Abigail Cunha vai a Brasília em busca de políticas públicas para as mulheres do Maranhão

A secretária da Mulher, Abigail Cunha, foi a Brasília para representar o Maranhão no Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres. Em sua passagem pela capital, na última terça-feira (11), a gestora aproveitou para buscar parcerias junto ao Governo Federal, visando a implantação de políticas públicas para as mulheres maranhenses em diversas áreas.

Acompanhada de sua secretária adjunta, Antonieta Lago e da diretora da Casa da Mulher Brasileira do Maranhão, Susan Lucena, Abigail esteve na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Na oportunidade, a comitiva maranhense foi recebida pela diretora técnica da Agência, Loroana Santana. Durante o encontro, tratou-se sobre as ações e programas da Anater e de todo o Governo Federal para o fortalecimento das mulheres rurais do Maranhão.

O intuito é viabilizar parcerias para a implantação de projetos, programas e ações que beneficiem as mulheres rurais do Maranhão, dado o momento em que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da chamada para o edital de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Mulheres 2023, publicada na última terça-feira (11), retoma o desafio de atuar para a superação das desigualdades de gênero e raça, promovendo a autonomia econômica, cidadania e o bem-viver das mulheres rurais. Serão investidos R$ 41 milhões na prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural a 10,5 mil mulheres de todo o Brasil.

Para as nossas mulheres do campo do Maranhão, precisamos de apoio e incentivo, cada vez mais de editais como estes de Ater Mulheres, e mais ainda, do olhar sensível para as especificidades que estes movimentos de mulheres realmente necessitam. Fico agradecida por essa aproximação junto ao Governo Federal, através da Anater. E sei que juntos podemos fazer muito mais pelas mulheres rurais do nosso estado”, observou a secretária, Abigail Cunha.

Loroana Santana avalia o momento como favorável para a agricultura familiar do estado. “Estamos muito felizes em poder contribuir para que as mulheres do campo maranhenses tenham acesso a políticas públicas importantes como esta. Estamos unidos na busca por desenvolvimento da produção de trabalhadoras atendidas pela nossa agência no Maranhão“, afirmou.

Parceria

Seguindo agenda em Brasília, na última quarta-feira (12), a secretária Abigail participou de audiência com a senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), e a deputada federal Amanda Gentil (PP-MA), para estreitar as relações do Governo do Maranhão com o Legislativo Federal, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

Na ocasião, discutiu-se sobre a implantação de Casas da Mulher Brasileira, bem como o fomento à Política de Autonomia Financeira.

É importante que a bancada feminina no Congresso Nacional esteja atenta, mais do que nunca, à pauta das mulheres. A nossa reunião visa estreitar laços e atualizar dados do nosso estado no enfrentamento à violência, na autonomia econômica feminina e nas ações preventivas da saúde da mulher. Para isso, precisamos de apoio para a implementação de mais Casas da Mulher, editais para geração de renda e políticas públicas para a conscientização e efetivação de leis para questões de gênero”, ressaltou Abigail.

Deixe uma resposta