Belágua vai receber projeto “Movimento Solidário”

A cidade de Belágua foi escolhida, entre uma série de cidades do Brasil, para receber a implantação do projeto ‘Movimento Solidário’, iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). A partir de domingo (05), representantes do Governo do Estado e da Federação vão se reunir em uma extensa agenda, que contará com um encontro com o governador Flávio Dino, para estabelecer as diretrizes de concepção das atividades no município maranhense.

O Projeto Movimento Solidário tem como objetivo apresentar soluções para que uma cidade social e economicamente excluída tenha condições de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir do apoio da Fenae, Governo do Estado e comunidade. Neste ciclo do projeto, a cidade de Bélagua foi a escolhida para fazer parte da iniciativa.

Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a parceria com o Governo do Estado será fundamental para o sucesso do projeto no município. “O apoio das representações políticas e administrativas do Maranhão é fundamental para que possamos articular ações para mudar a realidade de Belágua”, destaca o presidente.

Com 7.191 habitantes, segundo o IBGE, o município maranhense está entre os 100 mais pobres do país, com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,512, ocupando a 94ª posição. A cidade sofre com problemas como falta de saneamento básico, água encanada, ruas pavimentadas, elevado índice de mortalidade infantil, entre outros.

Os baixos índices de Bélagua fizeram com que a cidade fosse escolhida, entre um total de 15, para receber a implantação do projeto. No Maranhão, a Fenae terá a parceria do Governo do Estado para a coordenação de ações de desenvolvimento local, com foco em educação, saúde, geração de rendas entre outras áreas relevantes.

Agenda

A agenda da comitiva da Fenae ao Maranhão começa com uma reunião e jantar, às 19h do domingo (5), com as secretarias de Estado de Assuntos Políticos e Federativos (Seap) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), com o prefeito de Belágua, Adalberto Nascimento, secretários municipais, dirigentes da Apcef/MA, entre outras lideranças.

Na segunda-feira (6), haverá uma reunião com o governador Flávio Dino, quando serão apresentadas as diretrizes do Movimento Solidário. Na terça-feira (07), começa a visita ao município. Estão previstas reuniões com os gestores da cidade, entrevistas com moradores, entre outros encontros.

O trabalho de mapeamento da cidade será feito até sexta-feira (10). Nos dias 11 e 12, em São Luís (MA), ocorrerão reuniões com representantes do Programa Casa Brasil do Maranhão e o Ponto de Cultura do Maranhão e Movimento Hip Hop.

Histórico

O Movimento Solidário foi criado pelo Comitê de Responsabilidade Social e Empresarial da Fenae, do Grupo PAR e da PAR Corretora de Seguros em 2005. No ano seguinte, o programa começou a ser executado em Caraúbas do Piauí, cidade que na época tinha o 18º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Com articulação feita por iniciativa da Fenae, que envolveu prefeitura, Governo do Estado e a comunidade local, e as doações dos empregados da Caixa, Caraúbas melhorou seus indicadores sociais em educação, saneamento, geração de renda, entre outros. As atividades do programa na cidade piauiense foram encerradas no dia 28 de maio deste ano.

Deixe uma resposta