Em mais uma pesquisa de intenção de votos, realizada pela Escutec, os cenários apontam a realização de segundo turno na nossa capital. A pesquisa foi contratada pelo jornal O Estado do Maranhão e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00724/2016. O Instituto ouviu 800 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro, possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O prefeito e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ainda continua na frente, com 33,5%. Em segundo lugar, aparece o candidato do PP, Wellington, com 22,3%. Já Eliziane Gama, que só cai nas pesquisas, coleciona míseros 15,8%.
Em quarto lugar, está o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), com 4,5% da preferência do eleitorado, contra 3,8% do vereador Fábio Câmara (PMDB), da coligação “Coragem Pra Fazer”; 2,3% da vereadora Rose Sales (PMB); 1,0% de Zeluis Lago (PPL); 0,5% de Cláudia Durans (PSTU) e 0,1% de Valdeny Barros (PSOL), da coligação “São Luís, o Caminho é Pela Esquerda”.
8,1% dos eleitores afirmaram que não votaria em nenhum dos candidatos, e outros 8,3% não souberam ou não responderam.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos a prefeito, Edivaldo lidera com 29,1% das intenções de votos; Wellington aparece na segunda colocação com 19,1%; Eliziane Gama continua na terceira colocação, com 10,5%; Eduardo Braide surge logo em seguida com 2,6%; seguido de Fábio Câmara, com 2,5%; Rose Sales, com 1,3%; Zeluis Lago, com 0,3% e Cláudia Durans, com 0,3%. Apontaram o item ninguém, 10,3% dos eleitores entrevistados e não souberam ou não responderam, 24,1%.
Rejeição
A pesquisa Escutec também avaliou o quesito rejeição entre os candidatos que disputam a Prefeitura de São Luís.
Edivaldo Júnior aparece como o candidato com o maior percentual de rejeição: 25,9%. Eliziane Gama é destacada como a segunda mais rejeitada do pleito, com 21,3%. Wellington do Curso aparece logo em seguida, com 8,8%; Fábio Câmara tem índice de rejeição de 4,1%; Rose Sales aparece com 3,5%; Eduardo Braide apresenta 3,3%; Zeluis Lago outros 2,9%; Cláudia Durans 2,5% e Valdeny Barros, o candidato de menor rejeição, com 2,3%. Assinalaram ‘nenhum deles’, 11,4% dos entrevistados, e não souberam ou não responderam, 14,3%.
Escutec também avaliou cenários de segundo turno
A pesquisa Escutec de intenções de votos também avaliou três possíveis cenários de segundo turno, levando em consideração os candidatos que lideram a corrida de intenções de votos.
No primeiro cenário, entre o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e a candidata Eliziane Gama (PPS), o pedetista vence a simulação com 45,5% das intenções de votos, contra 23,9% da popular-socialista. Neste cenário, 25,8% dos eleitores afirmaram que não votaria em nenhum dos dois e outros 4,9% não souberam ou não responderam.
O segundo cenário simulado pela pesquisa Escutec foi entre Edivaldo e Wellington do Curso (PP). Edivaldo aparece com vantagem, com 42,0% das intenções de votos, contra 40,0% do progressista.
Apontaram “nenhum deles”, 12,9% dos entrevistados e não souberam ou não responderam, 5,1%.
Já no terceiro e último cenário, Wellington aparece com vantagem sobre Eliziane Gama. O progressista tem 50,1% da preferência do eleitorado na simulação, contra 25,4% de Gama. Apontaram “nenhum deles”, 20,0% dos eleitores e não souberam ou não responderam, 4,5%.
Com informações do Imirante, com edição do blog.





Resposta para: Em nova pesquisa da Escutec, Edivaldo e Eliziane continuam os mais rejeitados pela população de São Luís