![]()
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) recebeu nesta quinta-feira, 10, o juiz Felipe Damous, da comarca de Pedreiras, para uma reunião sobre o Projeto de Capacitação em Inteligência Artificial nos Municípios. Participaram também a prefeita de Axixá, Roberta Barreto e o prefeito de Peri Mirim, Heliezer Soares.
A iniciativa propõe a realização de oficinas práticas voltadas à qualificação de equipes técnicas das prefeituras — especialmente das áreas jurídica e administrativa — para o uso da inteligência artificial em suas rotinas de trabalho.
“Nessas oficinas, iremos capacitar os profissionais, tanto da área jurídica quanto da área administrativa, a usar a inteligência artificial em suas rotinas. A inteligência artificial ajuda e agiliza muito todas as atividades administrativas e jurídicas com essas tecnologias que estão surgindo, como o ChatGPT. Então, o nosso objetivo é capacitar as equipes, tanto procuradorias quanto qualquer setor administrativo dentro das prefeituras e das secretarias, a conseguir utilizar essa tecnologia de forma bem acessível e intuitiva em suas atividades-fim, potencializando a gestão municipal, entrando nessa revolução que a gente está vendo”, explicou o juiz Felipe Damous, também professor na área de IA aplicada ao Direito.
A proposta é que os treinamentos sejam realizados em formato itinerante, alcançando diversas regiões do estado e promovendo a inclusão digital dos municípios maranhenses no contexto da transformação tecnológica em curso.
“Com a adesão crescente à inteligência artificial no setor público, a FAMEM busca estimular a modernização das gestões municipais, promovendo eficiência, inovação e melhores serviços à população.” Declarou o presidente da FAMEM, Roberto Costa.




