
O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do Senado Federal, em votação secreta, nesta segunda-feira (1º/2), derrotando a candidata independente Simone Tebet (MDB-MS). Ele venceu a disputa em primeiro turno, com um total de 57 votos — bem acima do mínimo de 41, que equivale à metade mais um dos 81 senadores. Tebet recebeu 21 votos.
O resultado da eleição representa uma importante vitória política para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que se empenhou pessoalmente na campanha do parlamentar, em um momento de forte pressão sobre o governo. O triunfo de Pacheco também fortalece o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), seu principal cabo eleitoral, que deve continuar com influência na Casa.
Além de favorecer a tramitação de projetos de interesse do Executivo, a eleição de Pacheco deve reforçar a blindagem de Bolsonaro no Congresso, no momento em que já passam de 60 os pedidos de impeachment contra ele — a maioria relacionada a sua atuação na pandemia.




