Com o objetivo de garantir o aprimoramento técnico e profissional aos servidores e estagiários da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), foi realizada na tarde desta terça-feira (25), no auditório “O Dono do Mar”, a capacitação “Gestão de Acervo Museológico”.
Conduzido pela historiadora e conservadora Anna Carolina Vieira foi ressaltada a importância de procedimentos de catalogação, conservação e estratégias de digitalização, trazendo destaque à preservação de acervos e da memória histórica como pilares fundamentais para a identidade cultural e histórica de uma nação.
Muito além de conhecimento técnico, a capacitação buscou introduzir a relevância de uma sensibilidade com a documentação, entendida como forma de intercambiar saberes ao longo do tempo. “Essa temática é muito importante, pois é o coração de qualquer museu, de todo tipo de salvaguarda de patrimônio histórico, artístico e cultural”, enfatizou Anna Carolina Vieira, palestrante e diretora do Museu dos Palácio dos Leões.
Ao longo do encontro, os servidores tiveram a oportunidade de realizar perguntas à palestrante, em um momento de troca de conhecimentos e experiências.
Essa é mais uma atividade promovida pela Diretoria Educacional da FMRB, visando fomentar o conhecimento e valorização cultural com perspectivas mais aprofundadas sobre a responsabilidade e ética com a preservação do patrimônio histórico e cultural. “A Diretoria Educacional planeja atividades que oportunizam o conhecimento continuado, relacionados à temáticas que coadunam com o sentido primordial da Fundação que é educação, cultura e arte. Então, capacitações como essas têm o intuito de melhorar as atividades técnicas da FMRB”, pontuou Tatiane Lindoso, diretora educacional da Fundação.




