A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) estuda a implementação do projeto de Vitaliciamento “Trocando Ideias”, que tem como objetivo dar suporte aos juízes de direito em fase de vitaliciamento na carreira, prestando o apoio e a orientação para o exercício das atividades judicantes, nas mais diversas áreas.
Por determinação da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, será implementado um projeto específico para acompanhar o processo de vitaliciamento dos novos juízes, com a participação da equipe de juízes auxiliares da Corregedoria.
Segundo a corregedora-geral, o magistrado, ao ingressar na carreira, precisa ter um acompanhamento especial e do apoio necessário para que tenha mais tranquilidade em exercer sua função de julgador. “Eles têm uma missão árdua e precisam estar preparados para enfrentar essa enorme responsabilidade, e a Corregedoria, como órgão fiscalizador e principalmente orientador, precisa estar presente nessa adaptação.
Durante o processo de vitaliciamento, os novos juízes poderão expor suas experiências e dificuldades, e contarão com o suporte técnico da Corregedoria. Magistrados com mais experiência serão convidados para expor sobre o dia a dia da magistratura, seus desafios e conquistas, auxiliando no engajamento dos novos magistrados no Poder Judiciário do Maranhão.
ESMAM – Os juízes auxiliares Rosângela Praseres e Gladiston Cutrim (Planejamento Estratégico), a Secretária geral da ESMAM, Marilse Medeiros e o coordenador pedagógico, Arthur Darub, se reuniram na última segunda-feira (15) para discutir sobre a metodologia que a CGJ pretende adotar para o acompanhamento do período de vitaliciamento.





