Deputado dos mais atuantes da atual legislatura, o Professor Marco Aurélio comemorou muito a sanção da Lei de criação da UEMASUL, projeto de sua autoria, pelo governador Flávio Dino, na última terça-feira (01), em Imperatriz.
Marco Aurélio classifica o evento como dia histórico: “Nasce a UEMASUL. Filha de um sonho de autonomia, gerada pela luta de décadas, travada por nossa comunidade acadêmica. Forjada na esperança de uma universidade que seja mais inclusiva e menos centralizadora de investimentos em São Luís. Parabenizo a todos que lutaram, lutam e continuarão lutando pelo fortalecimento do nosso ensino superior, parabenizo o nosso Governador Flávio Dino por cumprir esse compromisso com nosso Povo da Região Tocantina”, comemorou o parlamentar.
O deputado enfatizou também a importância de uma reitoria presente. “Vendo as necessidades e sendo cobrados todos os dias pela comunidade acadêmica. O que temos a ganhar? A nossa liberdade como região, o fortalecimento do nosso ensino superior”, finalizou.
Veja o vídeo da assinatura do governador Flávio Dino, autorizando a criação da UEMASUL:
Ainda durante o evento, o governador Flávio Dino destacou que a medida não só representa a concretização de um compromisso seu com a região, como assegura um dos pilares de todo o trabalho desenvolvido pelo Governo do Maranhão: a democratização da educação e a geração de oportunidades. “Esta é uma medida importante para democratização do ensino superior no Maranhão, um dos estados que menos tem alunos em universidades”, ressaltou Flávio Dino.
Por enquanto, os cursos da UEMASUL serão os mesmos já ofertados pela Uema. Apenas em 2018 novos cursos serão ofertados, após estudo do arranjo produtivo regional e discussão com a sociedade em geral e a comunidade acadêmica. Uma nova sede será construída para a instituição. A obra, orçada em R$ 13 milhões tem previsão de entrega em 2018. O prédio da Uema já existente na cidade será mantido e todo o patrimônio móvel, imóvel, estrutural, será transferido para a UEMASUL.





