Pauta específica entre consumidores e a Construtora Cyrela, realizada no Fórum de São Luís, no Calhau, alcançou o índice de mais 60% de acordos, evidenciando a eficácia da conciliação.
No evento – organizado pelo 2° Centro de Solução de Conflitos (Rua do Egito) do Tribunal de Justiça do Maranhão – foram analisados, em rodadas de negociação, 51 processos em trâmite nas varas cíveis e juizados da Capital, de um total de 74 processos agendados para o mutirão. A pauta específica começou nessa quarta-feira (4) e o encerramento aconteceu na tarde desta quinta-feira (5).
A empresa apresentou propostas para resolução das demandas junto aos consumidores, que foram previamente convidados pelo Poder Judiciário, por meio de carta-convite e pelo Diário Oficial.
De acordo com a secretária do 2º Centro, Hildacy Estrela Paixão, o Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA – presidido pelo desembargador José Luiz Almeida e coordenado pelo juiz Alexandre Abreu – tem buscado constantemente incentivar a cultura da conciliação na sociedade, por meio de iniciativas como as pautas específicas, que visam oferecer aos cidadãos a oportunidade de solucionar suas questões, de forma simples, ágil, por meio do diálogo.
“A conciliação é o melhor caminho para os cidadãos resolverem seus litígios. Estamos à disposição das empresas para agendar mutirões, como esse, e com boas propostas de acordo. Na verdade, todos podem contribuir para disseminar a cultura conciliatória, no dia a dia, com ou sem a ajuda do Judiciário”, destacou a secretária.
Esse é o quarto mutirão promovido este ano pela equipe do 2º Centro de Conciliação. O último com a Cyrela aconteceu no mês de abril. Os outros dois foram com a Cemar.
O engenheiro mecânico Moisés Antônio Soares participou da pauta específica e saiu satisfeito, após conseguir solucionar uma ação judicial contra a empresa, uma rescisão contratual, com pedido de danos materiais, que tramitava na 1ª Vara Cível de São Luís, desde o ano de 2015.
“Estou satisfeito com esse evento promovido pelo Tribunal. Após anos, consegui resolver essa pendência com a Cyrela, de forma simples e eficiente. O acordo que fizemos foi o melhor possível”, afirmou o engenheiro.




