Em mais um de seus importantes pronunciamentos em prol da população de todo o Estado do Maranhão, o deputado Wellington do Curso apresentou proposições no sentido de que o Governo do Estado amplie o número de Unidades de Segurança Comunitárias (USC) na capital maranhense, tendo em vista a criminalidade que, segundo ele, permeia a sociedade. Na cidade de São Luís, existem apenas duas USCs , sendo uma instalada na Vila Luizão e outra no bairro do Coroadinho.
Na oportunidade, Wellington destacou a importância das USCs, além de enfatizar a pertinência da polícia comunitária, sobretudo, nos bairros considerados “mais violentos” da capital.
“Após o primeiro ano de implantada, os índices de criminalidade nos bairros atendidos pela USC (Divinéia, Sol e Mar e Vila Luizão) diminuíram consideravelmente, segundo o CIOPS. Quanto à implantação do projeto, adotou-se como critério básico de escolha da localidade o comportamento das linhas de tendência quanto aos crimes dolosos contra a vida, contemplando, assim, as áreas com os maiores índices de criminalidade. Partindo de tal critério de escolha, tem-se o caráter essencial e emergencial, sob dada perspectiva, de se implantar Unidades de Segurança em diversos bairros, dentre eles Cidade Olímpica, Maiobão, São Raimundo, Pedrinhas, Vila Maranhão, dentre outros que, segundo o Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-CEAP) e do Ministério Público do Maranhão (MPMA), são os bairros onde há maior índice de crimes violentos letais intencionais. Ressalta-se aqui o caráter emergencial, não de apenas se garantir novas Unidades de Segurança, mas a necessidade de se enfatizar o combate à criminalidade e, assim, ao zelo por aquilo que o ser humano possui de mais importante: a vida”, declarou o deputado Wellington.




