Câmara de São Luís vai realizar audiência pública para debater Homofobia e Violência

A Câmara Municipal de São Luís vai realizar, ainda neste primeiro semestre, uma Audiência pública que tratará sobre o tema “Homofobia e violência atingem a juventude”.  O objetivo é discutir propostas e alternativas para evitar os graves problemas decorrentes da homofobia que gera violência contra a juventude. A audiência foi proposta pelo vereador Honorato Fernandes (PT) e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.
A iniciativa, segundo o vereador, tem por finalidade esclarecer a população em geral sobre o preconceito e o combate às práticas de violência contra as pessoas que têm uma orientação sexual homofóbica.
“Atos esses que têm sido relatados nos meios de comunicação mais diversos e no dia a dia da nossa cidade, a gente tem visto que é um tipo de violência baseada no preconceito com aqueles que em determinado momento perceberam que têm uma orientação diferente, e isso tem atingido em especial a juventude LGBT”, justificou Honorato Fernandes.
De acordo com o vereador Sá Marques, que também faz parte da Comissão de Direitos Humanos, essa audiência é de extrema importância para toda a população maranhense.
“A Comissão de Direitos Humanos é preocupada com essas questões de defesa das minorias, e respeita as diferenças de gêneros, e é nesse sentido que vamos realizar esse encontro para debater todas essas questões e mostrar que é possível sim, viver em harmonia, sempre respeitando as posições de cada um”, enfatizou Sá Marques. 
Ano passado, a Câmara chegou a debater o tema quando entrou em pauta um projeto de lei do Executivo Municipal que tratava do Plano Municipal de Educação. Nesse projeto havia uma série de medidas para as escolas que se referiam às questões de gênero, ao combate à violência por conta da orientação sexual, momento no qual retirou-se de pauta devido à falta de esclarecimento da própria população, o que acabou gerando uma polêmica e o projeto foi esquecido.

Deixe uma resposta