O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou o desenvolvimento de um programa que leva ações de saúde para escolas da rede pública de ensino.
Apresentações teatrais sobre higiene corporal e alimentação saudável, entrega de kits educativos e palestras voltadas para os alunos e seus pais, são algumas das atividades desenvolvidas por profissionais da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária (Suvisa).
Nesta terça-feira (19), a Escola Municipal São José dos Índios, no município de São José de Ribamar, recebeu o programa ‘Visa nas Escolas’, que desenvolve ações estratégicas em educação e saúde possibilitando aos pais e alunos de seis a dez anos, aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
“Gostei muito do programa que trouxeram para a escola. Serve tanto para os alunos como para nós, os pais. Principalmente a parte dos cuidados com o consumo de alimentos com muita gordura, sal ou açúcar”, contou Jonilson dos Santos Sousa, pai do aluno João, que cursa a 1ª série do ensino fundamental.
Para a professora Marildionery Vieira Pereira, a aprendizagem que mais chamou atenção foi sobre o uso racional de medicamentos. “É muito importante o que foi ensinado sobre o uso abusivo de medicamentos. Aqui na escola, os alunos ficam com dor de cabeça e já querem logo tomar remédio. A presença dos pais nesse momento complementa o ensinamento, que não podemos tomar qualquer tipo de remédio assim, sem consulta médica”, destacou.
Com a apresentação da peça teatral ‘O Circo da Saúde’, os alunos puderam conhecer de forma lúdica como é o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância Sanitária. Sobre isso, a gestora da escola, Nilza Klinger Cunha Ramos, diz que a aprendizagem dos alunos fica bem mais fixada com a apresentação teatral.
“As peças teatrais fazem com que os alunos fiquem mais atentos ao conteúdo ensinado. Eles embarcam na brincadeira, ficam estimulados a apreender sobre assuntos diferentes”, observou a gestora.
A coordenadora do Núcleo de Educação da Suvisa, Karla Campos, destacou que ações educativas de saúde contribuem para a promoção de futuros hábitos saudável. “A educação em saúde representa um dos meios mais importantes utilizados para contribuir na preparação de gerações mais conscientes, com melhoria na qualidade de vida individual e coletiva”, enfatizou Karla Campos.
Nessa etapa do programa ‘Visa nas Escolas’, o objetivo é atingir cerca de 250 alunos e 15 profissionais que trabalham na escola, entre professores e profissionais da equipe pedagógica, além dos pais de alunos.
Para prosseguirem praticando o que foi ensinado, alunos e professores receberam um kit com cartilhas do projeto, além de mochilas contendo lápis, apontador e borracha.





