Diversidade cultural maranhense contagia multidão na virada de ano do ‘Réveillon de Todos’

A mistura de ritmos, marca peculiar da diversidade cultural maranhense, deu o tom da festa da virada na programação do ‘Réveillon de Todos’, promovida por meio de parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, atraindo uma multidão para a Avenida Litorânea e Praça Maria Aragão. O colorido do céu anunciava o novo ano com uma chuva de fogos de artifício jamais vista na orla marítima de São Luís, ao todo foram 15 minutos de show pirotécnico de quatro pontos da orla.

ritmos2

“Uma festa nesse formato é uma maneira de ativar a chamada economia da cultura. Um evento como este gera milhares de empregos, milhares de oportunidades. De modo que estamos duplamente felizes. Primeiro por essa saudação ao novo ano exaltando a nossa cultura e segundo pela movimentação econômica que estamos gerando”, declarou o governador Flávio Dino, que acompanhou as comemorações na Litorânea.

anonovo

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior também destacou a festa promovida em conjunto entre Estado e município. “O Réveillon de Todos é fruto de mais uma parceria bem executada com o governo do Estado. A programação abraçou a cultura local e atingiu todos os públicos e possibilitou também à população ter diversos espaços gratuitos para comemorar a passagem de ano com tranquilidade, alegria, segurança e em família”, afirmou.

O ‘Réveillon de Todos’ transformou a Avenida Litorânea em um espaço democrático onde manifestações culturais das mais variadas matizes puderam mostrar o seu valor, dando um caráter diferenciado à festa de Ano Novo, que foi genuinamente maranhense e protagonizada por pessoas como o lavrador Raimundo Diniz, 53 anos, integrante do Bumba Meu Boi de Guimarães.

“Eu nunca tinha se apresentado aqui antes. Estou muito contente por participar de uma festa destas aqui na beira da praia”, afirmou Raimundo Diniz, que ficou muito entusiasmado com a apresentação na festa de réveillon na Avenida Litorânea.

Dentre as atrações que desfilaram no circuito da Avenida Litorânea no ‘Réveillon de Todos’, muitas vieram do Bairro de Fátima, local de forte tradição cultural. “No Bairro de Fátima nós temos tambor de crioula, escolas de samba, blocos tradicionais. É um bairro de muita riqueza cultural, e nós do Abibimã estamos aqui representando esta comunidade”, comentou Francinaldo Correa, integrante do Abibimã, bloco afro criado há 25 anos no Bairro de Fátima e que desenvolve trabalho social com crianças e adolescentes da região.

Deixe uma resposta