A cidade de São Luís amanheceu com chuva forte nesta terça-feira (14).
O Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) informou que, em cerca de nove horas, choveu cerca de 25% do que era previsto para todo o mês de janeiro na Grande São Luís, o que também compreende São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Ao todo, caiu em torno de 60,6 mm de água da meia-noite até as 9h da manhã desta terça-feira (14), o que significa dizer que caiu o equivalente a 60,6 litros de água por metro quadrado. A causa do temporal, no entanto, não foi considerada uma surpresa.
“É o sistema que todo ano acontece, é o principal sistema causador de chuva, chamado de ‘Zona de Convergência Intertropical’, a famosa ZCIT, que atua nesse período aqui até meados de abril e início de maio. Depende se o Atlântico Sul está mais quente ou não, se perdura até mais tempo. Esse é o principal sistema causador de chuvas aqui no setor norte do Maranhão, incluindo a ilha de São Luís. Ele [ZCIT] é responsável por cerca de 70% das chuvas que ocorrem ao longo do ano”, explicou o meteorologista Gunter Reschke.
Transtornos em toda a ilha
Todas as regiões de São Luís tiveram que enfrentar a forte chuva do início desta terça-feira (14), especialmente quem transita ou mora perto dos rios que cortam a ilha, já que foram registrados vários casos de transbordamento.
O acúmulo de água, agravado por problemas de drenagem, deixou ruas e avenidas alagadas, dificultando o trânsito de veículos e pedestres.
Imagens mostram os transtornos causados pelo temporal. A Avenida Guaxenduba, próximo ao Mercado Central, foi um dos pontos de alagamento mais agravados, que já enfrenta o problema há anos. Na manhã desta terça-feira (14) uma equipe da TV Mirante registrou um grupo de pessoas tentando atravessar a avenida, que estava totalmente alagada.
Em outro ponto da capital, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, uma árvore caiu e ocupou metade da via. Por isso, nesse trecho foi necessário redobrar o cuidado devido à pouca visibilidade. Além disso, a chuva também pode ocasionar perda de contato do carro com o solo, a chamada aquaplanagem.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todo o Maranhão. Os avisos têm graus diferentes de severidade e valem até a manhã desta terça-feira (14).
Recomendações do Inmet
- Evite se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda de galhos e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Desligue aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia.
G1 Maranhão, com edição.