Flávio Dino pede apoio do MTur para efetividade da Rota das Emoções

O governador Flávio Dino apresentou, em audiência com o ministro do Turismo, Vinícius Lages, nesta quarta-feira (25), em Brasília, projetos para fomentar o turismo no Maranhão. Durante as discussões, ele solicitou ao ministro intervenção para viabilizar a efetividade da Rota das Emoções, trecho que compreende os Lençóis Maranhenses e o litoral cearense.

Flávio Dino garantiu que o turismo é prioridade na atual gestão, sendo um importante propulsor do desenvolvimento no estado. A importância estratégica do turismo para o Maranhão é conhecida pelo governador que foi presidente da Embratur – entidade federal responsável por promover o turismo brasileiro no exterior – entre 2011 e 2014, quando o Brasil registrou recorde de turistas e o Maranhão foi destaque em diversas peças de promoção turística.

A titular da Secretaria de Estado de Turismo, Delma Andrade, acompanhou o governador na reunião e frisou o empenho da gestão estadual. “A reunião serviu para reforçar junto ao Governo Federal a importância que o setor passa a ter na atual gestão”, disse.

Delma Andrade ressaltou que a Rota das Emoções receberá a construção, já garantida pelo governador, de cerca de 30 km de estrada que interligue Barreirinhas à Paulino Neves, única parte ainda não interligada. Mas, para funcionar a contento, a secretária frisa que é importante o diálogo com os governadores do Piauí e Ceará, que poderia ser intermediado pelo ministro Vinicius Lages.

Outro pleito levado pelo governo maranhense ao Ministério do Turismo foi a atenção ao Centro Histórico de São Luís. O governador ressaltou a importância de retomar o PAC Cidades Históricas no Maranhão, projeto do Governo Federal para revitalização de imóveis da arquitetura colonial maranhense.

Com investimento na ordem de R$ 130 milhões pela esfera federal, a instância estadual comprometeu-se em realizar contrapartida financeira de R$ 15 milhões, mas a última gestão deixou dívidas acumuladas nos último três meses, o que paralisou o projeto no Maranhão. Na ocasião, o governador Flávio Dino garantiu o pagamento da dívida pendente, pedindo atenção do Ministério nas ações desenvolvidas no estado.

 Foi debatida a realização de reuniões sistemáticas entre as equipes técnicas do Ministério do Turismo e do Governo do Estado para analisar os projetos já em execução e novas oportunidades para incrementar o turismo. “Existem diversos projetos celebrados, alguns já foram retomados, mas nossa intenção e que todos sejam executados com a maior brevidade possível”, comentou a secretária Delma Andrade.

Durante a reunião, o ministro Vinicius Lages ressaltou o interesse do Ministério do Turismo em reforçar o Banco de Imagens do Maranhão. Segundo ele, ter material de divulgação diversificado é um importante passo para inserir cada vez mais os produtos turísticos maranhenses no imaginário dos brasileiros e dos estrangeiros. “Também firmamos uma parceria para divulgar o calendário turístico do Maranhão”, disse a secretária.

Deixe uma resposta