Em mais uma reunião anual com representantes da Agência Fitch Ratings, ocorrida nesta terça-feira (16), sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), gestores do Governo do Estado, apresentaram balanços fiscais, ações e o cenário econômico do Maranhão, além de metas e programas desenvolvidos para fins de avaliação de nota de crédito, feito pela Agência.
A reunião começou por volta das 09h, onde o subsecretário da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Marcello Dualibe, fez a abertura dos trabalhos, em uma explanação da situação fiscal do Maranhão aos presentes.
Para o subsecretário, essa reunião anual é de extrema importância para o Estado, oportunidade na qual expomos os avanços obtidos com responsabilidade fiscal,
“Nossas ações são apresentadas aqui com a mais absoluta transparência, onde mostramos o cenário econômico real, além de dados de extrema importância que afetam o desenvolvimento do Estado. Estamos confiantes que nossa nota será positiva”, destacou.
Os temas abordados durante a reunião foram divididos pelos seguintes tópicos: Política e Economia, onde o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão e Secretaria de Indústria e Comércio fizeram as apresentações; Receitas, Despesas e Planejamento (Sefaz, Seplan e Segep); Resultados Fiscais (Seplan); Gestão Financeira: Dívida, Riscos Fiscais, Operações de Crédito e Precatórios (Seplan e PGE); Previdência (Segep); Empresas (Caema, Emap, Emarph e Emserh).
O diretor financeiro da Fitch, Paulo Fugulin, que veio acompanhado do diretor sênior de finanças públicas, Gerardo Carrillo, destacou a transparência com que as ações do Estado foram apresentadas, o que, de acordo com ele, é fundamental para uma avaliação correta do Estado.
“O que temos visto de maneira recorrente, é o aumento da transparência nas apresentações, e quanto mais transparente, melhor nossa avaliação, para termos uma idéia melhor do Estado”, enfatizou o representante da Agência.
Atualmente, a nota do Estado é BB-, porém, a perspectiva de longo prazo, é A+. A previsão da divulgação da nota de avaliação produzida pela Fitch é até o fim deste mês de Maio.








