Ela fala com docilidade, mas ao mesmo tempo demonstra ser determinada e muito transparente. Ela é advogada, professora, mãe, filha e irmã, e neste último mês de Abril, pegou a sociedade maranhense de surpresa ao divulgar sua pré-candidatura para deputada federal nessas eleições de 2022. O nome dela é Flávia Alves Maciel, que já criou até slogan: #EuSouFlávia!
Flávia Alves é filha do saudoso Othelino Nova Alves Filho e irmã, claro, de Othelino Neto, deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ou seja, já tem a política na veia e na vida, já que sempre acompanhou e participou dos bastidores das inúmeras campanhas de seu irmão Othelino.
Filiada ao PCdoB, Flávia contou que nasceu na política e como surgiu a ideia de encarar as urnas nessas eleições.
“Está na veia, no sangue, meu pai e avô já viviam isso. A diferença esse ano é que agora farei parte da política partidária, que é uma novidade para mim. Ainda em 2021, nós começamos a visualizar uma oportunidade nesse campo da campanha e aí coincidiu com meu momento de amadurecimento, onde eu e minha família discutimos essa situação por seis meses, pensamos bem e meu irmão ventilou essa hipótese. Na hora eu disse que queria e quero fazer diferença, tenho muito a colaborar. E eu ganhando ou não, terei orgulho da minha caminhada, amo minha profissão e principalmente minha família.“, afirmou Flávia Alves.
Ela disse também que não tinha anunciado antes porque queria ter realmente a certeza que iria entrar na briga por uma das dezoito vagas, além da análise do análise do cenário político.
Sobre a pré-candidatura, ela diz que é pra valer, e que inclusive, muita gente não acreditou e ficou perguntando se era realmente verdade.
“Com muito orgulho e alegria, respondia: é pra valer sim. Infelizmente nosso Estado hoje não tem representatividade na câmara federal e sabemos que, para mudar isso, precisamos lutar muito, e tenho me surpreendido bastante e positivamente com os apoios que estão chegando, cheios de emoção, brilho nos olhos, empolgação de fazer parte desse projeto que está começando. Claro que já contava com alguns apoios das bases de Othelino, mas além de tudo tenho sido procurada por pessoas que tem história no Maranhão, candidatos, suplentes, daqui e do interior, lideranças que estão, digamos, órfãos de candidatos”, declarou a pré-candidata.
Sobre a influência que o irmão tem no Maranhão, Flávia disse que, independente de qualquer coisa, ela tem sua própria identidade.
“Tenho uma agenda ligada com Othelino, as pessoas estão me procurando, alguns deputados também, e assim a coisa está fluindo, caminhando de uma forma leve. Tenho sido bem recebida nos lugares, e tenho muito orgulho de ser irmã do Othelino, mas vou mostrar quem eu sou, tenho minha própria identidade“, enfatizou.
Bandeiras defendidas por Flávia Alves
A primeira bandeira de pré-campanha a ser defendida por Flávia Alves é a necessidade da representatividade feminina.
“Seja eu ganhando ou não, precisamos estar lá para aderir as pautas que realmente influenciam na vida das mulheres, que na verdade também influencia na vida das famílias, pois nós, a maioria, muitas vezes sozinhas, fazemos toda a administração do lar, e isso impacta na educação, na igualdade salarial, nossos tribunais de justiça são masculinos, as mulheres sofrendo violência de gênero na política, é proposital, existe um grupo de pessoas que não quer a mulher na política. E nós sabemos que podemos conduzir qualquer área”, defendeu.
Em seguida, vem a bandeira da Educação.
“Sou pedagoga, é a fronteira da liberdade, pois só conseguimos ser livres se tivermos condições de educação, de formação para termos um bom emprego, qualidade da educação, de como estão passando os ensinamentos, além do desenvolvimento regional, trazer verbas e recursos pra ponta, pra quem precisa, como a produção agrícola, a questão ambiental”, ressaltou.
Agenda de pré-campanha
A agenda de pré-campanha da pré-candidata Flávia Alves vai muito bem, obrigada! Ela segue conhecendo lideranças, viajando para o interior, e durante a campanha propriamente dita, ela pretende rodar o Maranhão todo ou boa parte dele.
“Quero ir no cara a cara, temos que sentir as pessoas, conversar, debater, passar nossa mensagem. Pretendo ir em todos os lugares que puder”, disse.
Flávia contou também que sempre acompanhou o projeto de Othelino, esteve envolvida em todas as campanhas, mas apenas nos bastidores, mas que conseguiu obter uma experiência e aprendizado com ele.
“Aprendi a saber conduzir as coisas com respeito as diferenças, pois temos nossas opiniões, mas respeito as diferenças, e isso é um grande ensinamento dele, que saber lidar com as pessoas ainda que seja oposição, ainda que discorde dele. Saber respeitar o limite do outro. Tenho aprendido com ele também a não prometer o que não podemos cumprir. Limite ético, de tempo, ser realista”, destacou Flávia Alves.





