Uma grande exposição em homenagem a Joanna da Rocha Santos, mais conhecida como Dona Noca, está acontecendo na cidade de São João dos Patos desde o fim do mês de Novembro. Dona Noca fez história no Brasil, quando foi nomeada Prefeita no ano de 1934 (na época, não existia eleição para Prefeito e Governador, apenas um interventor). Nascida em 18 de Dezembro de 1892, no mesmo ano da emancipação política de São João dos Patos, ela exerceu também as funções de delegada, promotora, e juíza de paz (realizou diversos casamentos). Na cidade, a administração de Dona Noca marcou o desenvolvimento da região.
A exposição, que reúne um vasto acervo da época que Dona Noca era viva, entre eles, objetos, documentos e registros de seus atos, veio de uma iniciativa da historiada Maria Lyra da Rocha Santos, que também é presidente da Fundação Paulo VI, que mantém o Colégio Patoense Joanna da Rocha Santos. Alguns familiares da mulher que fez história no Brasil ainda se mantém ativos na política maranhense: Mariana Lyra (foto acima), que atualmente é secretária de educação da cidade de São João dos Patos e Celso Santos, atual secretário adjunto de Estado de Programas Estratégicos (Sedepe).
De acordo com Maria Lyra, a exposição exibe construções e atitudes em histórias que marcaram para sempre o pioneirismo comercial e industrial da família da política, há exatos 130 anos atrás.
“Dona Noca foi uma referência no País pela sua importância na história da política do Brasil. Sua participação na política foi muito forte e decisiva nos momentos históricos do Maranhão, a exemplo da queda do Estado Novo e oposições coligadas de 1951, e nada mais justo do que poder homenageá-la com essa exposição, apresentando a todos toda a história de vida da nossa saudosa Joanna”, ressaltou a historiadora, que hoje é viúva do ex-deputado Turíbio da Rocha Santos, sobrinho de Dona Noca.
Sobre a Exposição
A exposição “Dona Noca, uma mulher na vanguarda do seu tempo”, procura fazer jus a uma mulher desassombrada, decidida e com os olhos voltados para o seu povo, sempre. A mostra conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São João dos Patos, tem atraído fãs e admiradores de toda a região, e está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h, na antiga fábrica de algodão Nossa Senhora de Fátima, com entrada franca e estará aberta para visitação até a primeira semana de Janeiro.





