Em sessão solene, Sá Marques homenageia Boi de Axixá pelos seus 60 anos de história

A tarde desta segunda-feira (20), foi marcada pela alegria, música e o colorido do Boi de Axixá, sotaque de orquestra, o grande homenageado do dia. A honraria foi concedida pelo Vereador Sá Marques e movimentou a Câmara Municipal.

Durante a homenagem, o parlamentar entregou uma placa alusiva pelos 60 anos do Boi, para a presidente de honra, Leila Naiva, e falou da satisfação em homenagear o Boi de Axixá.

Fico muito Feliz em homenagear esse grupo que há 60 anos vem brilhando nos arraiais do nosso estado. O Boi de Axixá tem história, legado e tradição. Parabéns,  Leila Naiva. Parabéns, Boi de Axixá. Aproveito para agradecer a presença de cada membro do boi, da população ludovicence que tem esse amor pela cultura popular e pela participação dos meus colegas vereadores que aqui se fizeram presentes”, destacou o Vereador.

Neste ano, o grupo completa 60 anos de história, e sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Agradeço a Deus pelo apoio e força que sempre me deu para estar à frente do batalhão. Essa homenagem, sem sombras de dúvidas, nos engrandece e mostra que estamos no caminho certo. Muito obrigada a Câmara de São Luís em nome do autor da honraria, vereador Sá Marques, por este reconhecimento ao nosso batalhão”, disse Leila Naiva, presidente de honra do grupo.

Além do grupo que esteve presente e se apresentou no plenário da Casa Legislativa, estiveram presentes também os vereadores Sá Marques (Autor da homenagem), Bárbara Soeiro, Marcial Lima, Paulo Victor e Silvino Abreu, Leila Naiva (Presidente do Boi), Nonato Chocolate (Secretário e no ato representando o prefeito da capital), João Torres (Diretor do Boi e Padrinho), Tenente Kacio e Oswaldo Boabaid (Boi de Morros).

HISTÓRIA DO BOI DE AXIXÁ

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores. As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos precursores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.

Deixe uma resposta