens maranhenses em outras culturas”, destacou o secretário.

O estágio, segundo explicou o presidente da Fapema,, será de um período de até três meses. “Com isso nós pensamos em estreitar laços entre os departamentos acadêmicos, em pesquisa que interessam ao Maranhão e dar a oportunidade dos nossos pesquisadores conhecerem outras realidades e trazerem sus experiências para o Maranhão”, disse Alex Oliveira.

Durante o lançamento do edital também acontecerá a primeira reunião com os cem candidatos selecionados por meio do programa Cidadão do Mundo e que irão viajar para o exterior para aperfeiçoar um segundo idioma- Inglês, Francês ou Espanhol – com todas as despesas pagas pelo governo do Maranhão.

A nova chamada pública será disponibilizada na página da Fapema no endereço www.fapema.br

Deixe uma resposta