Governador inaugura dois Centros de Assistência Social para a região do Coroadinho

Cerca de 15 comunidades da região do bairro Coroadinho, em São Luís, receberam na tarde desta quinta-feira (2) do governador Flávio Dino e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), unidade que vai atender oito mil famílias, das quais quase sete mil são beneficiárias do Programa Bolsa Família; e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que vai atender famílias e indivíduos em situação de ameaça e também adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em 83 bairros da região.

creasgov

Acompanhado do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, o governador Flávio Dino destacou a dimensão social das duas inaugurações. “É com ações como estas que enfrentamos as injustiças sociais, a violência e as desigualdades. A instalação do Cras e do Creas, que são importantes equipamentos sociais, numa região que tanto necessita da atenção do poder público, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, destacou o compromisso dos entes federativos na consolidação das políticas públicas de assistência social no Estado e destacou o avanço vivenciado pelo Maranhão nos últimos seis meses. “A parceria na implantação dos equipamentos sociais são uma vitória de cada um dos cidadãos maranhenses beneficiados pelas ações, assim como também é uma vitória do Maranhão, que melhora a atenção pública”, disse.

O Cras atua como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), isto é, como acesso aos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, bem como o acompanhamento das famílias beneficiárias pelo Bolsa Família, incentivo a geração de trabalho e renda, entre outras ações.

O Cras do Coroadinho vai atender a cerca de 15 comunidades de toda a região, que possui 8 mil famílias cadastradas no Cadastro Único, das quais 6.843 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta, das 8 às 18h, com média prevista de 200 atendimentos por mês.

Já o Creas oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos vítimas de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras situações de ameaça. O foco do atendimento é a busca é pela reconstrução dos laços familiares e comunitários para a superação da situação apresentada.

O Creas do Coroadinho abrange uma área de 83 bairros, onde estão cerca de 235 famílias e 46 indivíduos em situação de ameaça, mais 29 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, mas em liberdade assistida.

creasgov2

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, falou da importância das obras sociais executadas pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e Município. “Estas ações comprovam que quando trabalhamos juntos somos mais fortes e conseguimos atender às demandas da população. Isso mostra o comprometimento que temos com os cidadãos maranhenses”, disse. Resultado de um cofinanciamento do Governo Federal, em parceria com o Estado e o Município, após a inauguração, as estruturas do Cras e do Creas do Coroadinho serão entregues à Prefeitura de São Luís, que será a responsável, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas), pela manutenção e prestação dos serviços socioassistenciais.

Participaram ainda das cerimônias o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão; a secretaria de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; a secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro; e a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréa Lauande, que representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior; entre outras autoridades políticas.

Deixe uma resposta