Católicos se despedem do Círio de Nazaré 2015 no fim de semana

Após vários dias de programação, chegou ao fim o Círio de Nazaré – Festa da Luz 2015. De acordo com a organização do evento, só no domingo (dia 11), cerca de 200 mil pessoas lotaram o bairro do Cohatrac, local onde, desde 1993, é realizado o Círio, em São Luís. Com início na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (na Cohab), os peregrinos seguiram em procissão até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

cirio

A missa campal de encerramento foi presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, e contou com a presença de autoridades. Para o pároco Flávio Colins, um momento de fé que já faz parte da rotina de eventos da capital maranhense. “Hoje, encerramos o Círio de Nazaré deste ano com a certeza de que cumprimos o nosso papel de levar a palavra de Deus, por meio do amor à mãe de Jesus, aos lares cristãos. A cada ano, mais fieis participam da Festa da Luz que já é tradição na nossa comunidade”, informou o padre da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

Famílias inteiras prestaram homenagens para Nossa Senhora ao longo do Círio, como é o caso do técnico em eletrônica, Lucivaldo Saraiva. “Este é o terceiro ano que venho, o primeiro eu vim com a minha namorada, que hoje é minha esposa. Desta vez, juntos, estamos trazendo nosso filho de apenas 5 meses, vamos empurrando o carrinho de bebê e vivenciando esses momentos de fé, paz, amor e congregação, sempre deixando a nossa homenagem e nosso agradecimento”, disse.

cirio1

Ao fim da programação religiosa, o Largo de Nazaré, recebeu artistas maranhenses para um show cultural que embalou os devotos que ficaram ate o fim da Festa da Luz. “Antes de ir para casa, vamos ficar acompanhando os shows após a missa abençoada que participamos ainda há pouco”, finalizou a servidora pública Rafaela Moura, que participa anualmente do Círio de Nazaré.

SÁBADO

No sábado (dia 10), foi realizada a Missa do Traslado, com a procissão da Luz, um dos momentos mais esperados pelos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, pois foi apresentado o manto oficial do Círio, que todos os anos é fruto de doação e é confeccionado na própria comunidade do Cohatrac, sendo rigorosamente mantido em sigilo até sua apresentação aos fieis.

Um mar de gente cobriu as ruas dos bairros do Cohatrac e da Cohab, na Procissão da Luz. Com as velas em mãos, eles demonstraram fé e gratidão a Deus e Maria. Motivo de muita alegria para o adolescente Eronildo Moraes, de 12 anos. “Venho sempre com a minha família e adoro fazer essa caminhada, e o melhor é que nem percebemos o quanto que andamos, pois estamos cantando e louvando a Deus e não sobra tempo para o cansaço”, afirmou.

Deixe uma resposta