Após os inúmeros investimentos do Governo do Estado para ampliar e qualificar a rede de assistência social no Maranhão – que já possibilitou a entrega de 92 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros Especializados em Assistência Social (Creas), dos 159 que serão entregues nos próximos meses – o Maranhão figura entre os estados com maior adesão ao Criança Feliz, com 164 municípios na lista de beneficiados no programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) no Maranhão.
De acordo com o secretário da Sedes, Neto Evangelista, a alta adesão dos municípios maranhenses ao Criança Feliz é fruto de um programa de investimentos em equipamentos de assistência social desenvolvido pelo Governo. Nos modernos e bem estruturados CRAs e CREAs entregues pelo Governo, os cidadãos são constantemente informados sobre os programas sociais existentes em âmbito municipal, estadual e federal, bem como atualizados sobre critérios de seleção, o que possibilita que esses programas cheguem, a cada dia, a quem realmente precisa.
“Quando os governos federal, estadual e municipal se unem em favor de uma política intersetorializada e voltada ao desenvolvimento infantil nas mais diversas áreas, não tenha dúvida que os resultados futuros serão os melhores possíveis e que vão proporcionar novas perspectivas de vida às crianças beneficiadas pelo programa”, frisou Neto Evangelista.
O objetivo do programa é fortalecer políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil. O governador Flávio Dino destacou o programa como uma iniciativa de extrema relevância para promover o desenvolvimento saudável na primeira infância, em todos os aspectos preconizados pelas diretrizes que norteiam a ação.




